Pular para o conteúdo principal

A EDUCAÇÃO E SEUS ATUAIS DESAFIOS

A EDUCAÇÃO E SEUS ATUAIS DESAFIOS

INCOMPATIBILIDADE ENTRE OS TEÓRICOS E EDUCADORES

Pelo que foi observado em trabalhos realizados com educadores, parece haver uma incompatibilidade de idéias entre os teóricos, legisladores e os professores que vivem a rotina na sala de aula. Em geral os professores dizem não serem ouvidos quando alguma modificação é feita pelos legisladores.
A impressão que dá é a existência de um abismo entre teoria e a prática de uma educação que no cotidiano segundo os educadores é repleta de percalços que vão além da tarefa de ensinar.

Vivemos num país que ainda não conseguiu efetivar projetos capazes de produzir  uma qualidade de educação que consiga corresponder ao crescimento da importância do Brasil no cenário da economia mundial.

TEORIA E A PRÁTICA


Que tipo de educação precisamos numa nação de dimensões continentais como a nossa e de características tão peculiares, sendo a mais marcante a diversidade cultural, aliado às diferenças individuais que cada aluno traz das suas vivências anteriores à presença na escola, somando-se a um mundo com avanços tecnológicos que trazem novas formas de lidar com o conhecimento? Analisar a educação no Brasil faz crer ser necessário observar , ouvir todas as partes envolvidas e não apenas importar modelos bem sucedidos.

EDUCAÇÃO É A SALVAÇÃO?

Não é a educação sozinha, mas um conjunto de fatores técnicos da área e decisões políticas que  considerem a educação como algo efetivamente  interessante, a ponto de mobilizar ações, capazes de mudar de fato o que não tem sido positivo, como atestam os baixos índices nas recentes estatísticas, assim como o analfabetismos funcional, a participação da família, a inclusão, a forma de trabalhar o conteúdo, a formação e valorização dos professores e porque não dizer, a presença do psicólogo nas escolas como um elemento capaz de somar ao processo educativo.

HÁ MUITO O QUE FAZER...

A educação ainda está distante do que é importante para que este País possa crescer ainda mais em bases sólidas. Num debate no último dia 7 feito pela ONG Junior Achievement e o O Globo, que teve a presença da ex-Secretária Municipal de Educação e hoje professora da Uerj, Regina de Assis; com a gerente geral do Canal Futura, Lúciana Araújo e Rosana Mendes da equipe de gestores da Secretaria Municipal de Educação. As três em suas vivências observaram que a escola não acompanhou as mudanças no mundo a ponto de se tornar interessante para os alunos. Sendo assim pra que se manter na escola? A professora Regina de Assis disse que nossa escola ainda é como na Idade Média, pois os avanços tecnológicos trazem ao conhecimento novas configurações que a escola ainda não foi capaz de acompanhar e isso causa desinteresse no aluno. É preciso tornar a educação prazerosa  passando pela formação dos professores que precisa contemplar esta nova realidade.

O jovem recebe informações das mais diversas fontes e a escola precisa aprender a lidar com isso. Esta mudança deve partir do professor. A universidade ainda não dá atenção à educação básica, pois não considera todo o processo de aquisição de conhecimento ao longo da vida do estudante de modo integrado  fomentando no educador este olhar.

A gerente do Canal Futura lançou no dia 17 deste mês o documentário "Destino Educação" para investigar o que fazem os países no topo do ranking de educação no mundo como Canadá, Finlândia, China, Chile e  para comparar e ver o que pode ser utilizado destas experiências no Brasil.  Estes países foram visitados pela equipe de TV cujo resultado está indo ao ar todos os dias 21h e está disponível para professores e instituições de ensino no site Futura Tech: futuratec.org.br.

O ABISMO ENTRE O SETOR PÚBLICO E PRIVADO DA EDUCAÇÃO

Rosana Mendes  admitiu que há um abismo entre o setor público e privado:
"-Estamos tentando reduzir este abismo, e lançamos no ano passado um programa de aceleração do aprendizado para corrigir a defasagem aluno/série, com uma metodologia específica. O problema ainda é grande e há muito o que melhorar. Defendo uma educação pública de qualidade e inclusiva" ." (O Globo- Razão Social, 18/10)
A EDUCAÇÃO E SEUS ATUAIS DESAFIOS

Para Regina de Assis, inclusão é fundamental para construir uma escola eficaz:
"- Tem aluno que tem pai alccólatra, mãe prostituta, que é filho de casal homoafetivo, entre outras situações que expressam diversidade. A escola e o professor têm que saber lidar com isso. Têm de saber educar o indivíduo na coletividade. Não adianta alunos serem ótimos em português e matemática se eles não são incentivados a gostarem de si mesmos." (O Globo- Razão Social, 18/10)
Esta ONG que promoveu o debate, incentiva funcionários de empresas privadas a realizar trabalhos em escolas.

Fonte: Jornal O Globo - Revista Razão Social

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UM DIA..

  QUE UM DIA... A vida que se apoia no futuro, nos ideiais, tira muito do alvo que é viver no presente. Nossa! Falar em viver o presente é quase como sair numa missão pelo mundo, tipo todos esses filmes fantásticos, em busca de um objeto valioso... Tanto se fala, pouco se sabe e experimenta. Mas a vida segue nos seus dias que ensinam para os atentos e desatentos (que somos). Cada vez mais creio que a maturidade é um estado de atenção capaz de permitir que cada um desfrute de sua existência de modo cada vez mais intuitivo, simples, leve, natural. E nesta trilha que seja possível um dia se divertir com o fato de ser alguém único. Quando ouço o canto dos pássaros, o barulho do vento balançando as folhas das árvores e tantas cores que chegam aos meus olhos, penso que os sons e imagens que vejo e ouço, falam da diversidade, da singularidade como uma Lei da Natureza... No caminhar da Humanidade parece ter sido uma das leis mais desrespeitadas, o que acaba por produzir muito sofrimento de to

GUARDA COMPARTILHADA

Terapeutas Comunitários, psicólogos e outros que trabalham no Tribunal de Justiça e/ou outro órgão Jurídico . . . Foi aprovado O projeto de Lei da Guarda Compartilhada. O motivo desta informação vir por aqui, é porque também trabalhamos com família e se faz importante que profissionais, assistentes sociais, advogados, PAIS E MÃES, tenham consciência do que representa esta lei e sobretudo, a importância da CONVIVÊNCIA dos filhos com ambos os Pais. Neste link http://fotojornalismo.fot.br/arquivo/details.php?image_id=2014&sessionid=e99a880ac6d8b09e41e0d77fc44a3b87 é possível baixar uma cartilha sobre o assunto. Para discussão detalhada sobre o assunto, sugiro as seguintes associações no Brasil: PAIS PARA SEMPRE: http://paisparasemprebrasil.org/ http://pais-para-sempre.blogspot.com/ PAI LEGAL http://www.pailegal.net Associação Pela Participação de Pais e Mães Separados na Vida dos Filhos: http://www.participais.com.br/ Associação de pais e Mães Separado

ERRAR E HUMANO, PERSISTIR NO ERRO É BURRICE!

  ERRAR E HUMANO, PERSISTIR NO ERRO É BURRICE ! Errar é humano e não tem quantidade, tem o momento que a pessoa compreende algo. Um processo de aprendizagem pode ter várias camadas, até mesmo a camada do pensar ter entendido o que ainda de fato não entendeu. Uma experiência pode ter muitos aspectos que vão sendo revelados na sua execução e talvez leve um tempo para compreender e executar com excelência. Uma criança que aprende a andar experimenta sem a "pressão de ser vista como" incompetente.  "Quebrar a cara" quantas vezes for necessário é uma liberdade desde sempre em posse de cada um. E é um exercício se permitir a liberdade de experimentar. Um exercício. Isto também se aplica no desenvolvimento de competências emocionais. O perfeccionismo é diferente de dar o seu melhor. Dar o seu melhor é diferente de perseguir de modo obsessivo o "controle pleno" da situação. Quase sempre a resposta a isso é frustração e desgaste. Sempre vai ter alguém pra botar def