Para minha afilhada - o lado b da juventude, dores e delícias


 




Gostei muito de escrever este texto.Divido com todos este momento pessoal. Que estas palavras que não pretendem ser perfeitas, auxiliem de algum modo quem viva algo similar...(Ainda estou com problemas em acessar a internet).

Querida,

Eu não pude deixar de ler um texto incrível no seu Face que tinha a imagem de um Super Homem deitado num sofá e me dei conta do fato que todos nós costumamos ver a juventude como poder e um campo aberto de infinitas possibilidades. A nossa sociedade cultiva de uma forma louca a juventude a ponto de todos quererem permanecer nela usando os mais variados artifícios, o que acaba por fazer muita gente sofrer, ficando insatisfeita com a sua própria imagem, ignorando a beleza que o tempo vivido pode trazer e que no que tange à passagem do tempo, sempre há ônus e bônus. Enfim, muito pano pra manga, refletir sobre essa pós - modernidade tão complexa...

Na verdade, "ser jovem" é uma pressão que também está presente na vida dos jovens com todo o mito que ser jovem é curtir, é ousar, mas também começa a pressão da escolha da profissão, a busca de saber o que fazer para ser bem sucedido nos seus projetos profissionais... Geralmente é comum do adulto exortar ao jovem a usar "a vantagem de ser jovem" para ir cavando no mundo as oportunidades para "ser bem sucedido". Na cartilha do mundo moderno esta é a moeda mais valiosa: sucesso, assim como ter muitos amigos e uma vida amorosa ("estar com alguém" mesmo que nem seja tão legal assim). Acaba sendo muitos "papéis a desempenhar". Essa coisa de que aos 20 você tem que ter feito "x", aos 30 já deve ter construído "y"...

Ninguém pensa que há momentos em que o jovem pode estar com medo, em dúvida frente a tanta pressão. Que amadurecer para o mundo tenha um ritmo que o jovem deve respeitar dentro de si mesmo. Sabe, afilhadinha, observo em seus textos que você interroga muito a  si mesma e isso é muito legal! Conheça sua alma, olhe de frente para sues medos e inseguranças e vai se conhecendo, sentindo como você funciona e não dê passos que dentro de si mesma não se sinta preparada para dar. Não é preciso ser Super Homem (ninguém precisa) é preciso ser você, apenas você, o melhor que pode ser, o melhor que pode dar ao mundo.

Descobrir isso é uma estrada de uma vida inteira. Ser aprendiz, ter a coragem de dizer que não sabe, ser sincera consigo mesma e saber sobretudo que a gente não controla tudo, que tudo passa, é um exercício.

Se por algum motivo, a vida te fizer tomar atalhos que não te fizer feliz (pode acontecer). Segura firme e nunca perca a sua essência. Recomece sempre que a vida te fizer este convite.

Mais do que te dizer "faça isso ou aquilo" te desejo apenas: ouça a voz do seu coração, deixe que ele te guie. o Infinito habita dentro dele.


Você sempre terá o meu abraço e o meu carinho
Beijo
Dinda

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SOBRE A AMBIÇÃO DO AVANÇAR DO TEMPO E SUAS RESPOSTAS: UM TOQUE DE ARTE

CRIADOR E CRIATURA

DOE VIDA: DETALHES A QUEM SE INTERESSAR