Pular para o conteúdo principal

O CASO PINEAS CAGE


CASO PINEAS CAGE

O caso Pineas Gage se transformou num paradigma da neurologia. Ele sofreu um acidente de trabalho em 1848, que transformou sua vida e a história da ciência neurológica. Capataz de uma construção de ferrovia, ao reparar uma carga explosiva, houve uma explosão e a barra de ferro, que ajudava a comprimir o explosivo, a pólvora, voou, atravessando o lado esquerdo de seu cérebro, saindo pelo topo da cabeça mais a direita.

Como consequência posterior, Pineas perdeu a visão do olho esquerdo, mas continuou consciente várias horas após o acidente, falando e se movimentando normalmente.

Dois anos depois, foi dado como curado pelo médico, Dr. Harlow, que acompanhou seu caso até a sua morte 13 anos depois, ao que parece, vitima de ataques epilépticos ininterruptos. Mas não era mais a mesma pessoa. Sua personalidde tinha mudado. Segundo seus amigos: "Gage não era mais Gage". De sujeito responsável, trabalhador, empreendedor e respeitado pelos colegas, passou a ser considerado um verdadeiro desastre: fanfarrão, beberrão, desbocado, criador de caso. Não parava em emprego ou muito tempo em lugar algum. Mudava de opinião de uma hora para outra. Fazia planos fantasiosos, que eram logo abandonados. Hesitava em tomar decisões e quando as tomava sempre eram desastrosas e desacertadas. Agia de forma totalmente diferente da atitude promissora e determinada anterior.

O que levou a hipótese, tempos depois, com o desenvolvimento da neurologia, de que lesões no lobo parental podem afetar o comportamento. Phineas Gage tornou-se um caso clássico dos livros de ensino dessa ciência. A parte do cérebro lesada, lobos frontais, passou a ser associada às funções mentais e emocionais que foram alteradas no seu caso.
Mais recentemtente, os neurobiologistas portugueses Hanna e Antônio Damasio, em 1994, descobriram que a maior parte do dano deve ter ocorrido na região ventromedial dos lobos frontais de ambos os lados. Entretanto, a parte desse lobos responsável pela falta e funções motoras foi aparentemente poupada. Assim eles concluíram que, as mudanças no comportamento social e ético de Phineas Gage, provavelmente, foram devidas a esta lesão, que causou déficits característicos nos processos de decisão racional e de controle das emoções.

Postagens mais visitadas deste blog

PROBLEMAS RESOLVIDOS

Pode entrar e explorar à vontade!

A PRINCESA DA ÁGUA DA VIDA: UMA HISTÓRIA DA TRADIÇÃO SUFI

Homenageando todas as culturas de transmissão oral de conhecimento, que possamos desenvolver nossa imaginação, reencenando dentro de nós aqueles tempos longíquos ao redor da fogueira sob o céu estrelado ouvindo histórias. O encanto de ler ou ouvir uma história, suponho que atravessa todas as culturas. Para todos nós Príncipes e Princesas da Água da Vida que possamos não nos impressionar com as calamidades que nos acontecem e seguirmos os caminhos que nos competem. O blog PSICOLOGIA EM FOCO deseja um Natal de muita Paz e um 2017 que sejamos vigorosos e incansáveis frente ao que o novo ano nos traz e assim colhermos as alegrias do caminhho que certamente nos estão reservadas! Espero que gostem...

ENSINAR EXIGE HUMILDADE, TOLERÂNCIA E LUTA EM DEFESA DOS DIREITOS DOS EDUCADORES

  Por Paulo Freire Fonte: FREIRE, Paulo - Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa, Editora Paz e Terra, 1996.   S e há algo que os educandos brasileiros precisam saber, desde a mais tenra idade, é que a luta em favor do respeito aos educadores e à educação inclui que a briga por salários menos imorais é um dever irrecusável e não só um direito deles. A luta dos professores em defesa de seus direitos e de sua dignidade dev ser entendida como um momento importante de sua prática docente, enquanto prática ética. Não é algo que vem de fora da atividade  docente, mas algo que dela faz parte. O combate em favor da dignidade da prática docente é tão parte dela mesma quanto dela faz parte o respeito que o professor deve ter à identidade do educando, à sua pessoa, a seu direito de ser. Um dos piores males que o poder público vem fazendo a nós, no Brasil, historicamente, desde que a sociedade brasileira foi criada, é o de fazer muito...