Pular para o conteúdo principal

A NEUROCIÊNCIA EXPLICA

A NEUROCIÊNCIA EXPLICA

Hoje tudo é neurociência. Não renegamos seus avanços, pois estes estudos trouxeram inegáveis contribuições. O que me chamou atenção neste pesquisador é sua cautela, observando que existem outros fenômenos que influenciam o comportamento humano. (Regina Bomfim).

Entrevista
Peter Whybrow

Radicado nos Estados Unidos, o psiquiatra inglês Peter Whybrow, diretor do Instituto Semel para Neurociência e Comportamento Humano da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, é referência quando o assunto é depressão e distúrbios maníacos-depressivos. Ficou conhecido inicialmente por seus trabalhos sobre efeitos de hormônio da tireoide no cérebro e no comportamento humano, mas passou a se dedicar à escrita de livros para o público geral. O último American Mania: When more is not enough (Mania americana quando mais não é o suficiente, ainda não traduzido no Brasil), além de elogiado pela comuindade científica, foi considerado um dos mais notáveis de 2005 pelo jornal The New York Times. Na obra, Whybrow Mescla história, filosofia e neurociência para analisar como o modo de vida atual foi moldado pela forma como nosso cérebro funciona. Ele acredita que o consumismo, a dedicação extrema ao trabalho e a dependência de aparelhos eletrônicos, entre outras tendências, são efeitos negativos da evolução humana que precisam mudar para garantir a sobrevivência da nossa espécie. Em visita a Curitiba para participal de um simpósio internacional de neurociência, o psiquiatra conversou com o Ciência Hoje.


Ultimamente tem sido falado muito dos benefícios da cetamina contra a depressão. O que o senhor acha dessa substância? Há evidências de que a injeção de cetamina por via intravenosa faz com que o paciente se sinta melhor mais rapidamente. Os medicamentos antidepressivos geralmente levam de duas a três semanas para começar a funcionar. A cetamina tem os mesmos efeitos químicos no cérebro, porém eles são obtidos de modo muito mais rápido. Ou seja, essa é uma intervenção de curto prazo. A cetamina é uma droga que merece ser investigada, mas não funciona no que diz respeito ao tratamento de longo prazo da depressão. É preciso entender que a depressão não é consequência apenas de mudanças químicas no cérebro.

O que é exatamente a depressão? A alteração química é só uma parte do problema. A depressão é uma disfunção do lobo frontal que é a parte mais, digamos ‘humana’ do cérebro e do sistema límbico que é a parte mais emocional. Na depressão, a interação entre essas partes diminui. É como uma via interrompida em uma grande cidade, em consequência disso tudo o trânsito fica mais lento. O que os antidepressivos fazem é acelerar o fluxo de informações, mas de fato não atacam o problema fundamental que poderia ser resolvido com psicoterapia ou com mudanças de comportamento. A depressão é um problema sério hoje, em boa parte porque a vida se tornou muito estressante. A depressão não é um problema genético, mas um problema cultural.

Então o modo de vida atual em que as pessoas estão cada vez mais atarefadas e dependentes de aparatos eletrônicos, tem alguma repercussão na incidência de casos de depressão? É difícil afirmar isso categoricamente. Mas há evidências de que uma exposição maior de crianças pequenas a meios eletrônicos como televisão, internet e videogames, desenvolver mais o pensamento de curto prazo, o que traz problemas. Elas não são capazes de estudar bem, por exemplo, por ter momentos de atenção muito curtos para integrar aas informações adequadamente. Um desafio para educadores é ajudar a criança e jovens a explorar a tecnologia da informação de modo mais crítico. Infelizmente, as novas tecnologias têm forte poder de sedução inclusiva na sala de aula. Crianças e jovens usam laptops em sala, mas em geral os professores não orientam de modo adequado como usar informações encontradas. Por outro lado, as novas tecnologias permitem obter informações que antes não estavam disponíveis. Acho que precisamos aprender a usar as novas ferramentas de modo útil e com senso crítico.

Por falar em educação, qual sua opinião sobre as chamadas drogas do futuro que seriam ministradas não para tratar doenças, mas para tornar as pessoas mais inteligentes, por exemplo? Sou cético quanto a isso. Não acho que existam drogas que aumentem a inteligência. Esse é outro problema da mentalidade de curto prazo. A idéia de que alguém pode se tornar um físico apenas tomando pílulas. Isso não existe. O que somos capazes de fazer é tornar camundongos de laboratório mais espertos fazendo alterações genéticas. Essas passam a completar um labirinto mais rapidamente, por exemplo. Mas é diferente melhorar a inteligência de alguém especificamente.

Mas se isso fosse possível, o senhor considera eticamente aceitável? Não acho que administrar drogas para as pessoas se tornarem mais inteligentes seja eticamente correto. Para mim é o mesmo que pensar na idéia de que temos que tomar esteróides para ser bons jogadores de beisebol. Não há certeza de que seja útil em longo prazo - Não sabemos quais os efeitos colaterais. Provavelmente o mais próximo que já chegamos disso é dar anfetaminas para crianças pequenas a fim de que elas melhorem a atenção a curto prazo. Mas há evidências de que isso não aumenta a concentração. A ideia de administar pílulas para as pessoas se tornarem mais inteligentes fascina a população porque, repito, é uma solução de curto prazo. Fazer um gênio é bastante trabalhoso, e não se consegue isso de uma hora para outra, por meio de uma solução milagrosa.
Fonte: Revista Ciência Hoje

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UM DIA..

  QUE UM DIA... A vida que se apoia no futuro, nos ideiais, tira muito do alvo que é viver no presente. Nossa! Falar em viver o presente é quase como sair numa missão pelo mundo, tipo todos esses filmes fantásticos, em busca de um objeto valioso... Tanto se fala, pouco se sabe e experimenta. Mas a vida segue nos seus dias que ensinam para os atentos e desatentos (que somos). Cada vez mais creio que a maturidade é um estado de atenção capaz de permitir que cada um desfrute de sua existência de modo cada vez mais intuitivo, simples, leve, natural. E nesta trilha que seja possível um dia se divertir com o fato de ser alguém único. Quando ouço o canto dos pássaros, o barulho do vento balançando as folhas das árvores e tantas cores que chegam aos meus olhos, penso que os sons e imagens que vejo e ouço, falam da diversidade, da singularidade como uma Lei da Natureza... No caminhar da Humanidade parece ter sido uma das leis mais desrespeitadas, o que acaba por produzir muito sofrimento de to

GUARDA COMPARTILHADA

Terapeutas Comunitários, psicólogos e outros que trabalham no Tribunal de Justiça e/ou outro órgão Jurídico . . . Foi aprovado O projeto de Lei da Guarda Compartilhada. O motivo desta informação vir por aqui, é porque também trabalhamos com família e se faz importante que profissionais, assistentes sociais, advogados, PAIS E MÃES, tenham consciência do que representa esta lei e sobretudo, a importância da CONVIVÊNCIA dos filhos com ambos os Pais. Neste link http://fotojornalismo.fot.br/arquivo/details.php?image_id=2014&sessionid=e99a880ac6d8b09e41e0d77fc44a3b87 é possível baixar uma cartilha sobre o assunto. Para discussão detalhada sobre o assunto, sugiro as seguintes associações no Brasil: PAIS PARA SEMPRE: http://paisparasemprebrasil.org/ http://pais-para-sempre.blogspot.com/ PAI LEGAL http://www.pailegal.net Associação Pela Participação de Pais e Mães Separados na Vida dos Filhos: http://www.participais.com.br/ Associação de pais e Mães Separado

ERRAR E HUMANO, PERSISTIR NO ERRO É BURRICE!

  ERRAR E HUMANO, PERSISTIR NO ERRO É BURRICE ! Errar é humano e não tem quantidade, tem o momento que a pessoa compreende algo. Um processo de aprendizagem pode ter várias camadas, até mesmo a camada do pensar ter entendido o que ainda de fato não entendeu. Uma experiência pode ter muitos aspectos que vão sendo revelados na sua execução e talvez leve um tempo para compreender e executar com excelência. Uma criança que aprende a andar experimenta sem a "pressão de ser vista como" incompetente.  "Quebrar a cara" quantas vezes for necessário é uma liberdade desde sempre em posse de cada um. E é um exercício se permitir a liberdade de experimentar. Um exercício. Isto também se aplica no desenvolvimento de competências emocionais. O perfeccionismo é diferente de dar o seu melhor. Dar o seu melhor é diferente de perseguir de modo obsessivo o "controle pleno" da situação. Quase sempre a resposta a isso é frustração e desgaste. Sempre vai ter alguém pra botar def