Um único dia de consumo de álcool afeta saúde mental da criança


Pares que esperam bebê



O consumo de quatro doses de bebidas alcoólicas em apenas um dia durante a gravidez pode aumentar os riscos de problemas mentais na criança, como o transtornos do déficit de atenção e hiperatividade, segundo estudo publicado na edição de fevereiro da revista Pediatrics. Os resultados indicam que mesmo que não haja um consumo regular de álcool pela gestante, a ingestão de mais de quatro doses em um dia é prejudicial para o desenvolvimento do bebê.


"Padrões de consumo de álcool durante a gestação como episódios de "bebedeira" podem ser tão importantes como os níveis médios de consumo em conferir riscos para saúde mental e de problemas de aprendizado na infância...", escreveram os autores.
Para avaliar se esses padrões de consumo pela gestante podem estar associados com a saúde mental do filho, independentemente do consumo regular de bebidas, os pesquisadores analisaram mais de 6 mil crianças, considerando o "beber pesado" (consumo de quatro a seis doses no dia) no segundo e terceiro trimestre de gestação, e a saúde mental das crianças em dois momentos de sua vida.

Os resultados indicaram que beber quatro doses em um único dia estava associado a um alto risco de problemas de saúde mental, especialmente déficit de atenção e hiperatividade, nas meninas aos 47 meses, e em ambos os sexos aos 81 meses. Essa relação permaneceu significativa mesmo excluindo o consumo regular diário de álcool.

Fonte: http://pediatrics.aappublications.org/

Comentários