Pular para o conteúdo principal

RESILIÊNCIA UMA COMPETÊNCIA IMPORTANTE




RESILIÊNCIA UMA COMPETÊNCIA  IMPORTANTE

Resiliência, principal competência profissional do século XXI

Resiliência é a palavra da vez no meio de recursos humanos. Tanto que consultores e coaches já apontam a competência como a mais importante no mundo do trabalho, no século XXI. O termo vem da engenharia, e é usado para falar da resistência de materiais a forças externas, como calor e pressão. Quanto maior ela for, mais flexível e resistente é o material. Da mesma forma, dizem consultores, são as pessoas e as corporações. Essa capacidade vai muito além de conseguir suportar o estresse: significa usar as adversidades para melhorar ainda mais o desempenho, o que tem papel crucial em tempos de rápidas e profundas mudanças.


Pode ser aprendida

Professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV) de São Paulo, Paulo Sabbag fez um grande estudo sobre o tema e descobriu uma forma de medir esta capacidade que, segundo ele, pode ser desenvolvida. São nove as características que compõem uma personalidade resiliente: autoeficácia (que inclui autoconfiança e a certeza de ter capacidade para realizar tarefas bem); alto índice de solução de problemas; temperança (capacidade de administrar bem as emoções); empatia; proatividade; competência social; persistência; otimismo e flexibilidade mental.

- A resiliência não é um traço de personalidade, mas uma característica que o indivíduo adquire ou perde, de acordo com os estímulos ambientais. Se é uma capacidade, pode ser desenvolvida - explica Sabbag. - Como são crenças arraigadas, que formam um padrão de comportamento, não se muda isso num estalar de dedos: é preciso disciplina e um esforço sistemático.

Idealizador da primeira escala nacional para avaliar o nível de resiliência de profissionais - só existem outras quatro no mundo - o professor estudou 3.707 alunos graduados de curso a distância, provenientes de 61 cidades brasileiras. Os resultados obtidos a partir de 1.512 respostas válidas indicaram uma porcentagem de 40% com elevada resiliência, 16% com baixa e 44% com resiliência moderada.

No mesmo estudo, Sabbag identificou dois tipos de resiliência moderada: a masculina e a feminina. O tipo feminino apresenta melhor pontuação em quesitos como empatia e articulação de apoio social, perdendo na questão temperança. Já o tipo masculino, que pontua menos no item empatia, consegue administrar melhor as emoções e se sobressai nos quesitos tenacidade e solução de problemas.

Otimista, mas sem ser ingênuo


Para a consultora Eliana Dutra, especialista em desenvolvimento organizacional e diretora executiva da Pro-Fit Coaching, ser flexível e resistente é olhar as situações difíceis com olhar otimista, mas sem ser ingênuo ou "fugir da luta". Ela comenta que não há como mudar a química do corpo que é liberada em situações de estresse - o corpo pode levar até oito horas para voltar ao normal, depois de uma situação tensa - mas que é possível, sim, treinar a si mesmo para ver a mesma situação sob outro ângulo.

- A melhor forma é aceitar a vida como ela é, sem ficar vendo demônios e bandidos em tudo - diz. - Se o seu chefe não te chamou para uma reunião, por exemplo, em vez de pensar que está sendo fritado e ficar calado e irritado, converse com ele e descubra do que se trata. Pela minha experiência como coach, 90% das vezes as coisas não são tão ruins quanto o profissional pensa.Praticar atividades físicas, meditativas e psicoterápicas pode ajudar a aumentar nível de resiliência.

Então, como fazer para melhorar essa competência? Consultores de recursos humanos dizem que esses conteúdos são emocionais e que, por isso, não são de fácil acesso. Muitos deles estão diretamente ligados à criação e à formação da pessoa.

Mas isso não significa que não seja possível fazer alguns exercícios que ajudem a adquirir qualidades importantes. Meditação, ioga, praticar esportes e fazer psicoterapia são algumas das práticas que podem ajudar a aumentar a resiliência, diz Sabbag.

- Meditação e ioga ajudam a pessoa a administrar melhor as emoções, enquanto a prática de esportes costuma proporcionar um aumento da tenacidade (ou persistência) - revela Sabbag. - Para conquistar mais autoconfiança, acho que só com o apoio de uma psicoterapia.

Sou impulsivo ou não?


Para José Augusto Figueiredo, presidente do International Coaching Federation (ICF) Brasil e diretor de operações da DBM na América Latina, ser resiliente é relativizar as próprias crenças e, a partir daí, lidar com as mais diferentes questões. Ele ressalta, no entanto, que não significa ser submisso.
- Pessoas que têm convicções muito firmes e que não abrem mão delas são menos resilientes - explica.

Segundo Figueiredo, uma forma eficiente de medir a própria resiliência é fazer a um colega, cônjuge ou até ao chefe perguntas como: Sou impulsivo ou não? Como administro minhas emoções? Sou uma pessoa empática? Sou otimista diante da vida?

- Receber este input de fora é ótimo para que a ficha caia logo. Ou seja, para que a pessoa se dê conta do quão resiliente é ou não, e para que possa se empenhar para melhorar - diz.

Fonte:

http://oglobo.globo.com/emprego/resiliencia-principal-competencia-profissional-do-seculo-xxi-3459529

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UM DIA..

  QUE UM DIA... A vida que se apoia no futuro, nos ideiais, tira muito do alvo que é viver no presente. Nossa! Falar em viver o presente é quase como sair numa missão pelo mundo, tipo todos esses filmes fantásticos, em busca de um objeto valioso... Tanto se fala, pouco se sabe e experimenta. Mas a vida segue nos seus dias que ensinam para os atentos e desatentos (que somos). Cada vez mais creio que a maturidade é um estado de atenção capaz de permitir que cada um desfrute de sua existência de modo cada vez mais intuitivo, simples, leve, natural. E nesta trilha que seja possível um dia se divertir com o fato de ser alguém único. Quando ouço o canto dos pássaros, o barulho do vento balançando as folhas das árvores e tantas cores que chegam aos meus olhos, penso que os sons e imagens que vejo e ouço, falam da diversidade, da singularidade como uma Lei da Natureza... No caminhar da Humanidade parece ter sido uma das leis mais desrespeitadas, o que acaba por produzir muito sofrimento de to

GUARDA COMPARTILHADA

Terapeutas Comunitários, psicólogos e outros que trabalham no Tribunal de Justiça e/ou outro órgão Jurídico . . . Foi aprovado O projeto de Lei da Guarda Compartilhada. O motivo desta informação vir por aqui, é porque também trabalhamos com família e se faz importante que profissionais, assistentes sociais, advogados, PAIS E MÃES, tenham consciência do que representa esta lei e sobretudo, a importância da CONVIVÊNCIA dos filhos com ambos os Pais. Neste link http://fotojornalismo.fot.br/arquivo/details.php?image_id=2014&sessionid=e99a880ac6d8b09e41e0d77fc44a3b87 é possível baixar uma cartilha sobre o assunto. Para discussão detalhada sobre o assunto, sugiro as seguintes associações no Brasil: PAIS PARA SEMPRE: http://paisparasemprebrasil.org/ http://pais-para-sempre.blogspot.com/ PAI LEGAL http://www.pailegal.net Associação Pela Participação de Pais e Mães Separados na Vida dos Filhos: http://www.participais.com.br/ Associação de pais e Mães Separado

ERRAR E HUMANO, PERSISTIR NO ERRO É BURRICE!

  ERRAR E HUMANO, PERSISTIR NO ERRO É BURRICE ! Errar é humano e não tem quantidade, tem o momento que a pessoa compreende algo. Um processo de aprendizagem pode ter várias camadas, até mesmo a camada do pensar ter entendido o que ainda de fato não entendeu. Uma experiência pode ter muitos aspectos que vão sendo revelados na sua execução e talvez leve um tempo para compreender e executar com excelência. Uma criança que aprende a andar experimenta sem a "pressão de ser vista como" incompetente.  "Quebrar a cara" quantas vezes for necessário é uma liberdade desde sempre em posse de cada um. E é um exercício se permitir a liberdade de experimentar. Um exercício. Isto também se aplica no desenvolvimento de competências emocionais. O perfeccionismo é diferente de dar o seu melhor. Dar o seu melhor é diferente de perseguir de modo obsessivo o "controle pleno" da situação. Quase sempre a resposta a isso é frustração e desgaste. Sempre vai ter alguém pra botar def