Pular para o conteúdo principal

RELAÇÃO DOS SINTOMAS DA ANSIEDADE COM OUTRAS ALTERAÇÕES FÍSICAS: UMA POSSIBILIDADE QUE DEVE SER VERIFICADA

RELAÇÃO DOS SINTOMAS DA ANSIEDADE COM OUTRAS ALTERAÇÕES FÍSICAS: UMA POSSIBILIDADE QUE DEVE SER VERIFICADA



Quando uma pessoa traz uma queixa de ansiedade como sendo causadora de transtornos e limitações no seu cotidiano, é necessário observar com cuidado o funcionamento dos sistemas nervoso (central e periférico), sistema imunológico, sistema endócrino e sistema cardiovascular.

Quando se fala em ansiedade excessiva ou patológica é importante verificar a possibilidade de um (ou mais) destes sistemas funcionais estarem comprometidos.

1) SISTEMA NERVOSO CENTRAL E PERIFÉRICO - Corresponde ao cérebro (neurônios, sinapses, substâncias neurotransmissoras, células de sustentação etc) e as fibras nervosas que ligam o cérebro aos músculos e órgãos do nosso corpo.
As alterações observadas neste sistema provocando ansiedade excessiva definimos como Transtorno de Ansiedade.

2) SISTEMA ENDÓCRINO OU GLANDULAR - Corresponde ao sistema que regula as funções reprodutivas e metabólicas tais como a menstruação e a eficiente transformação do alimento em energia a ser distribuída para todo o organismo. As glândulas produzem hormônios que enviam pela corrente sanguínea mensagens químicas para o organismo.

3) SISTEMA IMUNOLÓGICO -  É  o sistema responsável pelo combate aos "invasores externos" como vírus e bactérias. O sistema imunológico também neutralizam as células cancerosas que se formam no nosso organismo.

4) SISTEMA CARDIOVASCULAR - Corresponde ao coração e os vasos sanguíneos que levam sangue com alimento e oxigênio para todas as células do  organismo.
É importante destacar que nos casos de ansiedade excessiva na maioria das vezes um ou mais destes sistemas relacionados pode estar comprometido, mas quando usamos o termo 
TRANSTORNO DE ANSIEDADE nos referimos ao sistema nervoso como o principal sistema funcional  comprometido e deste modo responsável pelos sintomas de ansiedade patológica.

Converse com seu médico. O médico é profissional mais indicado para realizar este tipo de diagnóstico por exclusão pelo seu amplo conhecimento das patologias, num primeiro momento.Há casos também de comorbidade (coexistência de outros transtornos) como por exemplo síndrome do pânico com abuso de drogas ou depressão, transtorno de pânico com agorafobia, fobia social com transtorno de pânico etc cabendo ao psiquiatra observar. O psicólogo deve trabalhar junto com o paciente a busca da causa.

Nem sempre o que é ansiedade excessiva pode ser definido como transtorno de ansiedade.

Referência:
Silva, Ana Beatriz B., Mentes Ansiosas: medo e ansiedade além dos limites Rio de Janeiro, Objetiva 2011.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UM DIA..

  QUE UM DIA... A vida que se apoia no futuro, nos ideiais, tira muito do alvo que é viver no presente. Nossa! Falar em viver o presente é quase como sair numa missão pelo mundo, tipo todos esses filmes fantásticos, em busca de um objeto valioso... Tanto se fala, pouco se sabe e experimenta. Mas a vida segue nos seus dias que ensinam para os atentos e desatentos (que somos). Cada vez mais creio que a maturidade é um estado de atenção capaz de permitir que cada um desfrute de sua existência de modo cada vez mais intuitivo, simples, leve, natural. E nesta trilha que seja possível um dia se divertir com o fato de ser alguém único. Quando ouço o canto dos pássaros, o barulho do vento balançando as folhas das árvores e tantas cores que chegam aos meus olhos, penso que os sons e imagens que vejo e ouço, falam da diversidade, da singularidade como uma Lei da Natureza... No caminhar da Humanidade parece ter sido uma das leis mais desrespeitadas, o que acaba por produzir muito sofrimento de to

GUARDA COMPARTILHADA

Terapeutas Comunitários, psicólogos e outros que trabalham no Tribunal de Justiça e/ou outro órgão Jurídico . . . Foi aprovado O projeto de Lei da Guarda Compartilhada. O motivo desta informação vir por aqui, é porque também trabalhamos com família e se faz importante que profissionais, assistentes sociais, advogados, PAIS E MÃES, tenham consciência do que representa esta lei e sobretudo, a importância da CONVIVÊNCIA dos filhos com ambos os Pais. Neste link http://fotojornalismo.fot.br/arquivo/details.php?image_id=2014&sessionid=e99a880ac6d8b09e41e0d77fc44a3b87 é possível baixar uma cartilha sobre o assunto. Para discussão detalhada sobre o assunto, sugiro as seguintes associações no Brasil: PAIS PARA SEMPRE: http://paisparasemprebrasil.org/ http://pais-para-sempre.blogspot.com/ PAI LEGAL http://www.pailegal.net Associação Pela Participação de Pais e Mães Separados na Vida dos Filhos: http://www.participais.com.br/ Associação de pais e Mães Separado

ERRAR E HUMANO, PERSISTIR NO ERRO É BURRICE!

  ERRAR E HUMANO, PERSISTIR NO ERRO É BURRICE ! Errar é humano e não tem quantidade, tem o momento que a pessoa compreende algo. Um processo de aprendizagem pode ter várias camadas, até mesmo a camada do pensar ter entendido o que ainda de fato não entendeu. Uma experiência pode ter muitos aspectos que vão sendo revelados na sua execução e talvez leve um tempo para compreender e executar com excelência. Uma criança que aprende a andar experimenta sem a "pressão de ser vista como" incompetente.  "Quebrar a cara" quantas vezes for necessário é uma liberdade desde sempre em posse de cada um. E é um exercício se permitir a liberdade de experimentar. Um exercício. Isto também se aplica no desenvolvimento de competências emocionais. O perfeccionismo é diferente de dar o seu melhor. Dar o seu melhor é diferente de perseguir de modo obsessivo o "controle pleno" da situação. Quase sempre a resposta a isso é frustração e desgaste. Sempre vai ter alguém pra botar def