Pular para o conteúdo principal

RECONHECIMENTO É O QUE MOTIVA AS PESSOAS



Por Maira Amorim
Fonte: Boa Chance

Existem 1501 maneiras de premiar seus colaboradores. É o que garante o americano Bob Nelson, autor do livro que se chama, justamente "1501 maneiras de premiar seus colaboradores" (Ed. Sextante), no qual defende a ideia de que, mais do que um aumento de salário ou uma promoção, o que motiva as pessoas no trabalho é o reconhecimento. E o autor expõe várias ferramentas que podem ajudar a aumentar o engajamento e a motivação de funcionários - começando, por exemplo, com programas informais de agradecimento. Em conversa por e-mail com o Boa Chance, Nelson fala sobre os benefícios de reconhecer e agradecer e de políticas que incluem bônus financeiros.

Por que é importante reconhecer e premiar os funcionários?
Se você agradece ativamente a seus funcionários quando eles fazem um bom trabalho, você consegue que eles fiquem mais focados em fazer um trabalho cada vez melhor. Achar que apenas porque ele está sendo pago para trabalhar é suficiente para motivá-lo nunca fará com que um bom funcionário se esforce para fazer o melhor. Agradecimentos e reconhecimentos são ações pequenas e simples, mas que têm enorme impacto na motivação e engajamento do funcionário.

As empresas devem treinar CEOs e diretores para que eles aprendam como reconhecer os funcionários da melhor maneira?
É sempre bom se o comando de uma organização tem esse tipo de comportamento, mas definitivamente, não tem que começar por eles. Já trabalhei com mais de mil companhias e, ao mostrar para os gestores de qualquer nível hierárquico como a coisa pode funcionar, eles já podem botar esses princípios em prática e obter uma performance melhor de sua equipe. É um princípio que é muito contagioso e que consegue ser espalhado em toda organização partindo apenas de uma pessoa. Mas, eventualmente, para que seja criada uma verdadeira cultura de reconhecimento, a alta gerência vai ter que embarcar também.

Quais são os benefícios de premiar os funcionários com dinheiro? E os riscos?
Todo mundo quer e precisa de dinheiro:então esse é o maior benefício. O risco de se usar dinheiro para premiar alguém por uma performance é acabar treinando o funcionário para acreditar que essa é a única maneira pela qual ele pode ser reconhecido por ter feito um bom trabalho. Como consequência, se as pessoas não ganharem dinheiro, não se sentirão valorizadas, e mesmo aqueles que já receberam o bônus, vão sempre querer mais. Como há um limite do dinheiro que as empresas podem pagar até mesmo para os funcionários top, a empresa corre o risco de parecer que não está valorizando suas equipes. Especialmente hoje em dia, no mundo altamente high.tech e rápido no qual os ambientes de trabalho mudam constantemente, todo gestor deve expandir sua caixa de ferramentas e ter mais mecanismos para reconhecer um bom trabalho e as pessoas que fazem esse bom trabalho.

Em seu livro, há muitos exemplos de políticas de reconhecimento. Como uma empresa pode saber qual é a  melhor estratégia?
Começando do erro. Toda empresa pode monitorar seus funcionários e determinar quais são as coisas que elas mais valorizam e passar a fornecer essas coisas, individualmente ou em grupo, na medida em que forem atingindo os objetivos da organização. Recomendo que inicialmente, a empresa foque no comportamento de agradecer aos funcionários porque a minha pesquisa mostra que é isso que eles mais valorizam. Agradecimento associado a iniciativas como mais comunicação, espaço para dar ideias e desenvolvê-las, envolvimento nas decisões tomadas, apoio quando há algum erro ou falha e foco no aprendizado. E as empresas também podem, tomando como base esse comportamento, complementar o reconhecimento com presentes, folgas e celebrações, entre outras coisas.

O candidato deve procurar saber quais as políticas de reconhecimento da empresa ao aceitar uma oferta de emprego?
Isso certamente daria ao profissional uma ideia de como funciona a empresa, mas, inicalmente, todo candidato deveria focar propriamente no cargo e no trabalho. É responsabilidade da empresa e do gestor imediato reconhecer bons comprtamentos e boas performances quando ocorrem. É  comprovado que isso tem um grande impacto no trabalho e faz com que as pessoas queiram trabalhar por mais tempo naquele empresa. Estudos mostram que em qualquer empresa que tenha uma "cultura de reconhecimento", os funcionários tendem a ser 11 vezes mais comprometidos com seus empregos e com a missão da organização, as chances de ficarem mais tempo trabalhando nela aumentam sete vezes. Os princípios do reconhecimento realmente funcionam.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UM DIA..

  QUE UM DIA... A vida que se apoia no futuro, nos ideiais, tira muito do alvo que é viver no presente. Nossa! Falar em viver o presente é quase como sair numa missão pelo mundo, tipo todos esses filmes fantásticos, em busca de um objeto valioso... Tanto se fala, pouco se sabe e experimenta. Mas a vida segue nos seus dias que ensinam para os atentos e desatentos (que somos). Cada vez mais creio que a maturidade é um estado de atenção capaz de permitir que cada um desfrute de sua existência de modo cada vez mais intuitivo, simples, leve, natural. E nesta trilha que seja possível um dia se divertir com o fato de ser alguém único. Quando ouço o canto dos pássaros, o barulho do vento balançando as folhas das árvores e tantas cores que chegam aos meus olhos, penso que os sons e imagens que vejo e ouço, falam da diversidade, da singularidade como uma Lei da Natureza... No caminhar da Humanidade parece ter sido uma das leis mais desrespeitadas, o que acaba por produzir muito sofrimento de to

GUARDA COMPARTILHADA

Terapeutas Comunitários, psicólogos e outros que trabalham no Tribunal de Justiça e/ou outro órgão Jurídico . . . Foi aprovado O projeto de Lei da Guarda Compartilhada. O motivo desta informação vir por aqui, é porque também trabalhamos com família e se faz importante que profissionais, assistentes sociais, advogados, PAIS E MÃES, tenham consciência do que representa esta lei e sobretudo, a importância da CONVIVÊNCIA dos filhos com ambos os Pais. Neste link http://fotojornalismo.fot.br/arquivo/details.php?image_id=2014&sessionid=e99a880ac6d8b09e41e0d77fc44a3b87 é possível baixar uma cartilha sobre o assunto. Para discussão detalhada sobre o assunto, sugiro as seguintes associações no Brasil: PAIS PARA SEMPRE: http://paisparasemprebrasil.org/ http://pais-para-sempre.blogspot.com/ PAI LEGAL http://www.pailegal.net Associação Pela Participação de Pais e Mães Separados na Vida dos Filhos: http://www.participais.com.br/ Associação de pais e Mães Separado

ERRAR E HUMANO, PERSISTIR NO ERRO É BURRICE!

  ERRAR E HUMANO, PERSISTIR NO ERRO É BURRICE ! Errar é humano e não tem quantidade, tem o momento que a pessoa compreende algo. Um processo de aprendizagem pode ter várias camadas, até mesmo a camada do pensar ter entendido o que ainda de fato não entendeu. Uma experiência pode ter muitos aspectos que vão sendo revelados na sua execução e talvez leve um tempo para compreender e executar com excelência. Uma criança que aprende a andar experimenta sem a "pressão de ser vista como" incompetente.  "Quebrar a cara" quantas vezes for necessário é uma liberdade desde sempre em posse de cada um. E é um exercício se permitir a liberdade de experimentar. Um exercício. Isto também se aplica no desenvolvimento de competências emocionais. O perfeccionismo é diferente de dar o seu melhor. Dar o seu melhor é diferente de perseguir de modo obsessivo o "controle pleno" da situação. Quase sempre a resposta a isso é frustração e desgaste. Sempre vai ter alguém pra botar def