Essa é pra pensar: a prática psicológica só é legítima se permite esse exercício

Sobre a Crença em Deus


Há muitas pessoas que crêem; milhões crêem em Deus e encontram consolo nisso. Em primeiro lugar por que credes? Credes porque isso vos dá satisfação, consolo e esperança; e dizeis que essas coisas dão sentido à vida.

Atualmente vossa crença tem muito pouca significação, porque credes e explorais, credes e matais, credes em um Deus universal e assassinai-vos uns aos outros. O rico também crê em Deus; explora impiedosamente, acumula dinheiro e depois manda construir uma igreja e se torna filantropo.

Os homens que lançaram a bomba atômica sobre Hiroshima disseram que Deus os acompanhava; os que voavam da Inglaterra para destruir a Alemanha, diziam que Deus era seu co-piloto. Os ditadores, os primeiros ministros, os generais, os presidentes, todos falam de Deus e têm fé imensa em Deus. Estão prestando algum serviço, estão tornando melhor a vida do homem? As mesmas pessoas que dizem crer em Deus devastaram metade do mundo e o deixaram em completa miséria. A intolerância religiosa, dividindo os homens em fiéis em infiéis, conduz a guerras religiosas. Isso mostra o nosso estranho senso político.

Fonte: Krishnamurti - A primeira e a última liberdade  (Capítulo XVI "Sobre a Crença em Deus)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SOBRE A AMBIÇÃO DO AVANÇAR DO TEMPO E SUAS RESPOSTAS: UM TOQUE DE ARTE

CRIADOR E CRIATURA

DOE VIDA: DETALHES A QUEM SE INTERESSAR