Pular para o conteúdo principal

MOTIVAÇÃO: A CHAMA QUE AQUECE A ALMA



MOTIVAÇÃO: A CHAMA QUE AQUECE A ALMA


MOMENTOS DIFÍCEIS: AUTOCONHECIMENTO FORÇADO


Há momentos na vida que as experiências nos convidam a reavaliar os caminhos já percorridos, pensar nas escolhas que foram feitas, se na vivência das mesmas, ainda há a mesma chama que as motivou. Escolher uma profissão, um amor para dividir a vida, estabelecer metas diversas neste nosso constante querer mais, este caminhar-além que nos caracteriza e nos faz humanos.

A chama primeira que aquece a nossa alma e nos faz caminhar na direção daquilo que queremos. Quando conquistamos, o nosso entusiasmo permanece? Ou estamos apenas no "piloto automático"? Será que o que acreditávamos de modo entusiasmado perdeu a vitalidade ou se transformou em outra coisa? Quando falo disso, não estou me referindo só a  trocar um celular, ou adquirir a casa própria, mas sim dos nossos valores mais caros, aqueles que nos definem, que construíram a nossa identidade. Por exemplo, quando escolhemos uma profissão existem um sistema de valores que a rege e garantem o seu exercício correto. Não é possível fugir ao código de ética das profissões, pelo menos é o desejável. Embora tudo seja mutável, há certos princípios mais profundos que governam as nossas ações.


ENTRE O ESSENCIAL E O NECESSÁRIO NO MOMENTO

Há momentos enfim, que a nossa vida toma certos "atalhos" e a gente vai se perdendo do que realmente é essencial para nós, aquilo que um dia fez a nossa alma se acender e sair à procura, criar. Será que temos tomado mais atalhos porque isso representa ser "responsável". "realista" e assim termos a segurança (?) da consideração dos outros?

Costumo definir motivação como um sentimento de entusiasmo que nos leva a criar, nos realizarmos e se manter motivado é aprender a ir em busca do que realmente somos  e que as pessoas são o que são. Ou seja, entre a criação e a concretização haverá um caminho sempre inesperado. É um exercício aprender a ver o inesperado como um ingrediente do caminho.

O correr da vida e os atalhos dolorosos ou até atrativos, fazem com que a gente em certos momentos, perca de vista o contato como esta coisa valiosa que nos faz ser quem somos, mas esta chama cheia de vida e luz que todos temos está no mesmo lugar: na nossa individualidade, a nossa marca como seres no mundo, únicos e irrepetíveis. Viver é uma viagem e buscar dar sentido a esta "passagem" é a tarefa de toda uma vida. Então, o que te motiva?

Regina Bomfim

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROBLEMAS RESOLVIDOS

Pode entrar e explorar à vontade!

A PRINCESA DA ÁGUA DA VIDA: UMA HISTÓRIA DA TRADIÇÃO SUFI

Homenageando todas as culturas de transmissão oral de conhecimento, que possamos desenvolver nossa imaginação, reencenando dentro de nós aqueles tempos longíquos ao redor da fogueira sob o céu estrelado ouvindo histórias. O encanto de ler ou ouvir uma história, suponho que atravessa todas as culturas. Para todos nós Príncipes e Princesas da Água da Vida que possamos não nos impressionar com as calamidades que nos acontecem e seguirmos os caminhos que nos competem. O blog PSICOLOGIA EM FOCO deseja um Natal de muita Paz e um 2017 que sejamos vigorosos e incansáveis frente ao que o novo ano nos traz e assim colhermos as alegrias do caminhho que certamente nos estão reservadas! Espero que gostem...

ENSINAR EXIGE HUMILDADE, TOLERÂNCIA E LUTA EM DEFESA DOS DIREITOS DOS EDUCADORES

  Por Paulo Freire Fonte: FREIRE, Paulo - Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa, Editora Paz e Terra, 1996.   S e há algo que os educandos brasileiros precisam saber, desde a mais tenra idade, é que a luta em favor do respeito aos educadores e à educação inclui que a briga por salários menos imorais é um dever irrecusável e não só um direito deles. A luta dos professores em defesa de seus direitos e de sua dignidade dev ser entendida como um momento importante de sua prática docente, enquanto prática ética. Não é algo que vem de fora da atividade  docente, mas algo que dela faz parte. O combate em favor da dignidade da prática docente é tão parte dela mesma quanto dela faz parte o respeito que o professor deve ter à identidade do educando, à sua pessoa, a seu direito de ser. Um dos piores males que o poder público vem fazendo a nós, no Brasil, historicamente, desde que a sociedade brasileira foi criada, é o de fazer muito...