Por Maira Amorim
Fonte: Boa Chance
Existem 1501 maneiras de premiar seus colaboradores. É o que garante o americano Bob Nelson, autor do livro que se chama, justamente "1501 maneiras de premiar seus colaboradores" (Ed. Sextante), no qual defende a ideia de que, mais do que um aumento de salário ou uma promoção, o que motiva as pessoas no trabalho é o reconhecimento. E o autor expõe várias ferramentas que podem ajudar a aumentar o engajamento e a motivação de funcionários - começando, por exemplo, com programas informais de agradecimento. Em conversa por e-mail com o Boa Chance, Nelson fala sobre os benefícios de reconhecer e agradecer e de políticas que incluem bônus financeiros.
Por que é importante reconhecer e premiar os funcionários?
Se você agradece ativamente a seus funcionários quando eles fazem um bom trabalho, você consegue que eles fiquem mais focados em fazer um trabalho cada vez melhor. Achar que apenas porque ele está sendo pago para trabalhar é suficiente para motivá-lo nunca fará com que um bom funcionário se esforce para fazer o melhor. Agradecimentos e reconhecimentos são ações pequenas e simples, mas que têm enorme impacto na motivação e engajamento do funcionário.
As empresas devem treinar CEOs e diretores para que eles aprendam como reconhecer os funcionários da melhor maneira?
É sempre bom se o comando de uma organização tem esse tipo de comportamento, mas definitivamente, não tem que começar por eles. Já trabalhei com mais de mil companhias e, ao mostrar para os gestores de qualquer nível hierárquico como a coisa pode funcionar, eles já podem botar esses princípios em prática e obter uma performance melhor de sua equipe. É um princípio que é muito contagioso e que consegue ser espalhado em toda organização partindo apenas de uma pessoa. Mas, eventualmente, para que seja criada uma verdadeira cultura de reconhecimento, a alta gerência vai ter que embarcar também.
Quais são os benefícios de premiar os funcionários com dinheiro? E os riscos?
Todo mundo quer e precisa de dinheiro:então esse é o maior benefício. O risco de se usar dinheiro para premiar alguém por uma performance é acabar treinando o funcionário para acreditar que essa é a única maneira pela qual ele pode ser reconhecido por ter feito um bom trabalho. Como consequência, se as pessoas não ganharem dinheiro, não se sentirão valorizadas, e mesmo aqueles que já receberam o bônus, vão sempre querer mais. Como há um limite do dinheiro que as empresas podem pagar até mesmo para os funcionários top, a empresa corre o risco de parecer que não está valorizando suas equipes. Especialmente hoje em dia, no mundo altamente high.tech e rápido no qual os ambientes de trabalho mudam constantemente, todo gestor deve expandir sua caixa de ferramentas e ter mais mecanismos para reconhecer um bom trabalho e as pessoas que fazem esse bom trabalho.
Em seu livro, há muitos exemplos de políticas de reconhecimento. Como uma empresa pode saber qual é a melhor estratégia?
Começando do erro. Toda empresa pode monitorar seus funcionários e determinar quais são as coisas que elas mais valorizam e passar a fornecer essas coisas, individualmente ou em grupo, na medida em que forem atingindo os objetivos da organização. Recomendo que inicialmente, a empresa foque no comportamento de agradecer aos funcionários porque a minha pesquisa mostra que é isso que eles mais valorizam. Agradecimento associado a iniciativas como mais comunicação, espaço para dar ideias e desenvolvê-las, envolvimento nas decisões tomadas, apoio quando há algum erro ou falha e foco no aprendizado. E as empresas também podem, tomando como base esse comportamento, complementar o reconhecimento com presentes, folgas e celebrações, entre outras coisas.
O candidato deve procurar saber quais as políticas de reconhecimento da empresa ao aceitar uma oferta de emprego?
Isso certamente daria ao profissional uma ideia de como funciona a empresa, mas, inicalmente, todo candidato deveria focar propriamente no cargo e no trabalho. É responsabilidade da empresa e do gestor imediato reconhecer bons comprtamentos e boas performances quando ocorrem. É comprovado que isso tem um grande impacto no trabalho e faz com que as pessoas queiram trabalhar por mais tempo naquele empresa. Estudos mostram que em qualquer empresa que tenha uma "cultura de reconhecimento", os funcionários tendem a ser 11 vezes mais comprometidos com seus empregos e com a missão da organização, as chances de ficarem mais tempo trabalhando nela aumentam sete vezes. Os princípios do reconhecimento realmente funcionam.
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