Pular para o conteúdo principal

TREINAMENTO EM ALTA NAS EMPRESAS







Gestores de RH diversificam capacitações para qualificar colaboradores

Fonte: Boa Chance - ABRH

Conscientes da importância dos treinamentos para desenvolver colaboradores, as áreas de gestão de pessoas estão diversificando esse tipo de investimento. As qualificações são aplicadas por meio de palestras coaching, games, seminários, cursos, workshops e até à distância. O aquecimento do varejo, com a proximidade do fim do ano, impulsiona ainda mais a aplicação desses programas pelos gestores.


Diretora da Experiência Consultoria/GARr, Adriana Arieli, explica que com a fartura de informação e conteúdo nos dias de hoje, o grande desafio não é o saber em si, mas os aspectos comportamentais que geram esse conhecimento, o que requer trabalhos de capacitação diferenciados. Mas ela acredita que um bom programa de treinamento só promove os resultados esperados se existir uma liderança capaz de inspirar suas equipes.
- è importante também a quebra do paradigma em relação aos formatos de capacitação. Não basta mais ouvir ou estudar o que deve ser feito, mas promover uma reflexão estruturada para que as pessoas possam transcender o conhecimento e agregá-lo - alerta Adriana.

O crescimento na procura por treinamentos, assim como pelos programas de coaching, também é observado pela consultora Eliana Dutra. Ela alerta que investimentos nesse sentido devem ser constantes, pois sempre há ajustes a serem feitos, conforme se avança nos processos ou projetos. Os resultados, diz, são percebidos no momento em que o convívio entre os executivos melhora, os processos de trabalho fluem de maneira mais eficiente e eficaz, proporcionando, consequentemente, o alcance das metas.
- Tanto so setores de RH das empresas quantos os serviços terceirizados lidam com pessoas e não com números ou equações de lucro, logo os resultados não são imediatos. Contudo, é possível percebermos mudanças reais logo nos primeiros meses após as atividades - completa Eliana.





RESULTADOS PRÁTICOS

Foi o que aconteceu com o Bangu Shopping, que em 2013, ocupava a 20° posição entre os maiores shoppings do Rio e, este ano, após um processo de treinamento, conquistou a oitava colocação no ranking do Instituto Íbero- Brasileiro de Relacionamento com o Cliente (IBRC).
- Nossos treinamentos são semestrais. quase sempre temoms uma melhora expressiva nas primeiras semanas, mas os resultados aparecem mesmo a médio prazo - explica a supervisora do Serviço de Atendimento ao Cliente, Leila Santos.

Também focada no aprimoramento dos funcionários, a rede de lanchonetes Megamatte desenvolve o programa Atendimento de Alta Performance. O objetivo é promover o aprimoramento constante das atitudes nos atendimentos das unidades. a coordenadora de Recursos Humanos da rede, Kátia Souza, afirma que até o fim do ano, a empresa espera capacitar cerca de 250 funcionários
- Investimentos em novos formatos de capacitação e na reformulação do nosso Centro de Treinamento. Geralmente, os cursos são desenvolvidos e aplicados internamente, o que permite uma proximidade maior com a realidade da equipe - diz.





PALESTRAS

Um dos modelos mais usados em treinamentos, as palestras focadas na venda e em técnicas de varejo, é a estratégia do Via Parque Shopping para preparar melhor os lojistas. O trienamento tornou-se parte importante do planejamento de gestão de pessoas do shopping.
- temos plena consciência da importância de instruir nossa equipe sobre como fazer um bom atendimento. Os resultaods são positivos tanto para as lojas, quanto para o shopping - ressalta Daniele Homos, superintendente do Via Parque Shopping..

Já empresas com funcionários espalhados por várias cidades, optam por treinamentos à distância. É o caso da Ortobom, que desenvolveu recentemente um novo programa por meio de dois ambientes virtuais de aprendizagem. Os conteúdos são disponibilizados em vídeos de fácil compreensão e com experiências que todos já tiveram ou terão durante os atendimentos.

O programa permite ainda uma padronização das informações em todas as fábricas e franquias.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UM DIA..

  QUE UM DIA... A vida que se apoia no futuro, nos ideiais, tira muito do alvo que é viver no presente. Nossa! Falar em viver o presente é quase como sair numa missão pelo mundo, tipo todos esses filmes fantásticos, em busca de um objeto valioso... Tanto se fala, pouco se sabe e experimenta. Mas a vida segue nos seus dias que ensinam para os atentos e desatentos (que somos). Cada vez mais creio que a maturidade é um estado de atenção capaz de permitir que cada um desfrute de sua existência de modo cada vez mais intuitivo, simples, leve, natural. E nesta trilha que seja possível um dia se divertir com o fato de ser alguém único. Quando ouço o canto dos pássaros, o barulho do vento balançando as folhas das árvores e tantas cores que chegam aos meus olhos, penso que os sons e imagens que vejo e ouço, falam da diversidade, da singularidade como uma Lei da Natureza... No caminhar da Humanidade parece ter sido uma das leis mais desrespeitadas, o que acaba por produzir muito sofrimento de to

GUARDA COMPARTILHADA

Terapeutas Comunitários, psicólogos e outros que trabalham no Tribunal de Justiça e/ou outro órgão Jurídico . . . Foi aprovado O projeto de Lei da Guarda Compartilhada. O motivo desta informação vir por aqui, é porque também trabalhamos com família e se faz importante que profissionais, assistentes sociais, advogados, PAIS E MÃES, tenham consciência do que representa esta lei e sobretudo, a importância da CONVIVÊNCIA dos filhos com ambos os Pais. Neste link http://fotojornalismo.fot.br/arquivo/details.php?image_id=2014&sessionid=e99a880ac6d8b09e41e0d77fc44a3b87 é possível baixar uma cartilha sobre o assunto. Para discussão detalhada sobre o assunto, sugiro as seguintes associações no Brasil: PAIS PARA SEMPRE: http://paisparasemprebrasil.org/ http://pais-para-sempre.blogspot.com/ PAI LEGAL http://www.pailegal.net Associação Pela Participação de Pais e Mães Separados na Vida dos Filhos: http://www.participais.com.br/ Associação de pais e Mães Separado

ERRAR E HUMANO, PERSISTIR NO ERRO É BURRICE!

  ERRAR E HUMANO, PERSISTIR NO ERRO É BURRICE ! Errar é humano e não tem quantidade, tem o momento que a pessoa compreende algo. Um processo de aprendizagem pode ter várias camadas, até mesmo a camada do pensar ter entendido o que ainda de fato não entendeu. Uma experiência pode ter muitos aspectos que vão sendo revelados na sua execução e talvez leve um tempo para compreender e executar com excelência. Uma criança que aprende a andar experimenta sem a "pressão de ser vista como" incompetente.  "Quebrar a cara" quantas vezes for necessário é uma liberdade desde sempre em posse de cada um. E é um exercício se permitir a liberdade de experimentar. Um exercício. Isto também se aplica no desenvolvimento de competências emocionais. O perfeccionismo é diferente de dar o seu melhor. Dar o seu melhor é diferente de perseguir de modo obsessivo o "controle pleno" da situação. Quase sempre a resposta a isso é frustração e desgaste. Sempre vai ter alguém pra botar def