CAINDO NA REDE CORPORATIVA



O Clube Networking propõe derrubar mitos e conectar profissionais para a troca de experiências e práticas de gestão.



Fonte: Boa Chance

Você sabe o que é networking? A definição vai muito além da simples troca de cartões entre profissionais em eventos e palestras corporativas. É o que afirma o publicitário Maurício Cardoso, cofundador do Clube Networking, uma inciativa que busca derrubar mitos sobre o tema e conectar profissionais de diversas áreas para a troca de experiências e práticas de gestão.
- Ter um bom networking não é conhecer muita gente. É  conhecer uma pessoa com um problema e uma pessoa com a  solução e fazer a ponte entre elas - define.


Criado no início de 2014, o Clube Networking já recebeu mais de  200 profissionais em reuniões organizadas semanalmente. Os interessados em fazer parte da iniciativa realizam um ciclo de doze encontros, que acontecem semanalmente. ao longo desses três meses, são trabalhados os quatro pilares principais que sustentam o método do Clube: desconstrução de mitos; relações de confiança e vínculo; indicações qualificadas; e troca de melhores práticas de gestão.

Durante as reuniões, acontecem ainda palestras e dinâmicas, entre outras ações, nas quais cada profissional expõe suas atividades e recebe indicações de oportunidades de negócios. Entre os participantes não existe a possibilidade de incluir concorrentes diretos, por isso, quem se inscrever primeiro garantirá a exclusividade de sua área de atuação no grupo.

A ideia é que os profissionais tornem-se mais maduros, articulados e desinibidos em relação à prática do networking e a outros aspectos relacionados à gestão corporativa. após o ciclo de encontros, os membros passam a se reunir quinzenalmente nos grupos que levam o nome de Confrarias. Cafés da manhã, abertos a todos os participantes e a visitantes externos, acontecem também regularmente, estimulando o intercâmbio entre os integrantes do Clube.
- Sentíamos a falta de um espaço voltado exclusivamente para o relacionamento entre profissionais de forma menos rasa e mais assertiva, para intercâmbio de experiências e não apenas a protocolar troca de cartões e figurações em eventos - informa Maurício.

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INTERCÂMBIO PRODUTIVO
Ele conta que muitos membros procuram o Clube  para utilizá-lo como ferramenta para estabelecer relações pessoais e buscar soluções para a gestão de negócios e melhoria da produtividade no trabalho.

A expertise do Clube é direcionada também para esse aspecto promovendo a reflexão e o ganho mútuo entre os profissionais.

Esse foi o caso de Adalberto Santos, participante do primeiro grupo do Clube Networking e diretor em uma consultoria em Recursos Humanos. O que o atraiu foi a possibilidade de trocar conhecimentos e melhorar práticas relacionadas à rotina corporativa.
- Muitos executivos ficaram ilhados dentro das empresas e perdem a grande oportunidade de conhecer o mercado, bem como novas práticas, tecnologias e processos inovadores. O clube me deu uma grande contribuição, principalmente, pelo bom nível de profissionais que reúne.

Para o contador Sérgio Carvalho de Mattos, o clube foi fundamental para que ganhasse expertise em alguns segmentos que não fazem parte do seu dia a dia profissional. Conhecimento que agora pode ser replicado para os dez funcionários da empresa em que trabalha.
- A troca de experiências no Clube Networking me fez entender a importância do treinamento de profissionais e como isso impacta na produtividade deles.

A publicitária Mariana Simões diz que a iniciativa contribuiu para o seu crescimento profissional. Por meio do Clube, ela teve a oportunidade de identificar soluções para os desafios que dizem respeito à sua área de atuação e reforçar as relações com parceiros de outros segmentos.
- Uma das metas dessa iniciativa é o compartilhamento de ideias entre profissionais de diversos setores. O Clube não só fomenta a aplicação saudável do networking como também promove a troca de práticas de gestão. Isso é importantíssimo para qualquer profissional que esteja envolvido com questões corporativas, comerciais e busque oportunidade e indicações de qualidade.


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