Pular para o conteúdo principal

MARCO REGULATÓRIO: CONTROLE SOCIAL NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO

CONTROLE SOCIAL DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO
O debate sobre comunicação no Brasil ainda parece ter muito a aprender com a experiência de construção democrática de políticas públicas via conselhos e conferências. Nesse campo qualquer ensaio de participação da sociedade em espaços de regulação ou, ainda pior, de debate sobre conteúdo, pode acabar pelas críticas que veem na regulação, uma tentativa de censura.

Para muitas organizações da sociedade civil, no entanto, criação de orgãos que possam iniciar um processo de regulamentação e participação social é justamente o que garante a liberdade de expressão. É o que avalia Roseane Bertolli, secretária de comunicação da CUT: "Quando você não delimita, quando você não regula, o próprio mercado regula. E ele regula a favor de quem é mais forte. Nesse caso, ele vai garantir o direito de liberdade de expressão somente a alguns grupos (que são inseridos no mercado), e não a todos", avaliou Roseane durante o Seminário Internacional das Comunicações Eletrônicas e Convergências de Mídias.

O evento foi promovido pelo governos federal em Brasília, no início de novembro. A realização  de um seminário com esse tema foi entendida como um avanço no processo de fortalecimento da democracia no país pelo Conselho Federal de Psicologia, pelos Conselhos Regionais e pelas 38 entidades da sociedade civil que divulgaram manifesto durante o evento. O texto defende a criação  de Conselhos Estaduais de Comunicação Social - em curso no Ceará, na Bahia, em Alagoas, no Piauí, em Minas Gerais, em São Paulo e no Rio de Janeiro -, avaliados como oportunidade ímpar para experimentação de formas alternativas de participação da sociedade na gestão de políticas públicas de comunicação. " Entendemos que o comportamento de todos os atores sociais deva ser o de acompanhar atentamente essas experiências, fazendo as críticas cabíveis e aproveitando dali todo resultado que possa fortalecer a democracia no Brasil".

Destinado ao Ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social, Franklin Martins, o manifesto aponta a importância de "conjugar liberdade de imprensa com liberdade de expressão".

Marco Legal
No seminário, o Ministro Franklin Martins disse querer endereçar, ainda em 2010, anteprojeto de regulção do setor à presidente eleita Dilma Rousseff. " Nenhum grupo tem o poder de interditar a discussão. A discussão está na mesa. Terá de ser feita. Pode ser num clima de enfrentamenteo ou de entendimento", disse. O jornal O Estado de São Paulo chamou o tom do ministro de "beligerante". Dias depois, o ministro defendeu a reestruturação do Ministério das Comunicações, para que ele possa cumprir o papel de formulador das políticas públicas na área de comunicações e telecomunicaçãos.

Também a deputada federal Luiza Erundina (PSB - SP) defendeu o debate sobre o novo marco regulatório para as comunicações no país. 'Se tiver vontade política do Congresso, numa nova legislatura, em parceria com o Poder executivo e com a sociedade civil organizada, poderemos, no menor tempo possível, rever, reorientar e reestruturar o marco legal das comunicações no Brasil", comenta Erundina. (Com informações da Tela Viva News).


O que é controle social?
Controle social é, até hoje, uma palavra polêmica, porque controle pode ser associado a repressão supressão de conflitos. No entanto, não foi esse sentido que a expressão se consolidou entre os movimentos sociais que lutam plea prossibilidade de incidir sobre a gestão de políticas públicas. Foi, de fato, como uma forma de contribuírem para o bom andamento do Estado, "orientando à Administração para que adote medidas que realmente atendam ao interesse público e, ao mesmo tempo, podem exercer controle sobre a ação do Estado, exigindo que o gestor público preste contas de sua atuação, conforme explica a página Portal da Transparência, do Governo Federal (http://www.portaldatransparencia.gov.br).
Espaços de controle público são, portanto canais de diálogo entre gestores e a população - diretamente ou representada por organizações da sociedade. Eles permitem que a democracia não fique restrita ao voto a cada quatro anos, mas seja consolidada também pelo acompanhamento, de perto, dos mandatos dos eleitos e das decisões administrativas que eles tomam. 

Fonte: http://www.pol.org.br 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UM DIA..

  QUE UM DIA... A vida que se apoia no futuro, nos ideiais, tira muito do alvo que é viver no presente. Nossa! Falar em viver o presente é quase como sair numa missão pelo mundo, tipo todos esses filmes fantásticos, em busca de um objeto valioso... Tanto se fala, pouco se sabe e experimenta. Mas a vida segue nos seus dias que ensinam para os atentos e desatentos (que somos). Cada vez mais creio que a maturidade é um estado de atenção capaz de permitir que cada um desfrute de sua existência de modo cada vez mais intuitivo, simples, leve, natural. E nesta trilha que seja possível um dia se divertir com o fato de ser alguém único. Quando ouço o canto dos pássaros, o barulho do vento balançando as folhas das árvores e tantas cores que chegam aos meus olhos, penso que os sons e imagens que vejo e ouço, falam da diversidade, da singularidade como uma Lei da Natureza... No caminhar da Humanidade parece ter sido uma das leis mais desrespeitadas, o que acaba por produzir muito sofrimento de to

GUARDA COMPARTILHADA

Terapeutas Comunitários, psicólogos e outros que trabalham no Tribunal de Justiça e/ou outro órgão Jurídico . . . Foi aprovado O projeto de Lei da Guarda Compartilhada. O motivo desta informação vir por aqui, é porque também trabalhamos com família e se faz importante que profissionais, assistentes sociais, advogados, PAIS E MÃES, tenham consciência do que representa esta lei e sobretudo, a importância da CONVIVÊNCIA dos filhos com ambos os Pais. Neste link http://fotojornalismo.fot.br/arquivo/details.php?image_id=2014&sessionid=e99a880ac6d8b09e41e0d77fc44a3b87 é possível baixar uma cartilha sobre o assunto. Para discussão detalhada sobre o assunto, sugiro as seguintes associações no Brasil: PAIS PARA SEMPRE: http://paisparasemprebrasil.org/ http://pais-para-sempre.blogspot.com/ PAI LEGAL http://www.pailegal.net Associação Pela Participação de Pais e Mães Separados na Vida dos Filhos: http://www.participais.com.br/ Associação de pais e Mães Separado

ERRAR E HUMANO, PERSISTIR NO ERRO É BURRICE!

  ERRAR E HUMANO, PERSISTIR NO ERRO É BURRICE ! Errar é humano e não tem quantidade, tem o momento que a pessoa compreende algo. Um processo de aprendizagem pode ter várias camadas, até mesmo a camada do pensar ter entendido o que ainda de fato não entendeu. Uma experiência pode ter muitos aspectos que vão sendo revelados na sua execução e talvez leve um tempo para compreender e executar com excelência. Uma criança que aprende a andar experimenta sem a "pressão de ser vista como" incompetente.  "Quebrar a cara" quantas vezes for necessário é uma liberdade desde sempre em posse de cada um. E é um exercício se permitir a liberdade de experimentar. Um exercício. Isto também se aplica no desenvolvimento de competências emocionais. O perfeccionismo é diferente de dar o seu melhor. Dar o seu melhor é diferente de perseguir de modo obsessivo o "controle pleno" da situação. Quase sempre a resposta a isso é frustração e desgaste. Sempre vai ter alguém pra botar def