Entrevista: Lorenzo Bustani
Fonte: O Globo - Boa Chance (p.8)
O que pode ser feito para melhorar a vida das pessoas? É essa questão que move o brasileiro Lorenzo Bustani, dono da consultoria Mandalah, eleito um dos cem empresários mais criativos do mundo, pela revista americana "Fast Company'. A receita diz ele, é promover a "inovação consciente"
*Como você define "inovação consciente'
A idéia só é inovadora se ela melhora a vida das pessoas, e isso tem a ver com a geração de uma nova consciência nas empresas. Queremos mostrar o papel que elas exercem na sociedade e de que forma seus produtos, serviços e estratégias podem não só manter a saudável e necessária busca por lucro, mas incorporar também valores sociais e humanos. Aliar lucro a propósito é a receita da inovação consciente.
*Como criar um novo produto ou serviço?
Primeiramente, deve ser um serviço ou produto que venha a somar, agregar, capaz de contribuir para um mundo melhor. E que busque sucesso e gere lucro para a empresa, pois é do lucro que a inovação consciente se alimenta, levando ao conceito de valor compartilhado, no qual todos saem ganhando.
*Quais são os desafios para inovar no país?
Atravessamos um momento muito fértil para a inovação; mas fertilidade é uma coisa, plantar e regar as sementes do jeito certo é outra. Acho que as dificuldade vêm exatamente desse processo de transição. Muitas das nossas empresas ainda pagam o preço da exagerada informalidade, não dão prioridade ao conceito sustentável, carecem de infraestrutura em TI e não apostam na cultura da experimentação. Mas nosso mercado está deixando de ser refém do "jeitinho brasileiro" e entrando na era do profissionalismo. Está vendo que tudo funciona em cadeia. Com isso, a tendência natural é que a inovação consciente encontre os caminhos que ela merece. Potencial é oque não lhe falta