Pular para o conteúdo principal

ENTREVISTA DE EMPREGO POR VÍDEO: CUIDADOS




Entrevistas de emprego por vídeo: como aumentar as chances de conquistar uma vaga

Por Eduardo Vanini

Fonte : Boa Chance

O que difere uma entrevista de emprego presencial de outra feita por chamada de vídeo? Nada! Pode parecer um pensamento óbvio, mas especialistas em recrutamento garantem que tem muita gente manchando o currículo quando o contato é remoto. são pessoas que muitas vezes se esquecem de que ambiente virtual nada mais é do que uma extensão da vida real, e deixam de lado cuidados com aparência e comportamento.
- O brasileiro ainda tem uma tendência a achar que entrevista por vídeo não é tão séria quanto os procedimentos presenciais - observa Caio Arnaes, gerente sênior da empresa de recrutamento Robert Half - Já houve um caso em que ao começarmos a conversa com um candidato que estava no interior do país, optamos por desligar o vídeo e ficar só com o áudio, porque a conexão estava ruim. ao fazer isso, escutamos ele acender um cigarro do outro lado. Não foi contratado.


Quem não dá muita bola a estes aspectos deve pensar em mudar de postura. segundo Arnaes, 25% das pessoas entrevistadas nos processos seletivos condizido pela empresa já são feitos dessa forma. E isso ainda está longe do nível máximo.
- Ainda vai crescer muito nos próximos anos - prevê listando como motivos o desenvolvimento das ferramentas digitais, as dificuldades com mobilidade e a redução de custos.


É o caso da Nestlé, que tem investido em recursos digitais para suas entrevistas. Hoje 30% dos processos seletivos da empresa utilizam chamada por vídeo.
- Começamos a expandir a utilização em 2014, e adquirimos alguns IPads para isso - conta o gerente de aquisição de talentos da empresa, Guilherme Neves - em São Paulo, as pessoas não conseguem mais se deslocar num tempo razoável. Além disso, temos processos em outras cidades do Brasil. com esse recursos, economizamos a passagem.

Completamente inserido no mundo digital, o Twitter tem essas ferramentas integradas à rotina da empresa. com as entrevistas não seria diferente: cerca de 40% dos processos seletivos no Brasil utilizam o vídeo, embora sempre ocorra uma etapa presencial. para evitar imprevistos, a empresa envia um e-mail com recomendações aos candidatos na véspera da entrevista. As dicas vão de cuidados com a conexão ao teste das ferramentas
- Indicamos duas ou três opções de programas que podem ser usados, pedimos que logins e senhas sejam testados e que as configurações sejam verificadas - conta Francine Graci, diretora de aquisição de talentos da Twitter da América Latina - ligar o computador 15 minutos da entrevista e testar a qualidade internet e a distância do roteador também é importante.
Atitudes como estas, segundo ela, servem para evitar imprevistos durante a conversa:
- Às vezes, temos mais hora para fazer a entrevista e o participante acaba perdendo dez minutos tentando resolver um problema. quando toma esses cuidados, evita imprevistos
Se bater insegurança com a câmera, Francine também tem boas dicas. Neste caso vale se filmar antes e observar com critério o seu comportamento.
- Quando vamos para uma entrevista pessoal, temos um comportamento em relação à postura que já vem do subconsciente. com o vídeo, isso pode ser esquecido. Às vezes, a pessoa fica mexendo no cabelo ou naquela medalhinha que carrega no pescoço - ilustra.

Celulares devem ser evitados. de acordo com Francine, as câmeras do aparelho podem gerar imagens distorcidas. Se o entrevistado ficar segurando com as mãos, a imagem fica trêmula.

APRENDENDO NA PRÁTICA
Foi numa entrevista que o professor André Botelho, de 39 anos, percebeu o quanto todo cuidado é pouco nesses processos.
-Precisei fazer no horário de almoço, e optei por um café. Como estava barulhento, não foi uma boa escolha - recorda-se.

Mas essa era só a primeira de uma série de três conversas via Skype. O restante foi todo na casa dele, onde a história era outra.
- Como já trabalhava com videoconferência, montei um cenário na minha sala para isso, com uns quadrinhos decorativos na parede. Morava na região central, então vedei a porta para evitar barulho. Também comprei uma luminária que deixava voltada para a parede que ficava de frente para mim, para que a luz rebatesse no meu rosto - conta ele, que garantiu a vaga na escola de atividades criativas Perestroika.

Sem esses cuidados, as chances de sucesso seriam menores. A diretora-geral e sócia da Jobplex Brazil, Ana Maria Montanha, especialista em recrutamento e seleção de altos cargos, reforça que o fato de a entrevista não ser em pessoa não diminui os critérios de avaliação por parte da empresa.
- Não estar preparado para entrevista, não estudar antes do processo, não conhecer a empresa e a falta de pontualidade são erros graves. Mas o pior erro é tratar a entrevista on-line de maneira informal - conclui.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UM DIA..

  QUE UM DIA... A vida que se apoia no futuro, nos ideiais, tira muito do alvo que é viver no presente. Nossa! Falar em viver o presente é quase como sair numa missão pelo mundo, tipo todos esses filmes fantásticos, em busca de um objeto valioso... Tanto se fala, pouco se sabe e experimenta. Mas a vida segue nos seus dias que ensinam para os atentos e desatentos (que somos). Cada vez mais creio que a maturidade é um estado de atenção capaz de permitir que cada um desfrute de sua existência de modo cada vez mais intuitivo, simples, leve, natural. E nesta trilha que seja possível um dia se divertir com o fato de ser alguém único. Quando ouço o canto dos pássaros, o barulho do vento balançando as folhas das árvores e tantas cores que chegam aos meus olhos, penso que os sons e imagens que vejo e ouço, falam da diversidade, da singularidade como uma Lei da Natureza... No caminhar da Humanidade parece ter sido uma das leis mais desrespeitadas, o que acaba por produzir muito sofrimento de to

GUARDA COMPARTILHADA

Terapeutas Comunitários, psicólogos e outros que trabalham no Tribunal de Justiça e/ou outro órgão Jurídico . . . Foi aprovado O projeto de Lei da Guarda Compartilhada. O motivo desta informação vir por aqui, é porque também trabalhamos com família e se faz importante que profissionais, assistentes sociais, advogados, PAIS E MÃES, tenham consciência do que representa esta lei e sobretudo, a importância da CONVIVÊNCIA dos filhos com ambos os Pais. Neste link http://fotojornalismo.fot.br/arquivo/details.php?image_id=2014&sessionid=e99a880ac6d8b09e41e0d77fc44a3b87 é possível baixar uma cartilha sobre o assunto. Para discussão detalhada sobre o assunto, sugiro as seguintes associações no Brasil: PAIS PARA SEMPRE: http://paisparasemprebrasil.org/ http://pais-para-sempre.blogspot.com/ PAI LEGAL http://www.pailegal.net Associação Pela Participação de Pais e Mães Separados na Vida dos Filhos: http://www.participais.com.br/ Associação de pais e Mães Separado

ERRAR E HUMANO, PERSISTIR NO ERRO É BURRICE!

  ERRAR E HUMANO, PERSISTIR NO ERRO É BURRICE ! Errar é humano e não tem quantidade, tem o momento que a pessoa compreende algo. Um processo de aprendizagem pode ter várias camadas, até mesmo a camada do pensar ter entendido o que ainda de fato não entendeu. Uma experiência pode ter muitos aspectos que vão sendo revelados na sua execução e talvez leve um tempo para compreender e executar com excelência. Uma criança que aprende a andar experimenta sem a "pressão de ser vista como" incompetente.  "Quebrar a cara" quantas vezes for necessário é uma liberdade desde sempre em posse de cada um. E é um exercício se permitir a liberdade de experimentar. Um exercício. Isto também se aplica no desenvolvimento de competências emocionais. O perfeccionismo é diferente de dar o seu melhor. Dar o seu melhor é diferente de perseguir de modo obsessivo o "controle pleno" da situação. Quase sempre a resposta a isso é frustração e desgaste. Sempre vai ter alguém pra botar def