Pular para o conteúdo principal

O "DOPING" DO CÉREBRO


O "DOPING" DO CÉREBRO

Alerta contra o ' doping do cérebro'
RELATÓRIO EUROPEU PROPÕE LIMITES PARA O USO DE DROGAS COGNITIVAS
Por Flávia Milhorance
Fonte: Jornal O Globo – Ciência 
A necessidade de se regular o uso de certas drogas e tecnologias que melhoram o desempenho do indivíduo foi tema de alerta de instituições europeias, que lançaram ontem o relatório "Aprimoramento humano e futuro do trabalho". Assinado pela Royal Society, assim como pelas academias britânicas de medicina e engenharia, o documento destaca o uso indiscriminado, por exemplo, das chamadas drogas cognitivas, que aumentam a memória e a atenção. Remédios caros, acessíveis a poucos, mas usados cada vez com maior frequência por uma parcela de estudantes por uma parcela de estudantes antes de concursos, principalmente nos EUA, eles levam à discussão sobre os limites éticos do "doping do cérebro".
 Segundo o relatório europeu, remédios desenvolvidos para tratar transtornos psicológicos, como o déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e a narcolepsia, têm sido utilizados por pessoas saudáveis com o objetivo de melhorar o desempenho em determinada atividade. Alguns exemplos citados no documento foram os compostos Alderrall, Modafinil e Ritalina, os dois últimos comercializados no Brasil. Eles acreditam que fórmulas ara pacientes de Alzheimer ou esquizofrenia também serão usadas para aumentar as funções cognitivas.
- Elas podem influenciar nossa capacidade de aprender e realizar tarefas, aumentar nossa motivação, nos permitir trabalhar mais, em condições extremas e até na velhice - explicou ao jornal britânico "The Guardian" Genevra Richardson, professora do King´s College de Londres e representante do comitê responsável pelo relatório, que ainda propôs a discussão:
- Apesar de as tecnologias de aprimoramento humano garantirem benefícios à sociedade, seu uso no trabalho levanta questões de ordem, ética, política e econômica, que merecem ampla consideração. Elas incluem como o público enxerga estas tecnologias, quais são as suas consequências a longo prazo para o indivíduo e quem paga por isso. Se são os próprios indivíduos que pagam, então isto tornaria os ricos mais inteligentes.
 
QUESTÕES ÉTICAS E DE SAÚDE EM DISCUSSÃO
Enquanto o debate sobre regulação trabalhista é visto como mais relevante pelos europeus, os especialistas brasileiros apontam os prejuízos para a saúde e a discussão ética de se tirar vantagem com estes medicamentos como as questões mais importantes. Professor do Departamento de Saúde Coletiva da Unicamp e especialista em Bioética, Flávio César de Sá lembra que estas drogas ainda são caras e pouco acessíveis aqui no país.
- Este ainda não é um problema tão sério como nos Estados Unidos e na Europa, mas com certeza vai ser. Isto vai acontecer à medida que houver maior disponibilização das drogas, que logo poderão chegar ao mercado negro - aponta César de Sá. - É uma discussão ética e moral se a sociedade vai aceitar esse comportamento. Eu acho errado. A partir disso, veríamos como seria a regulação: não poderia haver venda livre e estar disponível como qualquer outra droga. Além disso, o mercado paralelo deveria ser fortemente reprimido.
O especialista afirma ainda que poucos estudos foram realizados para apontar quais os riscos dessas drogas para a saúde:
- Ninguém sabe ainda quais são os seus efeitos em uso prolongado e quais suas consequências no cérebro de pessoas que as utilizam para fins diferentes dos prescritos. Que há dependência química, isto sem dúvida, como qualquer outra droga que melhora a performance.
Presidente da Sociedade de Bioética do Estado do Rio e pesquisador da Fiocruz, Sérgio Rego compara a prática com o doping no esporte:
- Seria ético fazer doping ara aumentar a performance intelectual? Acho que não - comentou Rego. - Uma sociedade competitiva como a nossa já tem essa cultura de aprimoramento humano e aumento de desempenho enraizada. Isso vai desde o uso de um simples óculos para melhorar a visão ao doping por atletas. Então não é de se estranhar o uso desse recurso das drogas cognitivas. Mas além da discussão ética, há a questão da saúde: antes as drogas que prometiam melhorar a atenção, como o ginkgo biloba, não eram tão nocivas. Agora o terreno é muito mais perigoso
SERVIÇO
_______________
Ritalina
Produto indicado no tratamento do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). É um estimulante do sistema nervoso central.
Modafinil(a)
Composto recomendado para melhorar sintomas da narcolepsia, distúrbio que gera excessiva sonolência durante o dia. É um estimulante não anfetamínico que promove o estado de vigília.
Aderral
É um psicoestimulante composto de sais de anfetamina; não é vendido no Brasil e em outros locais tem venda controlada pelo risco de abuso e vício.

Postagens mais visitadas deste blog

PROBLEMAS RESOLVIDOS

Pode entrar e explorar à vontade!

GUARDA COMPARTILHADA

Terapeutas Comunitários, psicólogos e outros que trabalham no Tribunal de Justiça e/ou outro órgão Jurídico . . . Foi aprovado O projeto de Lei da Guarda Compartilhada. O motivo desta informação vir por aqui, é porque também trabalhamos com família e se faz importante que profissionais, assistentes sociais, advogados, PAIS E MÃES, tenham consciência do que representa esta lei e sobretudo, a importância da CONVIVÊNCIA dos filhos com ambos os Pais. Neste link http://fotojornalismo.fot.br/arquivo/details.php?image_id=2014&sessionid=e99a880ac6d8b09e41e0d77fc44a3b87 é possível baixar uma cartilha sobre o assunto. Para discussão detalhada sobre o assunto, sugiro as seguintes associações no Brasil: PAIS PARA SEMPRE: http://paisparasemprebrasil.org/ http://pais-para-sempre.blogspot.com/ PAI LEGAL http://www.pailegal.net Associação Pela Participação de Pais e Mães Separados na Vida dos Filhos: http://www.participais.com.br/ Associação de pais e Mães Separado...

A PRINCESA DA ÁGUA DA VIDA: UMA HISTÓRIA DA TRADIÇÃO SUFI

Homenageando todas as culturas de transmissão oral de conhecimento, que possamos desenvolver nossa imaginação, reencenando dentro de nós aqueles tempos longíquos ao redor da fogueira sob o céu estrelado ouvindo histórias. O encanto de ler ou ouvir uma história, suponho que atravessa todas as culturas. Para todos nós Príncipes e Princesas da Água da Vida que possamos não nos impressionar com as calamidades que nos acontecem e seguirmos os caminhos que nos competem. O blog PSICOLOGIA EM FOCO deseja um Natal de muita Paz e um 2017 que sejamos vigorosos e incansáveis frente ao que o novo ano nos traz e assim colhermos as alegrias do caminhho que certamente nos estão reservadas! Espero que gostem...