JANEIRO BRANCO: MÊS DA SAÚDE MENTAL, SAÚDE MENTAL SEMPRE

Recebi este GIF via Whatsapp, espero que funcione na sua mídia
Falar de saúde mental é compreender que esta é, sem medo de ser audaciosa em minha posição, o território, o recurso natural, a tecnologia mais valiosa da existência que cabe ao ser humano explorar. Como ainda somos estrangeiros dentro de nós mesmos, apesar dos  importantes avanços que somos capazes de criar. 

As perspectivas de crescimento dos transtornos mentais e seus inegáveis danos à saúde e à produtividade por cada vez mais incapacitarem ao trabalho e ao desfrutar da vida, torna-se cada vez mais algo que não mais pode ser ignorado, daí a iniciativa de transformar o mês de Janeiro no mês da Saúde Mental -  JANEIRO BRANCO.

Em muitas ocasiões o PSICOLOGIA EM FOCO falou sobre o quanto se tornou insustentável manter a separação corpo e alma - O penso, logo existo de Descartes, somado a todos os pensadores que forjaram a estrutura e o funcionamento do Ocidente, tem se mostrado ineficaz ao longo dos anos para dar conta da comp…

ANSIEDADE CAUSADA POR PROBLEMAS HORMONAIS: BREVE ESTUDO

 


Menopausa

A menopausa é o fim do ciclo menstrual que costuma acontecer na maioria das mulheres entre 48 e 52 anos, período que se observa alterações hormonais. Ansiedade, oscilações de humor e fadiga são os sintomas mais comuns.

Os sintomas emocionais da menopausa são causados pelo desequilíbrio dos hormônios estrogênio e progesterona no início e depois pela presença dos mesmos em baixa quantidade no organismo. Estes sintomas aumentam quando a mulher está sob grande estresse emocional ou tem hábitos alimentares desfavoráveis como a ingestão excessiva de cafeína, álcool e açúcar, pelo sedentarismo, ou por um estilo de personalidade pouco flexível e dependente apresentado por algumas mulheres.

O tratamento envolve terapia de reposição hormonal, suplementos vitamínicos e minerais, administração do estresse e atividade física regular para uma maior estabilidade emocional e qualidade de vida. Talvez a presença de um psicólogo seja necessária se a menopausa representar para a mulher uma perda emocional muito significativa.

Comentários