Pular para o conteúdo principal

ANSIEDADE CAUSADA POR PROBLEMAS HORMONAIS: BREVE ESTUDO






Texto com base no livro Mentes Ansiosas - Ana Beatriz Barbosa Silva (esta e as próximas postagens)

Muitos problemas de saúde são causados por hormônios produzidos pelas glândulas endócrinas e têm como principais sintomas a ansiedade e as oscilações de humor.

Damos início a uma série de postagens que alertam para a diferença entre ansiedade patológica que são sintomas que simulam ataques de ansiedade produzidos por alterações no sistema endócrino, imunológico ou cardiovascular e o transtorno de ansiedade, uma patologia que produz sintomas de ansiedade com base em alterações do sistema nervoso. 

Esta investigação só um médico pode fazer, mas vamos falar de algumas disfunções de forma superficial para que o indivíduo busque uma atenção maior ao modo como se sente e no contato com o médico possa fornecer mais dados. E sendo uma questão física envolvendo medicamentos e mudança de hábitos. Talvez nem seja necessária a presença de um psicólogo.

A tensão pré menstrual (TPM) não possui uma causa isolada. São várias alterações hormonais e químicas que o organismo passa neste período. Uma das possíveis causas é o desequilíbrio dos hormônios estrogênio e progesterona, presentes em doses elevadas na segunda metade do ciclo menstrual. Havendo um equilíbrio destes hormônios, as emoções são saudáveis, mas quando se observa alterações de humor causadas pela TPM é sinal que o desequilíbrio está presente.

O estrogênio e a progesterona são hormônios que atuam de modo antagônico na bioquímica cerebral. Havendo maior quantidade de estrogênio as mulheres tendem a ficar ansiosas e prevalecendo a progesterona, elas ficam deprimidas.

O equilíbrio hormonal se dá na produção e na eficiência com que estes hormônios são diluídos no organismo. O ovário e o fígado respectivamente são os responsáveis por este processo.

O estresse emocional e os hábitos alimentares desempenham um importante papel no funcionamento no funcionamento hormonal. Uma alimentação rica em açúcar, álcool e gordura e a falta de vitamina B dificultam o trabalho do fígado acarretando a permanência destes hormônios não corretamente diluídos no organismo, agravando os sintomas de ansiedade e alterações de humor na TPM.

A TPM também é influenciada por elementos químicos que interferem no metabolismo cerebral como a endorfina beta, responsável pelo bem estar físico e mental por neste período há uma queda nos seus níveis. 

O neurotransmissor serotonina também é outro fator cerebral responsável pela qualidade do sono, apetite e bom humor que também sofrem um decréscimo e com isso aparecem os sintomas de ansiedade, irritabilidade, má qualidade do sono e o desejo irresistível de comer doces se intensificam.

Importante ressaltar que a TPM é tratável com tranquilizantes, antidepressivos (em casos graves), hormônios e diuréticos além da participação em programas que promovam a mudança saudável dos seus hábitos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UM DIA..

  QUE UM DIA... A vida que se apoia no futuro, nos ideiais, tira muito do alvo que é viver no presente. Nossa! Falar em viver o presente é quase como sair numa missão pelo mundo, tipo todos esses filmes fantásticos, em busca de um objeto valioso... Tanto se fala, pouco se sabe e experimenta. Mas a vida segue nos seus dias que ensinam para os atentos e desatentos (que somos). Cada vez mais creio que a maturidade é um estado de atenção capaz de permitir que cada um desfrute de sua existência de modo cada vez mais intuitivo, simples, leve, natural. E nesta trilha que seja possível um dia se divertir com o fato de ser alguém único. Quando ouço o canto dos pássaros, o barulho do vento balançando as folhas das árvores e tantas cores que chegam aos meus olhos, penso que os sons e imagens que vejo e ouço, falam da diversidade, da singularidade como uma Lei da Natureza... No caminhar da Humanidade parece ter sido uma das leis mais desrespeitadas, o que acaba por produzir muito sofrimento de to

GUARDA COMPARTILHADA

Terapeutas Comunitários, psicólogos e outros que trabalham no Tribunal de Justiça e/ou outro órgão Jurídico . . . Foi aprovado O projeto de Lei da Guarda Compartilhada. O motivo desta informação vir por aqui, é porque também trabalhamos com família e se faz importante que profissionais, assistentes sociais, advogados, PAIS E MÃES, tenham consciência do que representa esta lei e sobretudo, a importância da CONVIVÊNCIA dos filhos com ambos os Pais. Neste link http://fotojornalismo.fot.br/arquivo/details.php?image_id=2014&sessionid=e99a880ac6d8b09e41e0d77fc44a3b87 é possível baixar uma cartilha sobre o assunto. Para discussão detalhada sobre o assunto, sugiro as seguintes associações no Brasil: PAIS PARA SEMPRE: http://paisparasemprebrasil.org/ http://pais-para-sempre.blogspot.com/ PAI LEGAL http://www.pailegal.net Associação Pela Participação de Pais e Mães Separados na Vida dos Filhos: http://www.participais.com.br/ Associação de pais e Mães Separado

ERRAR E HUMANO, PERSISTIR NO ERRO É BURRICE!

  ERRAR E HUMANO, PERSISTIR NO ERRO É BURRICE ! Errar é humano e não tem quantidade, tem o momento que a pessoa compreende algo. Um processo de aprendizagem pode ter várias camadas, até mesmo a camada do pensar ter entendido o que ainda de fato não entendeu. Uma experiência pode ter muitos aspectos que vão sendo revelados na sua execução e talvez leve um tempo para compreender e executar com excelência. Uma criança que aprende a andar experimenta sem a "pressão de ser vista como" incompetente.  "Quebrar a cara" quantas vezes for necessário é uma liberdade desde sempre em posse de cada um. E é um exercício se permitir a liberdade de experimentar. Um exercício. Isto também se aplica no desenvolvimento de competências emocionais. O perfeccionismo é diferente de dar o seu melhor. Dar o seu melhor é diferente de perseguir de modo obsessivo o "controle pleno" da situação. Quase sempre a resposta a isso é frustração e desgaste. Sempre vai ter alguém pra botar def