Pular para o conteúdo principal

OBESIDADE E NÍVEL DE ESCOLARIDADE: TEM A VER?

OBESIDADE E NÍVEL DE ESCOLARIDADE: TEM A VER?

Pela primeira vez, excesso de peso supera 50% da população do país

Pesquisa do Ministério da Saúde indica aumento significativo de obesos e pessoas com sobrepeso ao longo de seis anos

O número de brasileiros acima do peso recomendado passou da metade da população, pela primeira vez, de acordo com a pesquisa realizada anualmente pelo Ministério da Saúde.

A pesquisa Vigitel 2012 (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico) aponta que 51% da população acima de 18 anos está acima do peso ideal.

Isso ocorre quando a pessoa tem IMC (ìndice de Massa Corpórea) maior que 25. Acima de 30 já se considera obesidade, conforme o parâmetro, calculado pelo peso em relação à altura.

OBESIDADE E NÍVEL DE ESCOLARIDADE: TEM A VER?


O levantamento é feito através de pesquisa telefônica com 45 mil habitantes das 27 capitais.

O sobrepeso atinge mais os homens (54,4%) do que mulheres (48,1%). A obesidade, porém, é mais frequente nelas (18%) do que neles (16%), segundo a Vigitel.

Recife (53,3%), Rio de Janeiro (52,4%) e São Paulo (52,1%) estão ligeiramente acima da média nacional de sobrepeso. O Distrito Federal está abaixo, com 46,6%. A situação se repete em relação à obesidade, com 19,5% no Rio, 17,*% em São Paulo, 17,7% no Recife e 14,3% no Distrito Federal.

Os dados também apontam que o peso relativo diminui com o aumento da escolaridade. Uma das explicações é que 45% da população com mais de 12 anos de estudo praticam atividade física contra só 21% daqueles com até oito anos de colégio.

CRESCIMENTO PARA OS LADOS
Sobrepeso 43% 51%

Obesidade 11% 17%

2006
2012

Fonte: Destak

OBS: Dados podem ter se modificado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GUARDA COMPARTILHADA

Terapeutas Comunitários, psicólogos e outros que trabalham no Tribunal de Justiça e/ou outro órgão Jurídico . . . Foi aprovado O projeto de Lei da Guarda Compartilhada. O motivo desta informação vir por aqui, é porque também trabalhamos com família e se faz importante que profissionais, assistentes sociais, advogados, PAIS E MÃES, tenham consciência do que representa esta lei e sobretudo, a importância da CONVIVÊNCIA dos filhos com ambos os Pais. Neste link http://fotojornalismo.fot.br/arquivo/details.php?image_id=2014&sessionid=e99a880ac6d8b09e41e0d77fc44a3b87 é possível baixar uma cartilha sobre o assunto. Para discussão detalhada sobre o assunto, sugiro as seguintes associações no Brasil: PAIS PARA SEMPRE: http://paisparasemprebrasil.org/ http://pais-para-sempre.blogspot.com/ PAI LEGAL http://www.pailegal.net Associação Pela Participação de Pais e Mães Separados na Vida dos Filhos: http://www.participais.com.br/ Associação de pais e Mães Separado...

UM DIA..

  QUE UM DIA... A vida que se apoia no futuro, nos ideiais, tira muito do alvo que é viver no presente. Nossa! Falar em viver o presente é quase como sair numa missão pelo mundo, tipo todos esses filmes fantásticos, em busca de um objeto valioso... Tanto se fala, pouco se sabe e experimenta. Mas a vida segue nos seus dias que ensinam para os atentos e desatentos (que somos). Cada vez mais creio que a maturidade é um estado de atenção capaz de permitir que cada um desfrute de sua existência de modo cada vez mais intuitivo, simples, leve, natural. E nesta trilha que seja possível um dia se divertir com o fato de ser alguém único. Quando ouço o canto dos pássaros, o barulho do vento balançando as folhas das árvores e tantas cores que chegam aos meus olhos, penso que os sons e imagens que vejo e ouço, falam da diversidade, da singularidade como uma Lei da Natureza... No caminhar da Humanidade parece ter sido uma das leis mais desrespeitadas, o que acaba por produzir muito sofrimento d...

PONTO FINAL?