Pular para o conteúdo principal

ALTA PERFORMANCE: EM TIME QUE ESTÁ GANHANDO PODEMOS MEXER SIM!

ALTA PERFORMANCE: EM TIME QUE ESTÁ GANHANDO PODEMOS MEXER SIM!

Já em clima de Copa do Mundo, muita gente associa a frase futebolística "em time que está ganhando não se mexe" ao nosso dia a dia, na vida pessoal ou no trabalho. Mas na Gestão de Pessoas esta máxima perde o valor em um panorama de mudanças e desafios constantes. A tendência de "mexer em time que está ganhando" sobretudo em empresas de destaque em seus segmentos, vem ganhando a atenção dos líderes de RH.

Gente como Lineu Takayama, diretor de RH da MAN Latin America. Executivo com diversificada experiência em processos de transformação, ele considera que o empregado sempre ganha com mexidas realizadas quando os resultados vão muito bem, pois adquire conhecimentos e perspectiva de crescimento na organização. "Nos últimos anos, temos ousado em mexidas estratégicas que despertaram nas pessoas a percepção de que a carreira delas não está restrita à área de atuação", informa Lineu.

"VERSATILIDADE"

Ele cita o exemplo de um profissional que atuou por vários anos em sua área, apresentando desempenho acima da média. Segundo o diretor de RH, era comum os gestores de área não abrirem mão de seus melhores profissionais. "Contudo, durante a discussão no Comitê de Carrreira, foi decidido que ele deveria ser movimentado para a sua área cliente. A movimentação foi tão bem-sucedida que este profissional foi promovido em pouco tempo", conta.

Na MAN, se as coisas vão muito bem, nada como uma mexida para ficarem melhores ainda. " A versatilidade é fundamental para o sucesso do empregado" sintetiza Lineu. Contribuem para a eficácia dessa mexida. Ferramentas como Avaliação de Desempenho. Avaliação 360°, Plano de Desenvolvimento Individual, Comitê de Carreira, Plano de Sucessão, Job Rotation, entre outros. Não à toa, em 2013, a a´rea de RH da MAN Latin America foi Campeã em Práticas de RH do Anuário Época Negócios 360°.

Reforça o trabalho do RH da MAN Latin America o entendimento de que é importante tirar as pessoas da zona de conforto, estimulando-as a se renovar. É justamente esse sentimento que também ganha corpo na Gestão de Pessoas da Ancar Ivanhoe Shopping Centers, asssim como a MAN, uma empresa que em 2013 está no topo da lista das Melhores Empresas para Trabalhar do Great place to Work e ABRH-RJ*.

"ENVOLVER O TIME"

"Parece incoerência qualquer tipo de movimentação em um time que apresenta excelentes resultados, porém justamente nesta hora devemos ficar atentos para não entrar na zona de conforto e perder o timing da mudança. Buscamos potencializar e despertar o melhor das pessoas criando um ambiente que desafie e motive para a superação", afirma Léia Cardoso, gerente de RH da Ancar. Ela acrescenta ainda que um bom líder não deve se contentar apenas com a entrega do resultado, mas em desenvolver pessoas que deem o melhor de si, tendo em vista o que o mercado sinaliza.

Na Ancar, mesmo quando os números apontam para o crescimento, as mexidas não param: transferências de executivos entre shoppings e redução de níveis gerenciais trazendo novos executivos do mercado são apensas uma delas. Léia admite que houve resistência das lideranças a estas mudanças, mas a construção de práticas que reconheçam o erro como aprendizado contribuiu para sensibilizá-los.

"Uma das estratégias para que essa mexidas não causem insegurança é sempre trabalhar de maneira transparente e envolver o time na construção desta mudança. Só é possível ter alta performance se houver a contribuição de todos; os resultados não serão atingidos se os colaboradores não tiverem autonomia para tomar as decisões e serem parte integrante", finaliza a gerente de RH.

Com as grandes lições que as empresas estão mostrando é possível que alguns treinadores de futebol até repensem se de fato é melhor "não mexer em time que está ganhando".

Fonte: Boa Chance/ ABRH-RJ

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UM DIA..

  QUE UM DIA... A vida que se apoia no futuro, nos ideiais, tira muito do alvo que é viver no presente. Nossa! Falar em viver o presente é quase como sair numa missão pelo mundo, tipo todos esses filmes fantásticos, em busca de um objeto valioso... Tanto se fala, pouco se sabe e experimenta. Mas a vida segue nos seus dias que ensinam para os atentos e desatentos (que somos). Cada vez mais creio que a maturidade é um estado de atenção capaz de permitir que cada um desfrute de sua existência de modo cada vez mais intuitivo, simples, leve, natural. E nesta trilha que seja possível um dia se divertir com o fato de ser alguém único. Quando ouço o canto dos pássaros, o barulho do vento balançando as folhas das árvores e tantas cores que chegam aos meus olhos, penso que os sons e imagens que vejo e ouço, falam da diversidade, da singularidade como uma Lei da Natureza... No caminhar da Humanidade parece ter sido uma das leis mais desrespeitadas, o que acaba por produzir muito sofrimento de to

GUARDA COMPARTILHADA

Terapeutas Comunitários, psicólogos e outros que trabalham no Tribunal de Justiça e/ou outro órgão Jurídico . . . Foi aprovado O projeto de Lei da Guarda Compartilhada. O motivo desta informação vir por aqui, é porque também trabalhamos com família e se faz importante que profissionais, assistentes sociais, advogados, PAIS E MÃES, tenham consciência do que representa esta lei e sobretudo, a importância da CONVIVÊNCIA dos filhos com ambos os Pais. Neste link http://fotojornalismo.fot.br/arquivo/details.php?image_id=2014&sessionid=e99a880ac6d8b09e41e0d77fc44a3b87 é possível baixar uma cartilha sobre o assunto. Para discussão detalhada sobre o assunto, sugiro as seguintes associações no Brasil: PAIS PARA SEMPRE: http://paisparasemprebrasil.org/ http://pais-para-sempre.blogspot.com/ PAI LEGAL http://www.pailegal.net Associação Pela Participação de Pais e Mães Separados na Vida dos Filhos: http://www.participais.com.br/ Associação de pais e Mães Separado

ERRAR E HUMANO, PERSISTIR NO ERRO É BURRICE!

  ERRAR E HUMANO, PERSISTIR NO ERRO É BURRICE ! Errar é humano e não tem quantidade, tem o momento que a pessoa compreende algo. Um processo de aprendizagem pode ter várias camadas, até mesmo a camada do pensar ter entendido o que ainda de fato não entendeu. Uma experiência pode ter muitos aspectos que vão sendo revelados na sua execução e talvez leve um tempo para compreender e executar com excelência. Uma criança que aprende a andar experimenta sem a "pressão de ser vista como" incompetente.  "Quebrar a cara" quantas vezes for necessário é uma liberdade desde sempre em posse de cada um. E é um exercício se permitir a liberdade de experimentar. Um exercício. Isto também se aplica no desenvolvimento de competências emocionais. O perfeccionismo é diferente de dar o seu melhor. Dar o seu melhor é diferente de perseguir de modo obsessivo o "controle pleno" da situação. Quase sempre a resposta a isso é frustração e desgaste. Sempre vai ter alguém pra botar def