ANSIEDADE CAUSADA POR PROBLEMAS HORMONAIS: BREVE ESTUDO

 


Menopausa

A menopausa é o fim do ciclo menstrual que costuma acontecer na maioria das mulheres entre 48 e 52 anos, período que se observa alterações hormonais. Ansiedade, oscilações de humor e fadiga são os sintomas mais comuns.

Os sintomas emocionais da menopausa são causados pelo desequilíbrio dos hormônios estrogênio e progesterona no início e depois pela presença dos mesmos em baixa quantidade no organismo. Estes sintomas aumentam quando a mulher está sob grande estresse emocional ou tem hábitos alimentares desfavoráveis como a ingestão excessiva de cafeína, álcool e açúcar, pelo sedentarismo, ou por um estilo de personalidade pouco flexível e dependente apresentado por algumas mulheres.

O tratamento envolve terapia de reposição hormonal, suplementos vitamínicos e minerais, administração do estresse e atividade física regular para uma maior estabilidade emocional e qualidade de vida. Talvez a presença de um psicólogo seja necessária se a menopausa representar para a mulher uma perda emocional muito significativa.

Comentários