Pular para o conteúdo principal

A ERA DA EXPERIÊNCIA




Por Clarissa Pains

"O aprendizado é alcançado por meio da experiência e não do conhecimento" dispara o engenheiro de produção Guilherme Lito, enquanto abocanha um pedaço de pão orgânico regado a azeite feito pela namorada - que, empreendedora como ele, fundou uma empresa de pães. Num ato contínuo, ele deixa o olhar se perder pela sua enorme sala em Laranjeiras, decorada com poucos móveis, alguns instrumentos musicais e certificados de cursos despretenciosamente jogados em cestos. Lito é, a grosso modo, a personificação de uma nova geração de estudantes, profissionais e cidadãos. Ele não liga muito para o diploma de faculdade ou para as notas no histórico escolar,mas dá imenso valor às experiências trazidas pelos cursos que vai garimpando pela internet ou bate-papos com os amigos.


Uma mente cheia de ideias - sempre ávida por mais algumas -, ele busca inspiração para tocar seus projetos em fontes como a revista americana "Ressurgence & Ecologist" - a única que assina e da qual não abre mão - e a rede mundial de computadores. "O Youtube e meu laptop, junto com os amigos, são meus grandes mestres hoje", resume.

Formado na PUC-Rio, o rapaz de 26 anos foi presidente da Empresa Junior enquanto cursava a graduação e, em seguida, deu palestras e cursos em incubadoras do Rio como a Rio Criativo e o Instituto Gênesis; e em espaços de coworking, como o Templo e a Casa LUZ (atual Space Coworking). Em 2012, ele ministrou uma palestra no TEDx, um evento organizado localmente e paralelo ao TED. O discurso de 12 minutos e meio, intitulado "Homens ou máquinas", mostra um Guilherme Lito extremamente engajado na mudança dos paradigmas do trabalho e educação, porém mais agressivo do que o necessário, segundo ele próprio.
- Eu estava muito afoito por uma ruptura com o senso comum, e talvez tenha ofendido as pessoas que acreditavam no sistema educacional formal. Eu ainda acho que é preciso mudar o atual modelo, mas hoje entendo que tudo acontece aos poucos. O mundo já está mudando, e os paradigmas estão em transição sem as pessoas se darem conta - diz ele.

Sócio da empresa Brownie do Luiz desde janeiro passado, Lito pretende começar ainda este ano um projeto inspirado no Estaleiro da Liberdade, do Rio Grande do Sul. a ideia á levar para um retiro de um mês em Angra dos Reis jovens de 17 a 24 anos, que estão naquele momento crucial de decidir "o que fazer quando crescer". Depois desse período, eles teriam mais dois meses de autonomia para trabalhar em sistema coworking, aproveitando todos os contatos de Lito e de seus outros sócios.
- Somos a sociedade do conhecimento, mas sabemos muito pouco, cada vez menos. É aí que as escolas e os cursos mais tradicionais costumam falhar: não possibilitam que o aluno experimente o conhecimento - observa.

A primeira vez que o rapaz teve um "clique" sobre a importância de se repensar os modelos de negócio e de educação foi quando fez o curso "Art of Hosting" (arte de receber, em tradução livre) sobre como criar ambientes que estimulem o desenvolvimento de uma inteligência coletiva. Outro curso que o arrebatou foi o "Dragon Dreaming", que simula um planejamento de projetos feito a partir de um jogo de tabuleiro. O que mudou a vida do rapaz, no entanto, foi o curso Liderança para a transição" feito em dez dias no Schumacher College, na Inglaterra.  A escola, conhecida mundo afora pelo seu forte viés sustentável, permite aos alunos colocarem em prática seus conhecimentos sobre meio ambiente, economia e desenvolvimento local e assuntos afins.

- No Schumacher College você tem aulas com ganhadores de prêmios Nobel, e, em seguida, está limpando o jardim e podando as plantas ao lado deles. Lá limpamos a casa, cozinhamos sempre dando preferência aos alimentos da época e cultivados por produtores locais. Todo conhecimento sobre sustentabilidade é posto em prática, é vivido - conta ele.

Fonte: O Globo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UM DIA..

  QUE UM DIA... A vida que se apoia no futuro, nos ideiais, tira muito do alvo que é viver no presente. Nossa! Falar em viver o presente é quase como sair numa missão pelo mundo, tipo todos esses filmes fantásticos, em busca de um objeto valioso... Tanto se fala, pouco se sabe e experimenta. Mas a vida segue nos seus dias que ensinam para os atentos e desatentos (que somos). Cada vez mais creio que a maturidade é um estado de atenção capaz de permitir que cada um desfrute de sua existência de modo cada vez mais intuitivo, simples, leve, natural. E nesta trilha que seja possível um dia se divertir com o fato de ser alguém único. Quando ouço o canto dos pássaros, o barulho do vento balançando as folhas das árvores e tantas cores que chegam aos meus olhos, penso que os sons e imagens que vejo e ouço, falam da diversidade, da singularidade como uma Lei da Natureza... No caminhar da Humanidade parece ter sido uma das leis mais desrespeitadas, o que acaba por produzir muito sofrimento de to

GUARDA COMPARTILHADA

Terapeutas Comunitários, psicólogos e outros que trabalham no Tribunal de Justiça e/ou outro órgão Jurídico . . . Foi aprovado O projeto de Lei da Guarda Compartilhada. O motivo desta informação vir por aqui, é porque também trabalhamos com família e se faz importante que profissionais, assistentes sociais, advogados, PAIS E MÃES, tenham consciência do que representa esta lei e sobretudo, a importância da CONVIVÊNCIA dos filhos com ambos os Pais. Neste link http://fotojornalismo.fot.br/arquivo/details.php?image_id=2014&sessionid=e99a880ac6d8b09e41e0d77fc44a3b87 é possível baixar uma cartilha sobre o assunto. Para discussão detalhada sobre o assunto, sugiro as seguintes associações no Brasil: PAIS PARA SEMPRE: http://paisparasemprebrasil.org/ http://pais-para-sempre.blogspot.com/ PAI LEGAL http://www.pailegal.net Associação Pela Participação de Pais e Mães Separados na Vida dos Filhos: http://www.participais.com.br/ Associação de pais e Mães Separado

ERRAR E HUMANO, PERSISTIR NO ERRO É BURRICE!

  ERRAR E HUMANO, PERSISTIR NO ERRO É BURRICE ! Errar é humano e não tem quantidade, tem o momento que a pessoa compreende algo. Um processo de aprendizagem pode ter várias camadas, até mesmo a camada do pensar ter entendido o que ainda de fato não entendeu. Uma experiência pode ter muitos aspectos que vão sendo revelados na sua execução e talvez leve um tempo para compreender e executar com excelência. Uma criança que aprende a andar experimenta sem a "pressão de ser vista como" incompetente.  "Quebrar a cara" quantas vezes for necessário é uma liberdade desde sempre em posse de cada um. E é um exercício se permitir a liberdade de experimentar. Um exercício. Isto também se aplica no desenvolvimento de competências emocionais. O perfeccionismo é diferente de dar o seu melhor. Dar o seu melhor é diferente de perseguir de modo obsessivo o "controle pleno" da situação. Quase sempre a resposta a isso é frustração e desgaste. Sempre vai ter alguém pra botar def