Pular para o conteúdo principal

QUESTIONAR E ENSINAR

 

QUESTIONAR E ENSINAR


Por Rogério Miranda de Almeida - Doutor em filosofia pela Universidade de Metz (França) e em Teologia pela Universidade de Estrasburgo. Professor no Programa de Pós - Graduação da Pontíficia Universidade Católica do Paraná (PUC- PR). Publicou os seguintes livros: Nietzche e Freud - Eterno Retorno e Compulsão à Repetição (2005); Eros e Tânatos: A Vida, A Morte, o Desejo (2007). Todos pela Edições Loyola.

O ensino da filosofia, uma das mais nobres tarefas pedagógicas, é ao mesmo tempo uma das mais difíceis. Difícil porque, dada a própria origem da filosofia ocidental - cujo berço é a Grécia e, mais precisamente, a costa Jônica do séc 6 a.C -, a questão em torno da qual ela girava era do ser enquanto ser. Em outros termos, indagavam-se os jônicos: por que, a despeito do nascimento, da corrupção e da morte das coisas sensíveis, tudo permanece como se fosse o mesmo? Deve, pois, haver - completavam esses estudiosos da natureza - por trás do mundo fenomênico algo que nem envelhece e nem morre. Esse algo - representado ora pela água, ora pelo "indeterminado", ora pelo ar, ora pelo fogo ou, mais tarde, na visão de Empédocles de Agrigento, pelos quatro elementos juntos, era aquilo que, em última instância, constituiria o ser na sua indestrutibilidade e imutabilidade.

Algo do séc 5 a.C, a questão filosófica se deslocará para o próprio homem. ela se desdobrará sob a forma do "conhece-te a ti mesmo" efetuado por Sócrates, e sob a modalidade do ensino, das convenções, da eloquência e da antinomia entre natureza e cultura. É  a questão dos sofistas e, consequentemente, da oposição entre os sofistas, Sócrates e Platão que, ao contrário daqueles, acentuavam a essência ou a natureza das coisas e do homem, e não a sua aparência.


QUESTIONAR E ENSINAR


Toda essa problemática, juntamente com as indagações que marcarão a Idade Média, os tempos modernos e a fase contemporânea, se acham desenvolvidas no meu livro, intitulado Eros e Tânatos: a Vida, a Morte, o Desejo, Edições Loyola, 2007, assim como em outra obra, que será brevemente publicada pela mesma editora, sob o título: A Fragmentação da cultura e o Fim do Sujeito.

Estas duas obras poderão, talvez suscitar a interrogação seguinte: em que consiste hoje o ensino de filosofia, se as interrogações que agora se colocam não mais têm como foco a essência última das coisas e do homem - como entre os gregos clássicos e os pensadores medievais - mas, antes, o ser considerado antropologicamente? Assim, na perspectiva da filosofia moderna, a pergunta se volta para o homem, ou para o anthropos, visto e examinado a partir de suas manifestações culturais ou de sua capacidade de construir e produzir seu próprio mundo e, consequentemente, a sua própria liberdade. Já do ponto de vista da filosofia contemporânea e, sobretudo, a partir do séc 19, o problema que se faz ressaltar é aquele desejo, do inconsciente, das forças, das pulsões, das significações e, em suma da linguagem.

Certo, são as mesmas questões que retornam, mas levantadas, examinadas, denominadas e significadas de maneira diferente ou, para dizê-lo nietzcheanamente, são as mesmas questões que se repetem, mas transformadas em novas verdades, em novas visões, em novas valorações e em novas interpretações. O que se verifica atualmente, porém, é um aceleramento cada vez maior dessas questões que não cessam de se desdobrar, de se acirrar e, ao mesmo, de se fragmentar.

Fonte: Revista Filosofia - Conhecimento Prático p. 66 Edt: Escala Educacional (n. 34)

Comentários

  1. Belo texto: preciso, claro, relevante e, sobretudo, bem escrito. O autor de "Nietzsche e o paradoxo" tocou nos pontos essenciais do problema do ensino da filosofia hoje.

    ResponderExcluir
  2. Se este autor escrevendo é claro deste jeito, imagine só ele falando ou dando uma conferência. Eu daria tudo para ouvi-lo.

    ResponderExcluir
  3. Eu também daria tudo para assistir a uma conferência do filósofo, teólogo e escritor Rogério Miranda de Almeida. A Revista Filosofia - Conhecimento Prático está de parabens com o artigo deste autor. Por favor, peçam a ele para escrever mais para a revista.

    ResponderExcluir
  4. De fato, a "Revista Filosofia - Conhecimento Prático" acertou em cheio em publicar um artigo do filósofo e teólogo Rogério Miranda de Almeida, que não só escreve divinamente bem, como também toca em pontos essenciais e atuais do ensino da filosofia. Eu quero adquirir e ler todos os livros e artigos deste escritor realmente extraordinário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A revista é ótima! Gostei muito de ter compartilhado com vocês estes pensamentos.

      Excluir
    2. A revista é ótima! Gostei muito de ter compartilhado com vocês estes pensamentos.

      Excluir
  5. Bravo, Prof. Rogério Miranda de Almeida! Artigo maravilhoso! Este texto merece destaque pela sua pertinência, relevância e, principalmente, pela arte do escrever que caracteriza este filósofo e teólogo.

    ResponderExcluir
  6. E esta tarefa como ele, aponta, deve ser além do destacar as etapas do pensamento filosófico mas estabelecer esta necessária ponte com o mundo contemporâneo e é justamente na promoção desta conexão que habita a beleza desta tarefa. Belo texto. Valeu pela visita.

    ResponderExcluir
  7. Imaginem se este filósofo e teólogo, Rogério Miranda de Almeida, escrevesse um livro inteiro sobre o ensino da filosofia. Se num artigo de uma página, ele conseguiu sintetizar com tanta maestria e clareza os principais desafios do ensino desta ciência, o que faria ele então numa obra inteira?

    ResponderExcluir
  8. Li o artigo, "Questionar e ensinar", do professor, escritor, filósofo e teólogo, Rogério Miranda de Almeida. Impressionante o poder de síntese e a profundidade de análise de um tema tão complexo, e tudo isso feito numa só página. Parabéns ao incomparável Rogério Miranda de Almeida, cujos livros eu já havia lido, e a esta revista que publicou seu texto.

    ResponderExcluir
  9. Eu quero ler mais artigos deste autor. Como faço para adquiri-los? Quero ler também os seus livros, todos eles.

    ResponderExcluir
  10. É isso aí. Um autor porrete como esses tem mesmo é de lido, relido e explorado nos seus escritos. Parabéns pelo artigo. Quero ler mais.

    ResponderExcluir
  11. Além do artigo apresentado aqui, eu li também, de Rogério Miranda de Almeida, "A fragmentação da cultura e o fim do sujeito", obra recentemente publicada por edições Loyola. Sem comentáros! Além da riqueza da escrita, o autor aborda e desenvolve questões dificílimas, como a subjetividade, com uma facilidade incrível. Tudo se torna claro e compreensível. É toda a história da cultura ocidental que desfila neste livro. Recomendo a sua leitura a todos.

    ResponderExcluir
  12. Eu também li o livro de Rogério Miranda de Almeida, "A fragmentação da cultura e o fim do sujeito", obra rica do ponto de vista literário, histórico e filosófico. Uma verdadeira lição. Eu também o recomendo.

    ResponderExcluir
  13. Recomendação aceita! Anotado. Pelos temas abordados deve ser uma leitura ótima!! Obrigada pela visita!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

UM DIA..

  QUE UM DIA... A vida que se apoia no futuro, nos ideiais, tira muito do alvo que é viver no presente. Nossa! Falar em viver o presente é quase como sair numa missão pelo mundo, tipo todos esses filmes fantásticos, em busca de um objeto valioso... Tanto se fala, pouco se sabe e experimenta. Mas a vida segue nos seus dias que ensinam para os atentos e desatentos (que somos). Cada vez mais creio que a maturidade é um estado de atenção capaz de permitir que cada um desfrute de sua existência de modo cada vez mais intuitivo, simples, leve, natural. E nesta trilha que seja possível um dia se divertir com o fato de ser alguém único. Quando ouço o canto dos pássaros, o barulho do vento balançando as folhas das árvores e tantas cores que chegam aos meus olhos, penso que os sons e imagens que vejo e ouço, falam da diversidade, da singularidade como uma Lei da Natureza... No caminhar da Humanidade parece ter sido uma das leis mais desrespeitadas, o que acaba por produzir muito sofrimento de to

GUARDA COMPARTILHADA

Terapeutas Comunitários, psicólogos e outros que trabalham no Tribunal de Justiça e/ou outro órgão Jurídico . . . Foi aprovado O projeto de Lei da Guarda Compartilhada. O motivo desta informação vir por aqui, é porque também trabalhamos com família e se faz importante que profissionais, assistentes sociais, advogados, PAIS E MÃES, tenham consciência do que representa esta lei e sobretudo, a importância da CONVIVÊNCIA dos filhos com ambos os Pais. Neste link http://fotojornalismo.fot.br/arquivo/details.php?image_id=2014&sessionid=e99a880ac6d8b09e41e0d77fc44a3b87 é possível baixar uma cartilha sobre o assunto. Para discussão detalhada sobre o assunto, sugiro as seguintes associações no Brasil: PAIS PARA SEMPRE: http://paisparasemprebrasil.org/ http://pais-para-sempre.blogspot.com/ PAI LEGAL http://www.pailegal.net Associação Pela Participação de Pais e Mães Separados na Vida dos Filhos: http://www.participais.com.br/ Associação de pais e Mães Separado

ERRAR E HUMANO, PERSISTIR NO ERRO É BURRICE!

  ERRAR E HUMANO, PERSISTIR NO ERRO É BURRICE ! Errar é humano e não tem quantidade, tem o momento que a pessoa compreende algo. Um processo de aprendizagem pode ter várias camadas, até mesmo a camada do pensar ter entendido o que ainda de fato não entendeu. Uma experiência pode ter muitos aspectos que vão sendo revelados na sua execução e talvez leve um tempo para compreender e executar com excelência. Uma criança que aprende a andar experimenta sem a "pressão de ser vista como" incompetente.  "Quebrar a cara" quantas vezes for necessário é uma liberdade desde sempre em posse de cada um. E é um exercício se permitir a liberdade de experimentar. Um exercício. Isto também se aplica no desenvolvimento de competências emocionais. O perfeccionismo é diferente de dar o seu melhor. Dar o seu melhor é diferente de perseguir de modo obsessivo o "controle pleno" da situação. Quase sempre a resposta a isso é frustração e desgaste. Sempre vai ter alguém pra botar def