Pular para o conteúdo principal

ANSIEDADE CAUSADA POR DISTÚRBIOS DO SISTEMA CARDIOVASCULAR: BREVE ESTUDO E FINALIZANDO O TEMA

ANSIEDADE CAUSADA POR DISTÚRBIOS DO SISTEMA CARDIOVASCULAR: BREVE ESTUDO E FINALIZANDO O TEMA
O prolapso da válvula mitral é uma enfermidade cardíaca que provoca episódios de palpitações, dores no peito, respiração ofegante e fadiga, semelhante aos ataques de ansiedade.

É uma patologia que costuma estar mais presente em pessoas com histórico de ansiedade excessiva e pânico do que na população em geral. Trata-se de um defeito moderado na válvula mitral localizada entre a cavidade superior e inferior no lado esquerdo do coração que por não fechar-se adequadamente, coloca o coração sob pressão; ou ele bate depressa demais ou de modo irregular.

De modo geral, o prolapso da válvula mitral é leve e não exige tratamento específico. Nos casos mais graves são usados medicamentos betabloqueadores. O betabloqueadores atuam diminuindo a pulsação e a contratilidade do coração. O estresse excessivo e o uso de estimulantes (como bebidas à base de cafeína) devem ser eliminados para evitar episódios de taquicardia. Uma alimentação rica em potássio, cálcio e magnésio ajudam a reduzir e regular a irritabilidade cardíaca.

Estas postagens têm como referência o livro Mentes ansiosas - Medo e ansiedade além dos limites da Dra. Ana Beatriz Barbosa.


Por mais que em alguns momentos possa parecer que você é "tomado" por terríveis sensações é sempre bom lembrar que o medo a ansiedade são reações impressas no DNA de todos nós, é um instinto que nos prepara para lutar ou fugir diante das situações, algo positivo e que nos livra de muitos perigos. Não dá para pensar numa vida sem medo e ansiedade. A questão é quando estas reações são além do normal e causam doenças, transtornos na vida, impedindo o fluir positivo da existência.

A finalidade destas postagens é dar maiores subsídios ao portador do transtorno de ansiedade de conhecer a si mesmo (corpo sempre ligado à mente, tudo "junto e misturado" no mundo ). Os sintomas não devem ser vistos como algo que "vem do nada", mas fruto de escolhas pessoais que têm sido feitas cabendo ao portador do transtorno buscar compreender o que acontece, cercar-se de ajuda..

Aproveitando este momento para homenagear Baden Powell e o seu violão que é uma escola tamanho o virtuosismo que ele nos legou e escolheu a beleza e a verdade no seu modo de viver, segue abaixo o a letra de Canto de Ossanha, uma das mais lindas e filosóficas canções do grupo de suas composições chamados Afro Sambas que representou a expressão de uma grande ligação de fé com as religiões afro brasileiras, no caso o candomblé.

Canto de Ossanha
(Baden Powell)



O homem que diz "dou" não dá
Porque quem dá mesmo não diz
O homem que diz "vou" não vai
Porque quando foi já não quis
O homem que diz "sou" não é
Porque quem é mesmo é "não sou"
O homem que diz "estou" não está
Porque ninguém está quando quer
Coitado do homem que cai
No canto de Ossanha, traidor
Coitado do homem que vai
Atrás de mandinga de amor

Vai, vai, vai, vai, não vou


Vai, vai, vai, vai, não vou
Vai, vai, vai, vai, não vou
Vai, vai, vai, vai, não vou
Que eu não sou ninguém de ir
Em conversa de esquecer
A tristeza de um amor que passou
Não, eu só vou se for pra ver
Uma estrela aparecer
Na manhã de um novo amor

Amigo sinhô

Saravá

Xangô me mandou lhe dizer

Se é canto de Ossanha, não vá

Que muito vai se arrepender

Pergunte pro seu Orixá

Amor só é bom se doer

Vai, vai, vai, vai amar
Vai, vai, vai, vai sofrer
Vai, vai, vai, vai chorar
Vai, vai, vai, vai dizer
Que eu não sou ninguém de ir
Em conversa de esquecer
A tristeza de um amor que passou
Não, eu só vou se for pra ver
Uma estrela aparecer
Na manhã de um novo amor

fonte canção: http://www.letras.com.br/#!vinicius-de-moraes/canto-de-ossanha

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UM DIA..

  QUE UM DIA... A vida que se apoia no futuro, nos ideiais, tira muito do alvo que é viver no presente. Nossa! Falar em viver o presente é quase como sair numa missão pelo mundo, tipo todos esses filmes fantásticos, em busca de um objeto valioso... Tanto se fala, pouco se sabe e experimenta. Mas a vida segue nos seus dias que ensinam para os atentos e desatentos (que somos). Cada vez mais creio que a maturidade é um estado de atenção capaz de permitir que cada um desfrute de sua existência de modo cada vez mais intuitivo, simples, leve, natural. E nesta trilha que seja possível um dia se divertir com o fato de ser alguém único. Quando ouço o canto dos pássaros, o barulho do vento balançando as folhas das árvores e tantas cores que chegam aos meus olhos, penso que os sons e imagens que vejo e ouço, falam da diversidade, da singularidade como uma Lei da Natureza... No caminhar da Humanidade parece ter sido uma das leis mais desrespeitadas, o que acaba por produzir muito sofrimento de to

GUARDA COMPARTILHADA

Terapeutas Comunitários, psicólogos e outros que trabalham no Tribunal de Justiça e/ou outro órgão Jurídico . . . Foi aprovado O projeto de Lei da Guarda Compartilhada. O motivo desta informação vir por aqui, é porque também trabalhamos com família e se faz importante que profissionais, assistentes sociais, advogados, PAIS E MÃES, tenham consciência do que representa esta lei e sobretudo, a importância da CONVIVÊNCIA dos filhos com ambos os Pais. Neste link http://fotojornalismo.fot.br/arquivo/details.php?image_id=2014&sessionid=e99a880ac6d8b09e41e0d77fc44a3b87 é possível baixar uma cartilha sobre o assunto. Para discussão detalhada sobre o assunto, sugiro as seguintes associações no Brasil: PAIS PARA SEMPRE: http://paisparasemprebrasil.org/ http://pais-para-sempre.blogspot.com/ PAI LEGAL http://www.pailegal.net Associação Pela Participação de Pais e Mães Separados na Vida dos Filhos: http://www.participais.com.br/ Associação de pais e Mães Separado

ERRAR E HUMANO, PERSISTIR NO ERRO É BURRICE!

  ERRAR E HUMANO, PERSISTIR NO ERRO É BURRICE ! Errar é humano e não tem quantidade, tem o momento que a pessoa compreende algo. Um processo de aprendizagem pode ter várias camadas, até mesmo a camada do pensar ter entendido o que ainda de fato não entendeu. Uma experiência pode ter muitos aspectos que vão sendo revelados na sua execução e talvez leve um tempo para compreender e executar com excelência. Uma criança que aprende a andar experimenta sem a "pressão de ser vista como" incompetente.  "Quebrar a cara" quantas vezes for necessário é uma liberdade desde sempre em posse de cada um. E é um exercício se permitir a liberdade de experimentar. Um exercício. Isto também se aplica no desenvolvimento de competências emocionais. O perfeccionismo é diferente de dar o seu melhor. Dar o seu melhor é diferente de perseguir de modo obsessivo o "controle pleno" da situação. Quase sempre a resposta a isso é frustração e desgaste. Sempre vai ter alguém pra botar def