JANEIRO BRANCO: MÊS DA SAÚDE MENTAL, SAÚDE MENTAL SEMPRE

Recebi este GIF via Whatsapp, espero que funcione na sua mídia
Falar de saúde mental é compreender que esta é, sem medo de ser audaciosa em minha posição, o território, o recurso natural, a tecnologia mais valiosa da existência que cabe ao ser humano explorar. Como ainda somos estrangeiros dentro de nós mesmos, apesar dos  importantes avanços que somos capazes de criar. 

As perspectivas de crescimento dos transtornos mentais e seus inegáveis danos à saúde e à produtividade por cada vez mais incapacitarem ao trabalho e ao desfrutar da vida, torna-se cada vez mais algo que não mais pode ser ignorado, daí a iniciativa de transformar o mês de Janeiro no mês da Saúde Mental -  JANEIRO BRANCO.

Em muitas ocasiões o PSICOLOGIA EM FOCO falou sobre o quanto se tornou insustentável manter a separação corpo e alma - O penso, logo existo de Descartes, somado a todos os pensadores que forjaram a estrutura e o funcionamento do Ocidente, tem se mostrado ineficaz ao longo dos anos para dar conta da comp…

Sempre Fernando Pessoa: nesta sua aguçada capacidade de ler e traduzir o mundo nos fazendo refletir sobre o essencial...




"Elevar e libertar não são a mesma coisa. Elevando-nos sentimos-nos superiores a nós mesmos, porém por afastamento de nós. Libertando-nos, sentimo-nos superiores em nós mesmos, senhores e não emigrados de nós. A libertação é uma elevação para dentro, como se crescêssemos em vez de nos alçarmos. (Fernando Pessoa).

Obs:Escolhi este trecho da òpera Thais de Massenet chamado Meditação para ilustrar esta postagem.Esta ópera é a história de um monge que tenta converter a Deus uma linda cortesã por quem acaba se apaixonando. Esta linda música é tocada quando ela pensa se deve se converter e quando está morrendo. Descobri recentemente Massenet, e me apaixonei por sua intensidade tão igual a todos nós.... Este ano se comemora os 100 anos do falecimento de Massenet. 

Comentários