Pular para o conteúdo principal

NEUROCIÊNCIA E PSICOLOGIA




NEUROCIÊNCIA E PSICOLOGIA


O medo das incertezas deve ser trabalhado e debatido para que nós, seres humanos tenhamos maior capacidade de agir com flexibilidade e qualidade diante da mudança. Suzana Herculano-Houzel, apresentadora do quadro Neuro-LÓGICA do Fantástico (TV Globo) e Paulo Gaudêncio, médico-psiquiatra, há quatro anos eleito o palestrante do ano, estarão debatendo o tema no dia 24 de abril dentro do Congresso RH-RIO 201 (informações em www.abrhrj.org.br/rhrio2012).

Ela, doutora em Neurociências pela Université Paris VI (França), mestra em ciências pela Case Wertern Reserve University (EUA), e ele docente do Programa Avançado de Desenvolvimento de Executivos UNISINOS (PADE), estarão refletindo com o público sobre como suas especialidades poderão ajudar cada gestor de organização a responder a perguntas, tais como: "De que forma podemos administrar a dor e o desconforto que naturalmente virão com as mudanças?" ou ainda, "É possível ter controle sobre o desapego às crenças e atitudes que se revelam obsoletas para que nos transformemos diante do que demandam a sociedade e o mercado?". Estes e muitos outros, são questionamentos feitos, de forma direta e indiretas por muito RHs em suas organizações.


"O cérebro acha que precisa resolver"


Suzana Herculano define toda mudança como "um estresse que o cérebro precisa resolver". Nessa linha, ela esclarece que o tipo de resposta que o cérebro vai dar, depende de saber se esta mudança foi provocada ou é involuntária. "Se é voluntária, ou seja, a ' sarna que a gente arranja para se coçar', a reação costuma ser altamente prazerosa, mas se, ao contrário, a mudança caiu no nosso colo, de maneira inesperada, tem tudo para gerar preocupação" considera a neurocientista. embora sejam reações que ativem áreas distintas do cérebro, ambas se comunicam. Suzana argumenta que exatamente isso explica o fato de que temos uma resistência natural às mudanças ao mesmo tempo em que somos potencialmente atraídos por ela.


Requalificar medo e agressividade


Instigados por Nelson Savioli, superintendente executivo da Fundação Roberto Marinho, Suzana e Paulo também mostrarão que, na necessidade de provocar mudanças, podemos ter o controle e não sucumbir diante delas. Mais: que é possível desejá-las e por meio delas, gerar inovação.


"O primeiro requisito é tornar-se ciente dos seus sentimentos e impulsos automáticos, para agir sobre eles; a a partir daí, mesmo quem tem tendências pessimistas pode praticar atitudes positivas e buscar, conscientemente enxergar as vantagens da mudança" orienta a apresentadora do NeuroLÓGICA.


Caminhando pela Psicologia, essa busca pede, segundo Paulo Gaudêncio, uma revisão do negativismo que está associado às emoções, sobretudo o medo e a agressividade. O médico-psiquiatra esclarece que o que mobiliza o ser humano é a sua agressividade colocada no sentido positivo: o da coragem - tenho medo, meço minhas forças, acho que dá enfrento". Neste sentido, a Psicologia ajuda o ser humano a despertar a sua maturidade de que segundo Paulo, passa necessariamente por "saber lidar com o medo e a agressividade de tal forma que as opções sejam sempre corajosas ou prudentes, jamais covardes ou irresponsáveis".


Controlar ou não controlar? a questão semântica faz muito sentido. De acordo com Suzana, mais importante do que "ter controle sobre a situação é sentir-se em seu controle". Isso significa, segundo ela, abraçar a mudança jogada em seu colo como algo que você afinal,  considera bom, e, se possível (francamente desejável), algo que você teria escolhido para si mesmo.


Entender os processos que nos intimidam diante da mudança é o primeiro passo para acolhê-los em nossas vidas, como geradoras de novas possibilidades. Este é o ponto que liga o trabalho de Paulo Gaudênio e Suzana Herculano- Houzel ao caminho rumo à inovação, que este congresso RH-RIO 2012 pretende ajudar os profissionais a protagonizarem em suas oraganizações.


Fonte: Jornal O Globo  - Boa Chance (08/04) p.2

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UM DIA..

  QUE UM DIA... A vida que se apoia no futuro, nos ideiais, tira muito do alvo que é viver no presente. Nossa! Falar em viver o presente é quase como sair numa missão pelo mundo, tipo todos esses filmes fantásticos, em busca de um objeto valioso... Tanto se fala, pouco se sabe e experimenta. Mas a vida segue nos seus dias que ensinam para os atentos e desatentos (que somos). Cada vez mais creio que a maturidade é um estado de atenção capaz de permitir que cada um desfrute de sua existência de modo cada vez mais intuitivo, simples, leve, natural. E nesta trilha que seja possível um dia se divertir com o fato de ser alguém único. Quando ouço o canto dos pássaros, o barulho do vento balançando as folhas das árvores e tantas cores que chegam aos meus olhos, penso que os sons e imagens que vejo e ouço, falam da diversidade, da singularidade como uma Lei da Natureza... No caminhar da Humanidade parece ter sido uma das leis mais desrespeitadas, o que acaba por produzir muito sofrimento de to

GUARDA COMPARTILHADA

Terapeutas Comunitários, psicólogos e outros que trabalham no Tribunal de Justiça e/ou outro órgão Jurídico . . . Foi aprovado O projeto de Lei da Guarda Compartilhada. O motivo desta informação vir por aqui, é porque também trabalhamos com família e se faz importante que profissionais, assistentes sociais, advogados, PAIS E MÃES, tenham consciência do que representa esta lei e sobretudo, a importância da CONVIVÊNCIA dos filhos com ambos os Pais. Neste link http://fotojornalismo.fot.br/arquivo/details.php?image_id=2014&sessionid=e99a880ac6d8b09e41e0d77fc44a3b87 é possível baixar uma cartilha sobre o assunto. Para discussão detalhada sobre o assunto, sugiro as seguintes associações no Brasil: PAIS PARA SEMPRE: http://paisparasemprebrasil.org/ http://pais-para-sempre.blogspot.com/ PAI LEGAL http://www.pailegal.net Associação Pela Participação de Pais e Mães Separados na Vida dos Filhos: http://www.participais.com.br/ Associação de pais e Mães Separado

ERRAR E HUMANO, PERSISTIR NO ERRO É BURRICE!

  ERRAR E HUMANO, PERSISTIR NO ERRO É BURRICE ! Errar é humano e não tem quantidade, tem o momento que a pessoa compreende algo. Um processo de aprendizagem pode ter várias camadas, até mesmo a camada do pensar ter entendido o que ainda de fato não entendeu. Uma experiência pode ter muitos aspectos que vão sendo revelados na sua execução e talvez leve um tempo para compreender e executar com excelência. Uma criança que aprende a andar experimenta sem a "pressão de ser vista como" incompetente.  "Quebrar a cara" quantas vezes for necessário é uma liberdade desde sempre em posse de cada um. E é um exercício se permitir a liberdade de experimentar. Um exercício. Isto também se aplica no desenvolvimento de competências emocionais. O perfeccionismo é diferente de dar o seu melhor. Dar o seu melhor é diferente de perseguir de modo obsessivo o "controle pleno" da situação. Quase sempre a resposta a isso é frustração e desgaste. Sempre vai ter alguém pra botar def