Pular para o conteúdo principal

FUNCIONÁRIOS DEVEM TER 'ESPÍRITO DE DONO'


Resultado de imagem para CAÇADORES DE TALENTOS


O headhunter ressalta a importância de se manter atualizado o perfil profissional em redes sociais e ser ativo em grupos de discussão on line

A experiência profissional e um currículo de peso já não bastam para conquistar uma boa posição de destaque na gestão de uma grande companhia. A análise do comportamento dos profissionais vem ganhando mais espaço na agenda dos headhunters (caçadores de talentos, numa tradução livre) e tem sido determinante na avaliação de quem garimpa executivos no mercado.

A opinião é de Leonardo de Souza, diretor-executivo da PageGroup, empresa de recrutamento especializado que identifica um senso comum no que o mundo corporativo espera de um funcionário. Segundo ele, as palavras de ordem nas empresas são comprometimento e facilidade de trabalhar em equipe.

"Se é possível generalizar, eu diria que essas duas características são essenciais. As empresas valorizam cada vez mais funcionários com espírito de dono, aqueles que entendem a importância de cumprir com responsabilidade suas atividades e a forma como seu trabalho impacta positivamente na organização", afirma.

Os headhunters têm habilidades para identificar com  precisão as necessidades das empresas e as exigências dos cargos disponíveis no mercado e saem à caça dos profissionais mais aptos a atender às oportunidades. Não por acaso, esses especialistas são contratados por grande companhias para ajudá-las a preencher espaços vazios de gestão.


Resultado de imagem para CAÇADORES DE TALENTOS


Como é o processo de seleção e busca de talentos pelos headhunters?
Os headhunters, antes de tudo, são consultores altamente especializados. eles devem ter um entendimento completo sobre o negócio da empresa que o contratou, o momento atual desta companhia e seus principais desafios, Informações sobre cultura, valores e ambiente da organização também são premissas do trabalho que antecede a seleção de profissionais.
São profissionias que analisam currículos em busca de candidatos com as características técnicas necessárias para a vaga. Por isso é muito importante que o currículo seja claro, objetivo e contenha informações úteis para o avaliador, como por exemplo, as empresas em que trabalhou e os principais resultados atingidos. A segunda fase é a análise das competências comportamentais, a questão das expectativas do candidato em relação ao salário e ao crescimento profissional. enfim, informações que não são possíveis obter somente por meio do currículo.

Como os headhunters têm acesso às informações do profissional que ele busca?
Há três formas básicas de mapear os profissionais. Uma delas é por meio da internet, especialmente das redes sociais, como o Linkedin. Nesses espaços virtuais, os headhunters podem encontrar informações sobre cargos e posições no mercado. a segunda é a busca de currículos em bancos de dados. A terceira e mais importante maneira utilizada por esses especialistas é o networking, a rede de relacionamentos e contatos. A credibilidade de um headhunter gira muito em torno da forma como ele se relaciona com o mercado e os executivos. Esse é um dos fatores que os diferenciam de outros recrutadores.

Quais são as principais competências observadas na procura por profissionais?
As competências valorizadas pelo hedhunter variam de acordo com a empresa para qual ele presta serviços. Generalizando, posso dizer que as companhias valorizam muito o "espírito do dono" dos funcionários. O profissional comprometido que entende a importância de desempenhar com responsabilidade suas funções e a forma como seu trabalho impacta positivamente na organização, é uma unanimidade entre os perfis solicitados por empresas.
Outra característica diz respeito à habilidade do profissional de trabalhar em equipe. Por mais que sua função seja técnica e específica, ele faz parte de um time. A comunicação deve ser fluída, equilibrada. O funcionário com personalidade difícil e inflexível tende a perder espaço, por mais competente que seja. É importante frisar que as qualidades qualidades técnica e comportamental têm o mesmo peso na avaliação. Se o candidato não tem experiências compatíveis com a área em que vai atuar, mas possui boas características de personalidade, provavelmente não será a melhor alternativa. O inverso é valido também. A função do hadhunter é encontrar um profissional que se encaixe nesses dois quesitos. Mas um especialista tem a sensibilidade aguçada para entender que, em alguns casos, comportamentos exigidos podem ser facilmente desenvolvidos por alguns candidatos.

A demanda por serviços desses especialistas é crescente?
O percentual de empresas que oferecem o serviço de recrutamento e seleção especializado cresce a cada ano no Brasil. Mas na minha avaliação, esse setor no país ainda é novo, há muito espaço para crescer. Comparado com outros países ainda engatinhamos. Acredito que quanto maior o nível de amadurecimento e competitividade do mercado brasileiro, mais empresários terão a percepção de que o serviço de um headhunter é extremamente interessante e vantajoso para as companhias.

Quais são os benefícios para a empresa que utiliza serviços de um headhunter?
A empresa formada por um conjunto de funcionários qualificados tecnicamente e alinhados aos valores da organização, invariavelmente, vai tomar as melhores decisões e, por consequência, será mais bem-sucedida. O headhunter trabalha para que essa qualidade seja contínua. Um profissional adequado para exercer uma função traz bons resultados para a empresa. Além disso, tem a questão do tempo. Empresas que contratam esse tipo de serviço tendem a fazer escolhas mais rápidas e isso gera um impacto positivo nas finanças. afinal, um cargo de direção vago é uma situação muito arriscada para uma companhia de grande porte, por exemplo.

Fonte: Boa Chance

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UM DIA..

  QUE UM DIA... A vida que se apoia no futuro, nos ideiais, tira muito do alvo que é viver no presente. Nossa! Falar em viver o presente é quase como sair numa missão pelo mundo, tipo todos esses filmes fantásticos, em busca de um objeto valioso... Tanto se fala, pouco se sabe e experimenta. Mas a vida segue nos seus dias que ensinam para os atentos e desatentos (que somos). Cada vez mais creio que a maturidade é um estado de atenção capaz de permitir que cada um desfrute de sua existência de modo cada vez mais intuitivo, simples, leve, natural. E nesta trilha que seja possível um dia se divertir com o fato de ser alguém único. Quando ouço o canto dos pássaros, o barulho do vento balançando as folhas das árvores e tantas cores que chegam aos meus olhos, penso que os sons e imagens que vejo e ouço, falam da diversidade, da singularidade como uma Lei da Natureza... No caminhar da Humanidade parece ter sido uma das leis mais desrespeitadas, o que acaba por produzir muito sofrimento de to

GUARDA COMPARTILHADA

Terapeutas Comunitários, psicólogos e outros que trabalham no Tribunal de Justiça e/ou outro órgão Jurídico . . . Foi aprovado O projeto de Lei da Guarda Compartilhada. O motivo desta informação vir por aqui, é porque também trabalhamos com família e se faz importante que profissionais, assistentes sociais, advogados, PAIS E MÃES, tenham consciência do que representa esta lei e sobretudo, a importância da CONVIVÊNCIA dos filhos com ambos os Pais. Neste link http://fotojornalismo.fot.br/arquivo/details.php?image_id=2014&sessionid=e99a880ac6d8b09e41e0d77fc44a3b87 é possível baixar uma cartilha sobre o assunto. Para discussão detalhada sobre o assunto, sugiro as seguintes associações no Brasil: PAIS PARA SEMPRE: http://paisparasemprebrasil.org/ http://pais-para-sempre.blogspot.com/ PAI LEGAL http://www.pailegal.net Associação Pela Participação de Pais e Mães Separados na Vida dos Filhos: http://www.participais.com.br/ Associação de pais e Mães Separado

ERRAR E HUMANO, PERSISTIR NO ERRO É BURRICE!

  ERRAR E HUMANO, PERSISTIR NO ERRO É BURRICE ! Errar é humano e não tem quantidade, tem o momento que a pessoa compreende algo. Um processo de aprendizagem pode ter várias camadas, até mesmo a camada do pensar ter entendido o que ainda de fato não entendeu. Uma experiência pode ter muitos aspectos que vão sendo revelados na sua execução e talvez leve um tempo para compreender e executar com excelência. Uma criança que aprende a andar experimenta sem a "pressão de ser vista como" incompetente.  "Quebrar a cara" quantas vezes for necessário é uma liberdade desde sempre em posse de cada um. E é um exercício se permitir a liberdade de experimentar. Um exercício. Isto também se aplica no desenvolvimento de competências emocionais. O perfeccionismo é diferente de dar o seu melhor. Dar o seu melhor é diferente de perseguir de modo obsessivo o "controle pleno" da situação. Quase sempre a resposta a isso é frustração e desgaste. Sempre vai ter alguém pra botar def