Pular para o conteúdo principal

A ESPOSA DEVE ESTAR PRONTA PARA CUMPRIR SEUS "DEVERES" MATRIMONIAIS: O ESTUPRO MARITAL



ESTUPRO MARITAL: A ESPOSA DEVE ESTAR SEMPRE DISPONÍVEL PARA O SEXO?



O estupro marital - quando a mulher é violentada pelo marido, só é considerado crime em 52 dos 193 países integrantes da ONUNo Brasil, a agressão é incluída na Lei Maria da Penha, mas em boa parte do mundo, a mulher não conta com uma legislação específica que considere o marido como agressor.

2.6 milhões de mulheres e meninas vivem em países onde o estupro dentro do casamento não é claramente criminalizado, segundo estimativas da ONU e estima-se também que uma em cada três mulheres​ já tenha sofrido algum tipo de violência física e/ou sexual no casamento.

Ao longo da história, a mulher sempre foi vista como um tipo de propriedade e o sexo visto como uma obrigação contratual ligada ao casamento. Deste modo, a violência sexual não era criminalizada quando praticada dentro de uma relação íntima​


O estupro significava um crime de honra (do homem, da família) e não um desrespeito ao corpo feminino. Remonta ao século 17 a ideia de que o marido não deve ser responsabilizado por estuprar sua mulher​,  juristas viam o casamento como uma forma consensual de relacionamento - ideia mantida em muitas culturas até hoje.
O estupro marital foi instituído pela ONU como uma infração aos direitos humanos em 1993 (!). recomendando que o casamento ou nenhum outro tipo de relacionamento constituam defesa em caso de violência sexual​, mas esta medida avança a passos lentos no mundo.

As legislações avançadas sobre o assunto, estão mais presentes em países da América Latina. Países como Brasil - como a Lei Maria da Penha - Argentina, Bolívia e Equador revisam suas leis para considerar a violência sexual como uma violação. Alguns países africanos como Lesoto, África do Sul, Namíbia e a Suazilândia, também incluíram em suas leis penalidades para a violência sexual no matrimônio.​



Países como Paquistão, Arábia Saudita, Índia e China não consideram o estupro do marido contra a esposa como um crime. Na Índia só é considerado violência quando a mulher casada tem menos de 15 anos. O Sudão do Sul, país criado em 2011, determina, que mesmo forçada, a relação sexual entre marido e mulher não é considerada ​estupro.



No Paquistão, os conselheiros religiosos consideram 'anti-islâmicos' toda legislação que surge em defesa dos direitos da mulher, o estupro no casamento não é considerado crime. Os dogmas religiosos argumentam que a mulher deve sexo ao marido pela virtude do casamento, não sendo neste caso nem cogitada a ideia de consentimento​. Argumentos semelhantes também são usados por clérigos hindus na Índia.

Os discursos religiosos estão sob o comando dos homens enfraquecendo deste modo interpretações a favor do direito da mulher​. O mesmo acontece com o estupro marital.


O fator religioso acaba por reforçar​ esta visão da mulher como objeto, propriedade, como é o caso de países com legislações baseadas na sharia - a lei islâmica - e no hinduismo.  Livros sagrados podem ser usados como uma justificativa, já que podem ser interpretados de muitas formas diferentes, até mesmo como um meio de reforçar a obrigação do sexo, é o que dizem pesquisadores das questões de gênero.
Ativistas que se dedicam a estudar e defender a valorização da mulher,lembram que o conceito de estupro marital não é visto como crime e tem um fundo cultural e que ideia de masculino como figura de poder pleno é visto em muitas culturas.

O surgimento de qualquer tipo de fundamentalismo religioso torna acirrada a dominação do homem sobre a mulher​. Até hoje existem homens que acreditam terem o direito de controlar a mulher em qualquer lugar do mundo.

O estigma do divórcio em algumas culturas, assim como a dependência do marido, faz com que mulheres optem pelo silêncio. Mesmo em países onde o estupro marital é crime é preciso mudar a forma como as denúncias são feitas e dar segurança às vítimas, criando uma rede de proteção onde a mulher possa vislumbrar um recomeço.​
É preciso pensar numa mudança de mentalidade fruto da cultura, o que passa também pelos conselheiros religiosos​. A mulher precisa ter a certeza de que ao denunciar será respeitada e não constrangida por quem a recebe leia-se polícia e autoridades, que haverá uma retaguarda por parte dos encarregados de pôr em prática as leis e que nos seus atos imediatos e aparelhos a façam se sentir segura e merecedora de dignidade, mesmo que depois de tudo por motivos que devem ser respeitados, ela decida retirar a queixa. Nisso falamos também de uma equipe multidisciplinar, pois todas estas questões são complexas.

 E no Brasil?
No Brasil, o estupro é crime contra a honra e a honestidade das famílias e não contra a mulher. O Código Penal somente em 2009 passou a tratar o estupro como um crime contra a dignidade e liberdade sexual da mulher. O estupro marital está hoje na lista de agressões punidas pela Lei Maria da Penha.​

Conjunção carnal ou qualquer ato libidinoso mediante agressão física ou ameaça grave constitui crime de estupro, inclusive praticado pelo marido com pena prevista de 6 a 10 anos de prisão.​ É o que diz a Lei.

O chamado estupro de vulnerável quando a vítima tem menos de 14 anos, se apresenta doença mental ou quando a vítima não consegue oferecer resistência que é caso de uma mulher fragilizada, é contemplado dentro de estupro marital​ na legislação brasileira.

A situação de violência por todo o dano físico e emocional envolvido, deixa a mulher vulnerável aos poucos​. Chega um momento que ela não consegue dizer não, não se opõe ao parceiro. Casos em que a mulher está dormindo, dopada , embriagada, fragilizada emocionalmente pela repetição dos abusos e agressões. Todos são considerados estupro de vulnerável.

Esta ideia histórica da mulher como propriedade ainda permeia a mentalidade de certos homens que se acham donos do corpo da mulher, um território onde exerce poder. Por isso muitos homens não aceitam ouvir 'não'​.

A palavra vítima ainda tem muita força na legislação brasileira​. No caso do estupro marital é crime praticado em condições especiais por ser dentro de casa e sem testemunhas. Ainda que não haja um vestígio diretamente relacionado com o estupro, é possível perceber suas sequelas. No exame, a perícia pode ou não atestar uma relação sexual recente, mas não é o essencial. O ideal é que se realize a perícia psicológica, pois a agressão sexual deixa lesões psíquicas, traumas e causa doenças como depressão e o estresse pós-traumático. 
As denúncias deste tipo de estupro ainda são raras, já que muitas consideram nem ter o direito de dizer "não" e não sabem que são estupradas. Denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo 180. Elas devem procurar uma unidade da Delegacia de Mulher ou o Ministério Público​.

Por Regina Bomfim

Comentários

  1. Parabéns pelo texto!
    Ainda há um longo caminho na discussão deste tema e a informação ajuda muito !

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo texto!
    Ainda há um longo caminho na discussão deste tema e a informação ajuda muito !

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

UM DIA..

  QUE UM DIA... A vida que se apoia no futuro, nos ideiais, tira muito do alvo que é viver no presente. Nossa! Falar em viver o presente é quase como sair numa missão pelo mundo, tipo todos esses filmes fantásticos, em busca de um objeto valioso... Tanto se fala, pouco se sabe e experimenta. Mas a vida segue nos seus dias que ensinam para os atentos e desatentos (que somos). Cada vez mais creio que a maturidade é um estado de atenção capaz de permitir que cada um desfrute de sua existência de modo cada vez mais intuitivo, simples, leve, natural. E nesta trilha que seja possível um dia se divertir com o fato de ser alguém único. Quando ouço o canto dos pássaros, o barulho do vento balançando as folhas das árvores e tantas cores que chegam aos meus olhos, penso que os sons e imagens que vejo e ouço, falam da diversidade, da singularidade como uma Lei da Natureza... No caminhar da Humanidade parece ter sido uma das leis mais desrespeitadas, o que acaba por produzir muito sofrimento de to

GUARDA COMPARTILHADA

Terapeutas Comunitários, psicólogos e outros que trabalham no Tribunal de Justiça e/ou outro órgão Jurídico . . . Foi aprovado O projeto de Lei da Guarda Compartilhada. O motivo desta informação vir por aqui, é porque também trabalhamos com família e se faz importante que profissionais, assistentes sociais, advogados, PAIS E MÃES, tenham consciência do que representa esta lei e sobretudo, a importância da CONVIVÊNCIA dos filhos com ambos os Pais. Neste link http://fotojornalismo.fot.br/arquivo/details.php?image_id=2014&sessionid=e99a880ac6d8b09e41e0d77fc44a3b87 é possível baixar uma cartilha sobre o assunto. Para discussão detalhada sobre o assunto, sugiro as seguintes associações no Brasil: PAIS PARA SEMPRE: http://paisparasemprebrasil.org/ http://pais-para-sempre.blogspot.com/ PAI LEGAL http://www.pailegal.net Associação Pela Participação de Pais e Mães Separados na Vida dos Filhos: http://www.participais.com.br/ Associação de pais e Mães Separado

ERRAR E HUMANO, PERSISTIR NO ERRO É BURRICE!

  ERRAR E HUMANO, PERSISTIR NO ERRO É BURRICE ! Errar é humano e não tem quantidade, tem o momento que a pessoa compreende algo. Um processo de aprendizagem pode ter várias camadas, até mesmo a camada do pensar ter entendido o que ainda de fato não entendeu. Uma experiência pode ter muitos aspectos que vão sendo revelados na sua execução e talvez leve um tempo para compreender e executar com excelência. Uma criança que aprende a andar experimenta sem a "pressão de ser vista como" incompetente.  "Quebrar a cara" quantas vezes for necessário é uma liberdade desde sempre em posse de cada um. E é um exercício se permitir a liberdade de experimentar. Um exercício. Isto também se aplica no desenvolvimento de competências emocionais. O perfeccionismo é diferente de dar o seu melhor. Dar o seu melhor é diferente de perseguir de modo obsessivo o "controle pleno" da situação. Quase sempre a resposta a isso é frustração e desgaste. Sempre vai ter alguém pra botar def