Pular para o conteúdo principal

A CONSCIÊNCIA

A CONSCIÊNCIA


A natureza possui inúmeras formas que se transmutam o tempo todo. Nada permanece estático e tudo possui a qualidade intrínseca de transformar-se no seu oposto.

Com o ser humano não é diferente e esta lei pode ser utilizada em qualquer situação de nossa existência. Tristeza pode ser transmutada em alegria, pressa em relaxamento, ansiedade em serenidade, etc.

Mas, nossos sentimentos e humores só podem passar por uma transformação se estivermos permanentemente conscientes de sua existência. Se, a cada momento da vida, conseguirmos perceber as raízes de onde surgem nossas emoções, principalmente as negativas, certamente seremos capazes de promover a mudança para um estado diferente.

Mas não é preciso uma luta desesperada para obter este resultado.
A observação permanente de nosso próprio interior, e a firme decisão de querer mudar, já se constituem num passo fundamental para alcançar esse objetivo.

O importante é sabermos que nenhuma condição ruim precisa durar para sempre, e que todos somos merecedores de viver num estado de paz e felicidade.

Ao alcançarmos esta consciência, passaremos a procurar novas maneiras de lidar com as situações da vida, de modo a transformar aquelas que nos trazem sofrimento em oportunidades de libertação e crescimento interior.



"Bem-aventurança é o único critério para a vida. Se sua vida não é bem-aventurada, então saiba que você está se movendo erradamente. Sofrimento é o critério de estar errado, e bem-aventurança é o critério de estar certo - não há outro critério.

Não há necessidade de perguntar a mais ninguém. Você pode usar esse critério todo dia, na sua vida cotidiana. O critério é a bem-aventurança. É o mesmo critério de testar ouro esfregando-o em uma pedra: o ourives jogará fora o que quer que não seja puro e colocará o que é puro na sua loja. Continue checando, cada dia, utilizando o critério da bem-aventurança; veja o que é certo e o que é errado.

O que quer que esteja errado pode ser jogado fora, e o que quer que esteja certo começará a se acumular lentamente como um tesouro."

Osho, A Jornada Interior.

Postagens mais visitadas deste blog

PONTO FINAL?

COMEÇAR DE NOVO

COMEÇAR DE NOVO...

Um novo amor, se dar um tempo para organizar a alma antes de procurar alguém, começar de novo a luta por um sonho que fracassou, começar de novo a aprender algo novo, começar de novo mais segura (o) de si para experimentar e criar mais no mundo. Começar de novo sempre que a Vida, soberana Vida convidar...

DIA INTERNACIONAL DA MULHER: UM TEXTO FORTE

Quando o médico na sala de parto diz: é menina! Naquele instante se inicia todo um processo complexo do que é biológico, psicológico e socialmente do que é SER MULHER. Inegáveis conquistas obtivemos, mas é para pensar que além das disparidades salariais ainda presentes, a mulher também ainda é julgada pelo modo como se veste e se tem uma sexualidade mais livre. Para o homem ter muitas mulheres é ser "pegador, espada"; todos os palavrões, de alguma forma, colocam como inferior aquele "que recebe" o sexo do homem, condição original da mulher, como se isso fosse uma humilhação; o homem de cabelo grisalho é vinho - "quanto mais velho, melhor". O envelhecer na mulher ainda é algo que deve ser escondido, o corpo que precisa ser perfeito...

Que todas as mulheres tenham a liberdade de forjarem a si mesmas e não por seus pais ou seus homens. Feliz Dia Internacional da Mulher!! Por um dia em que não haja necessidade de comemorar o dia da mulher.
Regina Bomfim___…