ENSINO COLABORATIVO E INOVADOR




Entrevista: Felipe Anghinoni
Sócio da Perestroika
É um dos fundadores da escola da atividades criativas, com sede em Porto Alegre e filiais no Rio e em São Paulo. www.iscola.cc

Uma nova plataforma on-line de ensino colaborativo chega ao Brasil para conectar pessoas que desejem ensinar e aprender sobre qualquer assunto, desde de história da arte e química até gastronomia e técnica de assobio. Criada pela Perestroika, escola de atividades criativas, em parceria com a empresa de comunicação W3Hauss, a Iscola.cc é uma ferramenta gratuita que orienta de forma simples "alunos" e "professores" a postarem suas duvidas e ensinamentos.

Em que esta ferramenta se diferencia como método de ensino?
Acho que se diferencia por colocar as pessoas em contato. Muitas ferramentas servem de repositório de informações e conteúdo, o que é genial. Mas não aproxima as pessoas e não gera o vínculo humano, o que nos parece um produto residual muito poderoso da aprendizagem.

A plataforma pode estimular a criatividade de quem a usa para divulgar seus conhecimentos?
Acredito que esse seja um efeito colateral bem-vindo. Como professor, sei bem como o processo de se preparar para transmitir uma informação e conhecimento ajuda o organizador desse conteúdo entendê-lo melhor. E como nos deparamos com formatos muito inventivos para tornar aquele pedaço de informação inteligível e didático.

Como a Iscola.cc pode fomentar a educação de forma inovadora?
Ligando qualquer pessoa, que queira aprender uma coisa, a outra louca para ensinar isso. É simples.