Pílula de ânimo aos portadores de transtornos de ansiedade 3


SUGERIR A VOCÊ MESMO O QUE QUER E NÃO O QUE NÃO QUER
Inúmeras pessoas acham que estar preocupado com as coisas é ser previdente e aí não pensar negativamente, viver ansioso frente ao futuro, buscando controlar os acontecimentos é ser uma pessoa negligente, irresponsável na vida. Na verdade, pensar de maneira improdutiva acaba algumas vezes atraindo aquilo que você teme.


Por exemplo, se você vai dar uma palestra, estará favorecendo o negativo se pensar: Assim que eu começar a falar vou gaguejar. Ao contrário, você poderá experimentar sentimentos de bem estar se pensar: Quando eu começar a falar serei calmo e minhas idéias vão fluir claramente.

Ajuda muito procurar ser afirmativo e atentar para o significado de toda frase. Um exemplo, esta frase: Não vou me sentir nervoso nem estressado dirante a palestra. embora pareça uma frase positiva não é, pois ela tem o mesmo efeito da frase: Não pense no elefante de bolinhas. Provavelmente boa parte das pessoas começaria a ver na mente a imagem do elefante de bolinhas. Isso aconteceria porque para não pensar em alguma coisa, muitos precisam pensar na coisa! A exemplo da frase anterior, ela só é útil para pôr ansiedade e estresse na cabeça, independente do sentido da frase toda.

É mais interessante pensar na palestra usando frases afirmativas como vou me sentir relaxado e confiante na palestra de amanhã.

Referência
Sheehan, Elaine - Ansiedade, Fobias e Síndrome do Pânico. Editora Ágora. 2000

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SOBRE A AMBIÇÃO DO AVANÇAR DO TEMPO E SUAS RESPOSTAS: UM TOQUE DE ARTE

CRIADOR E CRIATURA

DOE VIDA: DETALHES A QUEM SE INTERESSAR