UM PAPO SOBRE ECONOMIA

Photo by Olu Eletu on Unsplash
Será que para ter afeto, se sentir respeitado, você precisa abrir mão de si mesmo? Será que na economia dos sentimentos acaba sempre sendo um preço muito caro a ser pago?

Regina Bomfim



POR MAIS QUALIDADE DE COMUNICAÇÃO




EMPRESAS: Agência alerta quanto a qualidade na comunicação

A comunicação é o calcanhar de Aquiles de quase todas as empresas, diz Ana Guedes, sócia-diretora da Zelig Comunicação (treinamento@zeligcomunicação.com.br) especializada em comunicação interna. A observação dessa dificuldade no meio corporativo motivou a agência a criar o curso *"Capacitação de lideranças para a prática da comunicação de qualidade", carro-chefe do braço de Treinamentos, que será lançado nesta quinta, quando se comemora o Dia Mundial da Qualidade nas empresas, instituído em 1990 pela ONU.
- A qualidade está intimamente ligada à produtividade, aumento de lucro e satisfação do cliente. Mas ninguém é treinado para se comunicar com qualidade, e o pior erro é pressupor que a comunicação de uma empresa deveria ficar por conta de um departamento - diz Ana. Deve- se tirar da cabeça que a alta diretoria deva dar as diretrizes e os funcionários devam ter o papel de simples cumpridores de ordens. Esse modelo foi sepultado.







PARTICIPAÇÃO NOS PROCESSOS Para a especialista, ninguém mais numa empresa quer ser apenas "receptor de mensagens"; todos querem participar do processo e para isso precisam receber informações do que se passa nas frentes operacionais. E como fazer esse fluxo de informações circular livremente? Capacitando as lideranças da empresa para uma comunicação profissional de qualidade, afirma Ana.

A receita, explica Ana é aparentemente óbvia: os líderes devem ouvir de verdade as pessoas da sua equipe e passar as informações adiante, devem tentar perceber se existe pressão excessiva que provoque desequilíbrio na relação do funcionário com a empresa e reconhecer no dia a dia o trabalho individual de cada um - por mais expressivos que sejam os resultados alcançados pelas equipes.

Por fim, devem manter todos informados sobre o que se passa na empresa, para que tenham matéria-prima para participar da definição do alcance das metas. Até porque , acentua Ana, vivemos a "era do trabalhador do conhecimento":
- É preciso se policiar para manter à distância os dois grandes inimigos da comunicação: a arrogância e a autossuficiência.



O X DA QUESTÃO

COMUNICAÇÃO: SABER REALMENTE OUVIR AS PESSOAS DA EQUIPE E PASSAR AS PERCEPÇÕES ADIANTE.
­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­ __________
EQUILÍBRIO: TENTAR PERCEBER SE EXISTE PRESSÃO QUE PROVOQUE DESEQUILÍBRIO NA RELAÇÃO DO FUNCIONÁRIO COM A EMPRESA.
_____________
FEEDBACK: RECONHECER NO DIA A DIA O TRABALHO INDIVIDUAL DE CADA FUNCIONÁRIO, POR MAIS EVIDENTES QUE SEJAM OS RESULTADOS ALCANÇADOS PELAS EQUIPES.
_____________
RÁDIO OFICIAL: MANTER TODOS INFORMADOS SOBRE O QUE SE PASSA INTERNAMENTE NA EMPRESA EVITANDO A "RÁDIO- CORREDOR".

Fonte: O Globo

* Este artigo é de novembro de 2013. Não sabemos se este curso ainda está acontecendo. Dia 14 de novembro é o dia Mundial da Qualidade. Caso haja interesse, fazer contato com a empresa. A escolha do texto foi pelo tema.

Comentários