Pular para o conteúdo principal

O ESCRITÓRIO NUNCA MAIS FOI O MESMO

 
O ESCRITÓRIO NUNCA MAIS FOI O MESMO


Por
Carlos Alberto Teixeira
Fonte: O Globo
 
Nos últimos 20 anos, muitas águas rolaram no mercado de equipamentos, gadgets e tecnologia para escritórios. Foram muitos sucessos e alguns fracassos. Por exemplo, a ideia de que com o computador o escritório se veria livre do papel provou ser falsa - nunca se imprimiu tanto como hoje, mesmo com as campanhas ecológicas mecanicamente anunciadas no rodapé das mensagens de e-mails de empresas. 

Outra falácia: o computador aceleraria brutalmente os processos de trabalho e daria às pessoas tempo livre como nunca sequer imaginariam que teriam. Sim, os processos ficaram mais rápidos, mas em geral, o funcionário só foi, cada vez mais assumindo diferentes tarefas.
 
AVANÇOS NO HARDWARE
Num ambiente de trabalho no início dos anos 1990, o arcaico telex já fora suplantado por máquinas de fac-simile, vulgo fax. Hoje, se uma empresa disser que só aceita proposta via fax, estará passando um claro atestado de que parou no tempo. Quanto ao computador de mesa, hoje temos laptops, netbooks, ultrabooks finíssimos, com dezenas ou centenas de vezes mais capacidades para processar e armazenar. E consumindo muito menos energia. Finos monitores LCD, plasma ou LED produzem imagens de alta qualidade. Também por menos.
 
As antigas impressoras conectadas a um ou outro desktop se transformaram em estações multifuncionais compartilhadas englobando as funções de copiadora e scanner, conectadas à rede interna e autenticando usuários via credenciais corporativas, para fins de alocação e centros de custo. Os telefones hoje são capazes de gravar lligações, oferecer serviços de sercretária eletrônica, de voz, chamadas em conferência e diversas outras funcionalidades.
 
Quanto às redes, elas estão cada vez mais wireless (sem fio). Essa transição se deu quase em sincronismo ao aparecimento de uma tendência tecnológica ainda mais impactante: a mobilidade. Primeiro via laptops. Depois via celulares, que não dão descanso nem a chefes nem a subordinados, permitindo que qualquer um seja encontrado em qualquer llugar, a qualquer hora. E o celular se tornaria mais inteligente, incorporando geolocalização por GPS.
 
Em seguida, com o surgimento de smartphones e tablets que se tornam cada vez mais poderosos, surgiu o fenômeno que hoje representa um pesadelo para as equipes de segurança digital corporativa: o "BYOD" (Bring Your Own Device = Traga Seu Próprio Dispositivo), em que funcionários trazem para o trabalho suas engenhocas particulares e, muitas vezes, querem integrar esses aparelhos aos processos de trabalho.

EVOLUÇÃO DO SOFTWARE
A evolução da engenharia de software permitiu o desenvolvimento de sistemas cada vez mais otimizados e sofisticadas - processadores de texto, planilhas eletrônicas etc. - que vêm promovendo melhoria no andamento dos trabalhos. E o que antes era uma rotina de trabalho individual, solitária e muitas vezes enfadonha, tornou-se mais colaborativa.
 
Mas a grande revolução se deu com as mídias sociais. Primeiro Twitter, depois Facebook, seguidos de seus similares e clones - e o mundo empresarial nunca mais foi o mesmo. Comunidades se formam em torno de produtos e serviços, tornando obrigatória a presença nessas mídias. Só há um preço a pagar: esses sites distraem os funcionários, gerando quedas importantes na produtividade. Sem gerenciamento, redes à vontade podem significar fracasso da empresa.
 
Na verdade, a internet acabou prejudicando em parte as empresas. Funcionários muitas vezes veem a produtividade desabar em função do tempo que passam navegando em sites não relacionados às suas funções.
 
Quanto ao expediente de serviços, se 20 anos atrás, o engajamento usual de um funcionário de escritório era uma jornada presencial de trabalho, hoje cada vez mais se fala em "home office", em que o empregado trabalha em casa, aproveitando regimes flexíveis de horário. Outro efeito positivo no processo de trabalho em escritório foi a adoção mais frequente das videoconferências.

Com a evolução tecnológica, a própria apresentação de dados passou a ser mais visual e menos escrita: Estudos apontam que o cérebro gasta 20% menos energia para absorver informações quando os dados são apresentados visualmente.

O TAMANHO DO ESCRITÓRIO
Hoje armazenar dados é mais fácil e barato. Porém, gera outro problema: como gerenciar tanta informação? Já veio a resposta para isso, felizmente já veio. Trata-se do "Big Data", um conjunto de técnicas que permite mnierar esses grandes bancos de dados extraindo deles informação sintética e relevante.
 
Segundo o especialista em ambientes de trabalho Herman Miller, nos EUA, escritórios privados permanecem desocupados 77% do tempo. Esses dados apontam para a necessidade de espaços menores: trabalhando-se "móvel", o escritório pode ser mais enxuto.
- Embora os designers só tenham começado a repensar os ambientes de trabalho há uns 15 anos, em função da evolução tecnológica e da globalização, levou mais de dez para que eles chegassem a soluções eficientes - diz Leigh Stringer, diretor de Inovação e Pesquisa da Hok (Hellmuth, Obta & Kassabaum), empresa de design, engenharia e planejamento - Agora, conversa-se muito mais sobre estratégia com clientes corporativos. Eles estão mais dependentes dos seus parceiros, são mais globais.

Postagens mais visitadas deste blog

UM DIA..

  QUE UM DIA... A vida que se apoia no futuro, nos ideiais, tira muito do alvo que é viver no presente. Nossa! Falar em viver o presente é quase como sair numa missão pelo mundo, tipo todos esses filmes fantásticos, em busca de um objeto valioso... Tanto se fala, pouco se sabe e experimenta. Mas a vida segue nos seus dias que ensinam para os atentos e desatentos (que somos). Cada vez mais creio que a maturidade é um estado de atenção capaz de permitir que cada um desfrute de sua existência de modo cada vez mais intuitivo, simples, leve, natural. E nesta trilha que seja possível um dia se divertir com o fato de ser alguém único. Quando ouço o canto dos pássaros, o barulho do vento balançando as folhas das árvores e tantas cores que chegam aos meus olhos, penso que os sons e imagens que vejo e ouço, falam da diversidade, da singularidade como uma Lei da Natureza... No caminhar da Humanidade parece ter sido uma das leis mais desrespeitadas, o que acaba por produzir muito sofrimento de to

GUARDA COMPARTILHADA

Terapeutas Comunitários, psicólogos e outros que trabalham no Tribunal de Justiça e/ou outro órgão Jurídico . . . Foi aprovado O projeto de Lei da Guarda Compartilhada. O motivo desta informação vir por aqui, é porque também trabalhamos com família e se faz importante que profissionais, assistentes sociais, advogados, PAIS E MÃES, tenham consciência do que representa esta lei e sobretudo, a importância da CONVIVÊNCIA dos filhos com ambos os Pais. Neste link http://fotojornalismo.fot.br/arquivo/details.php?image_id=2014&sessionid=e99a880ac6d8b09e41e0d77fc44a3b87 é possível baixar uma cartilha sobre o assunto. Para discussão detalhada sobre o assunto, sugiro as seguintes associações no Brasil: PAIS PARA SEMPRE: http://paisparasemprebrasil.org/ http://pais-para-sempre.blogspot.com/ PAI LEGAL http://www.pailegal.net Associação Pela Participação de Pais e Mães Separados na Vida dos Filhos: http://www.participais.com.br/ Associação de pais e Mães Separado

ERRAR E HUMANO, PERSISTIR NO ERRO É BURRICE!

  ERRAR E HUMANO, PERSISTIR NO ERRO É BURRICE ! Errar é humano e não tem quantidade, tem o momento que a pessoa compreende algo. Um processo de aprendizagem pode ter várias camadas, até mesmo a camada do pensar ter entendido o que ainda de fato não entendeu. Uma experiência pode ter muitos aspectos que vão sendo revelados na sua execução e talvez leve um tempo para compreender e executar com excelência. Uma criança que aprende a andar experimenta sem a "pressão de ser vista como" incompetente.  "Quebrar a cara" quantas vezes for necessário é uma liberdade desde sempre em posse de cada um. E é um exercício se permitir a liberdade de experimentar. Um exercício. Isto também se aplica no desenvolvimento de competências emocionais. O perfeccionismo é diferente de dar o seu melhor. Dar o seu melhor é diferente de perseguir de modo obsessivo o "controle pleno" da situação. Quase sempre a resposta a isso é frustração e desgaste. Sempre vai ter alguém pra botar def