JANEIRO BRANCO: MÊS DA SAÚDE MENTAL, SAÚDE MENTAL SEMPRE

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Falar de saúde mental é compreender que esta é, sem medo de ser audaciosa em minha posição, o território, o recurso natural, a tecnologia mais valiosa da existência que cabe ao ser humano explorar. Como ainda somos estrangeiros dentro de nós mesmos, apesar dos  importantes avanços que somos capazes de criar. 

As perspectivas de crescimento dos transtornos mentais e seus inegáveis danos à saúde e à produtividade por cada vez mais incapacitarem ao trabalho e ao desfrutar da vida, torna-se cada vez mais algo que não mais pode ser ignorado, daí a iniciativa de transformar o mês de Janeiro no mês da Saúde Mental -  JANEIRO BRANCO.

Em muitas ocasiões o PSICOLOGIA EM FOCO falou sobre o quanto se tornou insustentável manter a separação corpo e alma - O penso, logo existo de Descartes, somado a todos os pensadores que forjaram a estrutura e o funcionamento do Ocidente, tem se mostrado ineficaz ao longo dos anos para dar conta da comp…

OUVIDORIA INTERNA E SUA IMPORTÂNCIA


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Canal de comunicação é visto como importante ferramenta para estratégia de RH

Fonte: Boa Chance/ ABRRH-RJ=

Ouvir o que os funcionários têm a dizer pode evitar uma série de problemas para as organizações. Para entender o que faz um colaborador pedir demissão ou a razão da desmotivação de um determinado profissional, é necessário que se busque compreender e dar atenção ao que cada pessoa pensa. Na avaliação de gestores de RH, uma empresa que não considere a voz do colaborador dificilmente terá sucesso em estratégias de gestão de pessoas.


Por isso, empresas têm investido na figura da ouvidoria interna, um canal de comunicação que se propõe a estar aberto para ouvir o que os colaboradores pensam e que presta esclarecimentos sobre políticas e práticas de RH; realiza aconselhamentos; propõe soluções para questões profissionais e contribui para um melhor relacionamento entre gestores e subordinados.

Entretanto, o objetivo da ouvidoria fica prejudicado quando não há na empresa um claro entendimento sobre o papel da área. A diretora de RH da Chevron, Carla Uchoa, alerta que há casos onde os profissionais confundem a função com a de órgãos públicos para cidadãos ou empresas prestadoras de serviço para consumidores, levando colaboradores a usar este canal apenas para reclamações e reporte condutas não apropriadas.
- A ouvidoria pode, às vezes, ser pouco procurada para sua real função que é a de aconselhamento - observa.

Carla explica que a ouvidoria deve ser usada para esclarecimento de dúvidas sobre políticas e processos, e da forma como as mesmas foram aplicadas a um colaborador ou a um grupo especificamente. A área deve ser vista como um canal de comunicação complementar, que deve ser procurado quando outras ferramentas ou resolução de conflitos não consigam resolver a questão ou se o colaborador quer obter consultoria sobre como agir ou quais as ferramentas formais disponíveis na empresa para a resolução de uma determinada situação.
- O aconselhamento não elimina a busca por outras ferramentas oficiais da organização, como supervisor, o próprio RH, processos específicos para solução de conflitos disponíveis em várias empresas ou canais para reporte sobre suspeita de violação de leis - explica.

Ela revela que na Chevron há uma ouvidoria e outro canal chamado hotline - que é voltado para o reporte de violação de leis, fraudes políticas ou engajamento em ações que podem impactar negativamente a imagem da empresa ou a sua segurança e de seus colaboradores. Este segundo é um espaço de comunicação formal e pode conduzir a processos administrativos para investigar a veracidade das informações prestadas.

Quando um colaborador contata o ouvidor, nenhuma ação é formada sem a permissão do colaborador.
- No entanto incentivamos o uso de ferramentas comuns de gestão e disponíveis na empresa. Estimulamos a comunicação e a solução de conflitos entre os empregador e seus supervisores com o suporte de RH e ferramentas específicas antes de recorrerem - conta.

Entre as questões mais abordadas nas ouvidorias estão os conflitos com o supervisor, disputas relacionadas à avaliação de desempenho, promoção e pagamentos. É importante, ressalta a diretoria da Chevron, que o colaborador relate os fatos procurando fazer com que sejam compreendidas suas dúvidas e dificuldades para que a área possa realmente ajudar. Porém, é preciso que os funcionários tenham confiança no ouvidor. Para isso, é necessário que a empresa comunique constantemente o papel da ouvidoria e o que esperar deste serviço.
- Deve-se sempre reforçar as características mais importantes: ouvir, ser imparcial, manter a confidencialidade, não tolerar retaliação de espécie alguma e sugerir opções para a resolução de conflitos - completa Carla.




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