Pular para o conteúdo principal

O BRASIL SEGUE ENGATINHANDO NO QUESITO INOVAÇÃO

O BRASIL SEGUE ENGATINHANDO NO QUESITO INOVAÇÃO


* Não registrei a data desta publicação na fonte porque me desfiz do jornal sem anotar a  mesma e não encontrei na internet. Mesmo assim optei por registar esta entrevista pelas importantes reflexões que ela traz.


Por Helena Moura

Os investimentos do governo em inovação crescem sistematicamente. Mas para Heloísa Moura, fundadora e parceira da Ghante Inovação, o Brasil nesse quesito ainda está "aquém das grandes economias e tem baixa taxa de conversão em benefícios para a sociedade", diz. Isso sem mencionar a qualidade do gasto, entre outros problemas estruturais.

O GLOBO: O que o governo tem feito para estimular a inovação?
HELOÍSA MOURA: Neste ano o governo ampliou os recursos da Finep como parte do plano Brasil Maior, chegando a 8 bilhões - 33% a mais do que no ano de 2010 e 75% superior em relação a 2009. entre 2000 e 2008, os gastos públicos em pesquisa e desenvolvimento tiveram alta de 170%. Mais ainda que o investimento em inovação tenha crescido significativamente, ele está aquém das demais grandes economias e tem baixa conversão em benefícios para a sociedade brasileira.

Por exemplo?
HELOÍSA: O índice de inovação aplicado à indústria, por exemplo, avançou apenas sete pontos percentuais neste período, indo de 31,5% para 38,6%, enquanto que, historicamente, segundo o relatório da Associação Européia de Organizações de Pesquisa e Tecnologia, a média internacional de crescimento alcançado é da ordem de 10% a 15%.

. E o que falta ao empreendedor para adotar a inovação como processo?
HELOÍSA: É necessário investir na formação de inovadores, na criação de ecossistemas de apoio à inovação, e na estruturação do processo de Inovação nas empresas. Também rever o foco e a estrutura dos programas de fomento à inovação, assim como suas métricas. Por exemplo, não existem programas injetando recursos de investimento na fase de pré-inovação, financiando a pesquisa necessária para mapear áreas de oportunidade e gerar propostas de soluções  inovadoras. Esse é o grande entrave para micro e pequenos negócios, e até de médias empresas.

. Qual o perfil do empreendedor inovador?
HELOÍSA: Algumas das habilidades, conhecimentos e competências necessárias são: empatia, otimismo, capacidade de ação e adaptação, energia, autoconfiança, automotivação, resistência à frustração, criatividade e foco no ser humano. E, com o trabalho multidisciplinar, é possível compor equipes combinando todas as ferramentas necessárias para a prática de inovação.
Fonte: *Jornal O Globo - Caderno Boa Chance, coluna Click!

Postagens mais visitadas deste blog

UM DIA..

  QUE UM DIA... A vida que se apoia no futuro, nos ideiais, tira muito do alvo que é viver no presente. Nossa! Falar em viver o presente é quase como sair numa missão pelo mundo, tipo todos esses filmes fantásticos, em busca de um objeto valioso... Tanto se fala, pouco se sabe e experimenta. Mas a vida segue nos seus dias que ensinam para os atentos e desatentos (que somos). Cada vez mais creio que a maturidade é um estado de atenção capaz de permitir que cada um desfrute de sua existência de modo cada vez mais intuitivo, simples, leve, natural. E nesta trilha que seja possível um dia se divertir com o fato de ser alguém único. Quando ouço o canto dos pássaros, o barulho do vento balançando as folhas das árvores e tantas cores que chegam aos meus olhos, penso que os sons e imagens que vejo e ouço, falam da diversidade, da singularidade como uma Lei da Natureza... No caminhar da Humanidade parece ter sido uma das leis mais desrespeitadas, o que acaba por produzir muito sofrimento de to

GUARDA COMPARTILHADA

Terapeutas Comunitários, psicólogos e outros que trabalham no Tribunal de Justiça e/ou outro órgão Jurídico . . . Foi aprovado O projeto de Lei da Guarda Compartilhada. O motivo desta informação vir por aqui, é porque também trabalhamos com família e se faz importante que profissionais, assistentes sociais, advogados, PAIS E MÃES, tenham consciência do que representa esta lei e sobretudo, a importância da CONVIVÊNCIA dos filhos com ambos os Pais. Neste link http://fotojornalismo.fot.br/arquivo/details.php?image_id=2014&sessionid=e99a880ac6d8b09e41e0d77fc44a3b87 é possível baixar uma cartilha sobre o assunto. Para discussão detalhada sobre o assunto, sugiro as seguintes associações no Brasil: PAIS PARA SEMPRE: http://paisparasemprebrasil.org/ http://pais-para-sempre.blogspot.com/ PAI LEGAL http://www.pailegal.net Associação Pela Participação de Pais e Mães Separados na Vida dos Filhos: http://www.participais.com.br/ Associação de pais e Mães Separado

ERRAR E HUMANO, PERSISTIR NO ERRO É BURRICE!

  ERRAR E HUMANO, PERSISTIR NO ERRO É BURRICE ! Errar é humano e não tem quantidade, tem o momento que a pessoa compreende algo. Um processo de aprendizagem pode ter várias camadas, até mesmo a camada do pensar ter entendido o que ainda de fato não entendeu. Uma experiência pode ter muitos aspectos que vão sendo revelados na sua execução e talvez leve um tempo para compreender e executar com excelência. Uma criança que aprende a andar experimenta sem a "pressão de ser vista como" incompetente.  "Quebrar a cara" quantas vezes for necessário é uma liberdade desde sempre em posse de cada um. E é um exercício se permitir a liberdade de experimentar. Um exercício. Isto também se aplica no desenvolvimento de competências emocionais. O perfeccionismo é diferente de dar o seu melhor. Dar o seu melhor é diferente de perseguir de modo obsessivo o "controle pleno" da situação. Quase sempre a resposta a isso é frustração e desgaste. Sempre vai ter alguém pra botar def