Pílula de ânimo aos portadores de transtornos de ansiedade 5 (última)






DECIDA COMO VOCÊ VAI SE SENTIR



Quando você compreeende que seus pensamentos criam seus sentimentos, torna-se claro que embora na vida você possa não ter controle sobre o que lhe acontece, você tem sobre a sua reação a esses acontecimentos. Lazaris e Folkman (1984) enfatizam que a percepção de uma pessoa sobre uma situação é o componente mais importante do estresse e da ansiedade. Alguém que diz: "Essa pessoa/situação me irrita" esquece-se de que é impossível para qualquer pessoa ou situação criar ou causar, seus sentimentos. Até que interprete a causa em seu pensamento e lhes dê um significado, você pode sentir uma reação emocional. portanto você pode decidir como se sentir em qualquer momento escolhendo como vai se permitir pensar e interpretar a vida a seu redor.
  As pessoas que gostam de atividade que produzem adrenalina (como bungee jumping, por exemplo) escolheram ativar a reação lutar ou fugir (reação institiva presente em todo o ser humano para fins de auto preservação em situações de ameaça. Os transtornos de ansiedade em geral surgem quando este instinto natural atua em situações que do cotidiano não produzem ameaça) em seus corpos e decidiram considerar "excitantes" aas sensações resultantes.

Podemos dizer que embora provavelmente não tenha consciência do que está fazendo, ao escolher pensar de maneira negativa e ansiosa, você está provocando sensações similiares às que buscam os "caçadores de emoções", só que você as interpretou e classificou como "ansiedade ou pânico"!

Como você é dono dos seus pensamentos, você pode controlá-los. Parece simples, mas realmente produz resultados - ao mudar a maneira de pensar você muda a maneira de sentir. Você pode vencer a ansiedade. Não importa o que esteja enfrentando, sempre há alguma coisa positiva que pode dizer a si mesmo.

Fonte: Elaine Sheehan (grifos meus)

Comentários