Pular para o conteúdo principal

INOVAR INDUZ À AÇÃO À REALIZAÇÃO

INOVAR INDUZ À AÇÃO À REALIZAÇÃO


Entrevista

José Roberto Aranha
Professor
Diretor do Instituto Gênesis/ PUC - Rio www.genesis-puc-rio.br/


Como as incubadoras ajudam a aumentar o grau de inovação de um novo negócio?

Aproximando laboratórios de pesquisa dos empreendedores, juntando empresas com problemas similares, dando consultoria específica e unindo necessidades de grandes empresas e incubadoras.

Cite um resultado desse trabalho?
As ajudas da incubadora são pontuais. Contarei dois casos. Um grupo desenvolveu sensores por fibra ótica para medir pressão, temperatura etc., que serviram para ajudar na exploração do petróleo. O Gênesis fez um trabalho de prospecção desta tecnologia e viu que poderia ser usada em aviônica, construção de pontes etc. Com isso ficava viável se construir uma empresa para sensores. Foi criada, então a Gávea Sensor, que cresceu rapidamente e foi comprada pela Lupatech. Outro caso: juntamos três empresas nossas da área de educação à distância para que um grupo investidor tivesse interesse em colocar recursos nela. Assim nasceu a Affero, hoje a maior na educação à distância na América Latina. O que uma incubadora faz é estimular a boa ideia, encontrar oportunidades, arrumar o projeto sustentavelmente e ajudar a empesa a se capitalizar e entrar no mercado.

Jovens empreendedores estão atentos à diferença entre criatividade e inovação?

A diferença ainda não é bem difundida na sociedade. Você precisa de criatividade para inovar, mas não se inova só com criatividade. Inovar induz à ação, à realização. Não é só concepção.

É possível estimular a criatividade numa empresa?

Depende dos valores da empresa, de a abertura à mudança transpirar pela gestão. ela pode sim, ser estimulada, mas não sei se muitas empresas querem realmente desenvolver a criatividade de seus funcionários.

Fonte: Boa Chance

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROBLEMAS RESOLVIDOS

Pode entrar e explorar à vontade!

A PRINCESA DA ÁGUA DA VIDA: UMA HISTÓRIA DA TRADIÇÃO SUFI

Homenageando todas as culturas de transmissão oral de conhecimento, que possamos desenvolver nossa imaginação, reencenando dentro de nós aqueles tempos longíquos ao redor da fogueira sob o céu estrelado ouvindo histórias. O encanto de ler ou ouvir uma história, suponho que atravessa todas as culturas. Para todos nós Príncipes e Princesas da Água da Vida que possamos não nos impressionar com as calamidades que nos acontecem e seguirmos os caminhos que nos competem. O blog PSICOLOGIA EM FOCO deseja um Natal de muita Paz e um 2017 que sejamos vigorosos e incansáveis frente ao que o novo ano nos traz e assim colhermos as alegrias do caminhho que certamente nos estão reservadas! Espero que gostem...

ENSINAR EXIGE HUMILDADE, TOLERÂNCIA E LUTA EM DEFESA DOS DIREITOS DOS EDUCADORES

  Por Paulo Freire Fonte: FREIRE, Paulo - Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa, Editora Paz e Terra, 1996.   S e há algo que os educandos brasileiros precisam saber, desde a mais tenra idade, é que a luta em favor do respeito aos educadores e à educação inclui que a briga por salários menos imorais é um dever irrecusável e não só um direito deles. A luta dos professores em defesa de seus direitos e de sua dignidade dev ser entendida como um momento importante de sua prática docente, enquanto prática ética. Não é algo que vem de fora da atividade  docente, mas algo que dela faz parte. O combate em favor da dignidade da prática docente é tão parte dela mesma quanto dela faz parte o respeito que o professor deve ter à identidade do educando, à sua pessoa, a seu direito de ser. Um dos piores males que o poder público vem fazendo a nós, no Brasil, historicamente, desde que a sociedade brasileira foi criada, é o de fazer muito...