Pular para o conteúdo principal

O BRASIL DO IMPROVISO DESPERTA PARA A NECESSIDADE DE PLANEJAR




Por Regina Bomfim

O gestor de projetos exige uma visão mais ampla da organização do que qualquer outro pois precisa prever situações, enquanto o gerente tradicional coloca sua visão no "agora". É preciso atentar para pelo menos nove dimensões como as de estrutura financeira, gestão de pessoas e avaliação de riscos para entregar um projeto de qualidade, respeitando prazos e sem grandes gastos - Um desafio da função.

Estes são os requisitos de uma carreira que não para de crescer no país. O que reflete no crescimento de cursos de MBA na área. É a qualificação mais procurada na Fundação Getúlio Vargas quanto no Ibmec.

Os ganhos podem sem bem atrativos. Segundo pesquisa feita pela Michael Page, um gerente de projetos pode ganhar em média, de R$ 12 a 20 mil por mês.
- Os valores podem ser mais altos dependendo da área de atuação - ressalta André Barcauí PhD e coordenador do MBA sobre gerenciamento de projetos do FGV.

Em mercados consolidados como óleo e gás, engenharia e tecnologia da informação os valores podem ser ainda mais altos. Mas o Terceiro Setor, esportes, cinema, comunicação e produção de eventos começam a utilizar a gestão de projetos. Os valores pagos nestes segmentos estão não são tão altos, mas tendem para uma equidade pois a carreira está em fase de crescimento e os profissionais estão se qualificando - enfatiza Barcaui.


ATUAÇÃO EM VÁRIOS SEGMENTOS
Foi de olho nesta possibilidade que o profissional de TI Sérgio Couto se inscreveu no MBA da FGV . Trabalhando numa empresa de sustentabilidade, mesmo durante o curso ele pode ampliar sua atuação.
- Não fico mais nos projetos restritos à minha área de atuação, que é a TI. Comecei a fazer projetos estratégicos para a empresa - diz Couto - Era isso que buscava: ampliar o leque.

Conhecer várias áreas tem sido um dos maiores atrativos destes profissionais. Sandra Freitas, gerente de projetos, business systems & consulting na consultoria CGI relata que já atendeu distribuidoras, companhias de energia elétrica, mercado financeiro, entre outros setores:
- Atuar em negócios que não conheço me dá motivação para permanecer nesse ramo.

Victor Gialluise, superintendente de Projetos na Mongeral Aegon desde 2007, diz que assumir mais responsabilidades é o que mais atrai na carreira.
-Antes eu me preocupava somente com o produto, agora preciso pensar mais no escopo, na gestão de recursos humanos do projeto, nos riscos, entre outros aspectos.

Gialluise e Couto representam profissionais que já atuam na área, mas ainda não possuem certificação ( PMI, PMP, CAPM, IPMA, entre outras). Há dez anos quando a carreira de gestor de projetos chegou ao Brasil, houve uma grande procura por este tipo de diplomas. Não são mais requisitos fundamentais. O mercado pede visão geral.

Nubia Correa , diretora executiva de consultoria, que comanda uma equipe de gerentes de projetos na Ernest & Young diz que estão sobrando certificados, mas ainda falta aos profissionais o real entendimento da carreira pois estes profissionais precisam saber se relacionar - 80% a 90% do tempo segundo pesquisa está ligado à habilidade de comunicação.


É PRECISO MAIS QUE COMPETÊNCIA TÉCNICA - O MERCADO BUSCA COMPETÊNCIA COMPORTAMENTAIS

Na Wärtsilä, fornecedora de motores e serviços para navios e usinas termelétricas, há cerca de 10 engenheiros fazendo curso para obter certificação PMO em gerenciamento de projetos
- São pessoas capacitadas mas sem a certificação. A certificação mostra que o profissional domina os procedimentos formais, o que diminui etapas Para o mercado pode ser importante, mas para o cliente não é - coloca George Wooton, gerente responsável pela área elétrica e automação da empresa - Há pessoas que não possuem certificação e são excelentes gerentes de projeto.

Nubia Correa, da Ernest & Young diz que capacidade de comunicação, habilidade de se relacionar com todos os stackeholders, reunir e comandar uma equipe, ser disciplinado, organizado, além de ter visão holística, saber gerir conflitos e conduzir uma negociação são as características que um profissional da área deve ter.
-Se ele não tiver isso, por mais que cumpra todas os requisitos da carreira, terá dificuldades para assumir o cargo.

Caso o profissional queira aprimorar estas habilidades, além da competência técnica deve adquirir experiência atuando na área e outra alternativa é passar por uma aconselhamento - coaching - que algumas empresas oferecem a seus profissionais. Investir em uma pós-graduação antes de tentar tirar o certificado, pode ser interessante.


OPORTUNIDADES ESPECIALMENTE NO RIO
- Os cursos de pós-graduação ou MBA também dão atenção à parte emocional abordando questões como liderança, tomada de decisão, habilidades de comunicação e ensina a se portar siante situações distintas - diz o professor André Barcaui, da FGV-, Mas é na pratica que se aprende a lidar com pessoas.

Barcaui lembra que atuar em gerenciamento de projetos exige atualização constante, o que oferece a carreira a quem estiver interessado:
- É uma área muito rica, na qual acontecem feiras e simpósios nacionais e internacionais. É importante ficar ligado para se manter atualizado. Até porque, especialmente no Rio de Janeiro, continuarão surgindo oportunidades para gerentes de projetos. O Comitê Rio 2016, por exemplo, está com vagas abertas para especialista em projetos, analista de projetos plenos, especialista em monitoramento de projetos, coordenação de projetos e instalações - foi relatada uma dificuldade para conseguir preencher essas posições com gente qualificada.
-Não só Olimpíadas, mas também Copa do Mundo, Porto Maravilha, e todas as obras urbanísticas que estão sendo realizadas são projetizadas - destaca Fernando Filardi, do Ibmec.

Diz o professor que além dos grandes eventos, é tendência que as empresas passem a atuar deste modo dentro de algum tempo - pela chegada de multinacionais e de expatriados ao Brasil, que já têm tradição em utilizar esta mentalidade.

- Trabalhando de forma projetizada, é mais fácil ter controle e saber se houve lucro ou não ao final de um processo, por exemplo. Esse é o caminho

- O setor vai continuar abrindo cada vez mais vagas, tanto no setor privado quanto o público - conclui Núbia.


Cursos - Infomações

FGV - www.fgv.br/mba-rio

IBMEC - http://posgraduacao.ibmec.br

UERJ - www.latesi.ime.uerj.br/tignp

PMI - O Project Management Institute no Brasil oferece uma série de cursos e provas para certificações, como PMI, PMP, CAPM, PgMP, entre outras. É possível obter mais informações no site: http://brasil.pmi.org/brazil/home.

IPMA - A International Project Management Association também ter cursos e certificações: www.ipmabrasil.org.


Referência: Caderno Boa Chance - Texto Maíra Amorim
obs: A quem possa interessar o aconselhamento em Coaching (Sede em São Paulo, mas atende todo Brasil)
http://www.sjsanches.com.br


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UM DIA..

  QUE UM DIA... A vida que se apoia no futuro, nos ideiais, tira muito do alvo que é viver no presente. Nossa! Falar em viver o presente é quase como sair numa missão pelo mundo, tipo todos esses filmes fantásticos, em busca de um objeto valioso... Tanto se fala, pouco se sabe e experimenta. Mas a vida segue nos seus dias que ensinam para os atentos e desatentos (que somos). Cada vez mais creio que a maturidade é um estado de atenção capaz de permitir que cada um desfrute de sua existência de modo cada vez mais intuitivo, simples, leve, natural. E nesta trilha que seja possível um dia se divertir com o fato de ser alguém único. Quando ouço o canto dos pássaros, o barulho do vento balançando as folhas das árvores e tantas cores que chegam aos meus olhos, penso que os sons e imagens que vejo e ouço, falam da diversidade, da singularidade como uma Lei da Natureza... No caminhar da Humanidade parece ter sido uma das leis mais desrespeitadas, o que acaba por produzir muito sofrimento de to

GUARDA COMPARTILHADA

Terapeutas Comunitários, psicólogos e outros que trabalham no Tribunal de Justiça e/ou outro órgão Jurídico . . . Foi aprovado O projeto de Lei da Guarda Compartilhada. O motivo desta informação vir por aqui, é porque também trabalhamos com família e se faz importante que profissionais, assistentes sociais, advogados, PAIS E MÃES, tenham consciência do que representa esta lei e sobretudo, a importância da CONVIVÊNCIA dos filhos com ambos os Pais. Neste link http://fotojornalismo.fot.br/arquivo/details.php?image_id=2014&sessionid=e99a880ac6d8b09e41e0d77fc44a3b87 é possível baixar uma cartilha sobre o assunto. Para discussão detalhada sobre o assunto, sugiro as seguintes associações no Brasil: PAIS PARA SEMPRE: http://paisparasemprebrasil.org/ http://pais-para-sempre.blogspot.com/ PAI LEGAL http://www.pailegal.net Associação Pela Participação de Pais e Mães Separados na Vida dos Filhos: http://www.participais.com.br/ Associação de pais e Mães Separado

ERRAR E HUMANO, PERSISTIR NO ERRO É BURRICE!

  ERRAR E HUMANO, PERSISTIR NO ERRO É BURRICE ! Errar é humano e não tem quantidade, tem o momento que a pessoa compreende algo. Um processo de aprendizagem pode ter várias camadas, até mesmo a camada do pensar ter entendido o que ainda de fato não entendeu. Uma experiência pode ter muitos aspectos que vão sendo revelados na sua execução e talvez leve um tempo para compreender e executar com excelência. Uma criança que aprende a andar experimenta sem a "pressão de ser vista como" incompetente.  "Quebrar a cara" quantas vezes for necessário é uma liberdade desde sempre em posse de cada um. E é um exercício se permitir a liberdade de experimentar. Um exercício. Isto também se aplica no desenvolvimento de competências emocionais. O perfeccionismo é diferente de dar o seu melhor. Dar o seu melhor é diferente de perseguir de modo obsessivo o "controle pleno" da situação. Quase sempre a resposta a isso é frustração e desgaste. Sempre vai ter alguém pra botar def