JANEIRO BRANCO: MÊS DA SAÚDE MENTAL, SAÚDE MENTAL SEMPRE

Recebi este GIF via Whatsapp, espero que funcione na sua mídia
Falar de saúde mental é compreender que esta é, sem medo de ser audaciosa em minha posição, o território, o recurso natural, a tecnologia mais valiosa da existência que cabe ao ser humano explorar. Como ainda somos estrangeiros dentro de nós mesmos, apesar dos  importantes avanços que somos capazes de criar. 

As perspectivas de crescimento dos transtornos mentais e seus inegáveis danos à saúde e à produtividade por cada vez mais incapacitarem ao trabalho e ao desfrutar da vida, torna-se cada vez mais algo que não mais pode ser ignorado, daí a iniciativa de transformar o mês de Janeiro no mês da Saúde Mental -  JANEIRO BRANCO.

Em muitas ocasiões o PSICOLOGIA EM FOCO falou sobre o quanto se tornou insustentável manter a separação corpo e alma - O penso, logo existo de Descartes, somado a todos os pensadores que forjaram a estrutura e o funcionamento do Ocidente, tem se mostrado ineficaz ao longo dos anos para dar conta da comp…

Vitórias, Belezas e Desafios: Ser Grato




Quando olho para mim hoje vejo que tenho tanto ainda a melhorar e muito pouco considero aquilo que já sou capaz de fazer e antes não era. Como diz uma linda canção de Djavan, Esquinas: "só eu sei as esquinas por que passei". Verdade, mesmo que ainda me sinta no deserto das ainda infrutíferas tentativas de modificar o que  considero ser importante mudar, olho para trás e vejo que há longas pegadas neste mesmo deserto. Mesmo nos momentos mais "áridos", aconteceram momentos de alegria que se seguiram  e pude bailar sentindo o beijo do vento.

Certa vez uma amiga escreveu um texto falando das emoções boas que ela teve comparando com o nascimento da filha e no final ela falava do ato de ser grato à Vida. Isto me tocou de modo especial, pois quase sempre nos esquecemos desta essencial gratidão, não tanto em função das coisas que ainda não conquistamos, mas pelo que já vivemos, já conquistamos.

Muitas vezes a gente tem o hábito de materializar a felicidade, costumamos dizer: "só serei feliz quando...". Começo a perceber lentamente que ser grato à Vida envolve tudo; a realização dos sonhos, mas principalmente aquilo que você não entendia e agora entende e já se sente capaz de fazer diferente, aquelas conquistas silenciosas que só você entende e que te fazem olhar a vida de outro modo; ouvir um pássaro que canta, andar na praia e respirar fundo sentindo a brisa do mar, estar com os amigos... Ah sei lá, o que você observa dete momento que vive? Você costuma agradecer à vida pelas suas experiências?

Comentários