EMPRESAS: Agência alerta quanto a qualidade na comunicação
A comunicação é o calcanhar de Aquiles de quase todas as empresas, diz Ana Guedes, sócia-diretora da Zelig Comunicação (treinamento@zeligcomunicação.com.br) especializada em comunicação interna. A observação dessa dificuldade no meio corporativo motivou a agência a criar o curso *"Capacitação de lideranças para a prática da comunicação de qualidade", carro-chefe do braço de Treinamentos, que será lançado nesta quinta, quando se comemora o Dia Mundial da Qualidade nas empresas, instituído em 1990 pela ONU.
- A qualidade está intimamente ligada à produtividade, aumento de lucro e satisfação do cliente. Mas ninguém é treinado para se comunicar com qualidade, e o pior erro é pressupor que a comunicação de uma empresa deveria ficar por conta de um departamento - diz Ana. Deve- se tirar da cabeça que a alta diretoria deva dar as diretrizes e os funcionários devam ter o papel de simples cumpridores de ordens. Esse modelo foi sepultado.
PARTICIPAÇÃO NOS PROCESSOS
Para a especialista, ninguém mais numa empresa quer ser apenas "receptor de mensagens"; todos querem participar do processo e para isso precisam receber informações do que se passa nas frentes operacionais. E como fazer esse fluxo de informações circular livremente? Capacitando as lideranças da empresa para uma comunicação profissional de qualidade, afirma Ana.
A receita, explica Ana é aparentemente óbvia: os líderes devem ouvir de verdade as pessoas da sua equipe e passar as informações adiante, devem tentar perceber se existe pressão excessiva que provoque desequilíbrio na relação do funcionário com a empresa e reconhecer no dia a dia o trabalho individual de cada um - por mais expressivos que sejam os resultados alcançados pelas equipes.
Por fim, devem manter todos informados sobre o que se passa na empresa, para que tenham matéria-prima para participar da definição do alcance das metas. Até porque , acentua Ana, vivemos a "era do trabalhador do conhecimento":
- É preciso se policiar para manter à distância os dois grandes inimigos da comunicação: a arrogância e a autossuficiência.
O X DA QUESTÃO
COMUNICAÇÃO: SABER REALMENTE OUVIR AS PESSOAS DA EQUIPE E PASSAR AS PERCEPÇÕES ADIANTE.
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EQUILÍBRIO: TENTAR PERCEBER SE EXISTE PRESSÃO QUE PROVOQUE DESEQUILÍBRIO NA RELAÇÃO DO FUNCIONÁRIO COM A EMPRESA.
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FEEDBACK: RECONHECER NO DIA A DIA O TRABALHO INDIVIDUAL DE CADA FUNCIONÁRIO, POR MAIS EVIDENTES QUE SEJAM OS RESULTADOS ALCANÇADOS PELAS EQUIPES.
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RÁDIO OFICIAL: MANTER TODOS INFORMADOS SOBRE O QUE SE PASSA INTERNAMENTE NA EMPRESA EVITANDO A "RÁDIO- CORREDOR".
Fonte: O Globo
* Este artigo é de novembro de 2013. Não sabemos se este curso ainda está acontecendo. Dia 14 de novembro é o dia Mundial da Qualidade. Caso haja interesse, fazer contato com a empresa. A escolha do texto foi pelo tema.
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