Pular para o conteúdo principal

EDUCAÇÃO DO HOMEM INTEGRAL

EDUCAÇÃO DO HOMEM INTEGRAL


Educação do Homem Integral 

Hubert Rohden 

O problema paradoxal da educação é abordado neste livro de maneira verdadeira e total. Seu autor, o filósofo e educador contemporâneo HUBERT ROHDEN, apoiado em sua ampla experiência, nos apresenta um livro informativo, formativo e transformativo. A essência do livro reside no conceito de que ninguém pode educar ninguém: alguém somente pode educar-se a si mesmo.

Pra ROHDEN, aquilo que hoje em dia se chama educação é, quase sempre, mera instrução, e ele enfatiza que a instrução se refere aos objetivos: a educação visa o sujeito.

É certamente necessário que o homem seja instruído – mas não é suficiente. Para ser instruído basta colher certa soma de conhecimentos exatos sobre diversos objetos que o homem possui ou procura possuir – mas, para ser educado, é necessário que dentro de seu próprio sujeito, realize as qualidades que perfazem o seu verdadeiro Eu. Descobrir fatos fora de nós é instrução – realizar valores dentro de nós é educação.

O problema da educação culmina, logicamente, no problema da auto-realização do homem. Para que alguém seja verdadeiramente educador não basta estudar esta psicologia periférica e superficial que vem exposta na maior parte dos nossos compêndios – é necessário que desça à sabedoria abismal de seu próprio EU, aos mais profundos abismos da sua natureza humana, daquilo que ele "é", e não apenas daquilo que ele "tem".

Já sabemos que o homem é muito mais aquilo que pode vir a ser e deseja ser do que aquilo que é no plano histórico da sua vida.

Textualmente diz ROHDEN: "O que o Mestre fez, e o que todo mestre pode e deve fazer é mostrar o caminho no qual o discípulo se pode autoeducar. Mas nenhum meste tem certeza de que seu discípulo siga esse caminho. O livre-arbítrio do homem é uma fortaleza inexpugnável, cujas portas não abrem para fora, mas somente para dentro."

Homem, procura ser no teu externo aquilo que és no teu interno ser. Existencializa humanamente a tua divina essência – e serás ótimo educador, por seres plenamente educado.

Auto educação é auto-realização.

Extraído do Livro Educação do Homem Integral HUBERT ROHDEN

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GUARDA COMPARTILHADA

Terapeutas Comunitários, psicólogos e outros que trabalham no Tribunal de Justiça e/ou outro órgão Jurídico . . . Foi aprovado O projeto de Lei da Guarda Compartilhada. O motivo desta informação vir por aqui, é porque também trabalhamos com família e se faz importante que profissionais, assistentes sociais, advogados, PAIS E MÃES, tenham consciência do que representa esta lei e sobretudo, a importância da CONVIVÊNCIA dos filhos com ambos os Pais. Neste link http://fotojornalismo.fot.br/arquivo/details.php?image_id=2014&sessionid=e99a880ac6d8b09e41e0d77fc44a3b87 é possível baixar uma cartilha sobre o assunto. Para discussão detalhada sobre o assunto, sugiro as seguintes associações no Brasil: PAIS PARA SEMPRE: http://paisparasemprebrasil.org/ http://pais-para-sempre.blogspot.com/ PAI LEGAL http://www.pailegal.net Associação Pela Participação de Pais e Mães Separados na Vida dos Filhos: http://www.participais.com.br/ Associação de pais e Mães Separado...

UM DIA..

  QUE UM DIA... A vida que se apoia no futuro, nos ideiais, tira muito do alvo que é viver no presente. Nossa! Falar em viver o presente é quase como sair numa missão pelo mundo, tipo todos esses filmes fantásticos, em busca de um objeto valioso... Tanto se fala, pouco se sabe e experimenta. Mas a vida segue nos seus dias que ensinam para os atentos e desatentos (que somos). Cada vez mais creio que a maturidade é um estado de atenção capaz de permitir que cada um desfrute de sua existência de modo cada vez mais intuitivo, simples, leve, natural. E nesta trilha que seja possível um dia se divertir com o fato de ser alguém único. Quando ouço o canto dos pássaros, o barulho do vento balançando as folhas das árvores e tantas cores que chegam aos meus olhos, penso que os sons e imagens que vejo e ouço, falam da diversidade, da singularidade como uma Lei da Natureza... No caminhar da Humanidade parece ter sido uma das leis mais desrespeitadas, o que acaba por produzir muito sofrimento d...

PONTO FINAL?