Gestores de RH diversificam capacitações para qualificar colaboradores
Fonte: Boa Chance - ABRH
Conscientes da importância dos treinamentos para desenvolver colaboradores, as áreas de gestão de pessoas estão diversificando esse tipo de investimento. As qualificações são aplicadas por meio de palestras coaching, games, seminários, cursos, workshops e até à distância. O aquecimento do varejo, com a proximidade do fim do ano, impulsiona ainda mais a aplicação desses programas pelos gestores.
Diretora da Experiência Consultoria/GARr, Adriana Arieli, explica que com a fartura de informação e conteúdo nos dias de hoje, o grande desafio não é o saber em si, mas os aspectos comportamentais que geram esse conhecimento, o que requer trabalhos de capacitação diferenciados. Mas ela acredita que um bom programa de treinamento só promove os resultados esperados se existir uma liderança capaz de inspirar suas equipes.
- è importante também a quebra do paradigma em relação aos formatos de capacitação. Não basta mais ouvir ou estudar o que deve ser feito, mas promover uma reflexão estruturada para que as pessoas possam transcender o conhecimento e agregá-lo - alerta Adriana.
O crescimento na procura por treinamentos, assim como pelos programas de coaching, também é observado pela consultora Eliana Dutra. Ela alerta que investimentos nesse sentido devem ser constantes, pois sempre há ajustes a serem feitos, conforme se avança nos processos ou projetos. Os resultados, diz, são percebidos no momento em que o convívio entre os executivos melhora, os processos de trabalho fluem de maneira mais eficiente e eficaz, proporcionando, consequentemente, o alcance das metas.
- Tanto so setores de RH das empresas quantos os serviços terceirizados lidam com pessoas e não com números ou equações de lucro, logo os resultados não são imediatos. Contudo, é possível percebermos mudanças reais logo nos primeiros meses após as atividades - completa Eliana.
RESULTADOS PRÁTICOS
Foi o que aconteceu com o Bangu Shopping, que em 2013, ocupava a 20° posição entre os maiores shoppings do Rio e, este ano, após um processo de treinamento, conquistou a oitava colocação no ranking do Instituto Íbero- Brasileiro de Relacionamento com o Cliente (IBRC).
- Nossos treinamentos são semestrais. quase sempre temoms uma melhora expressiva nas primeiras semanas, mas os resultados aparecem mesmo a médio prazo - explica a supervisora do Serviço de Atendimento ao Cliente, Leila Santos.
Também focada no aprimoramento dos funcionários, a rede de lanchonetes Megamatte desenvolve o programa Atendimento de Alta Performance. O objetivo é promover o aprimoramento constante das atitudes nos atendimentos das unidades. a coordenadora de Recursos Humanos da rede, Kátia Souza, afirma que até o fim do ano, a empresa espera capacitar cerca de 250 funcionários
- Investimentos em novos formatos de capacitação e na reformulação do nosso Centro de Treinamento. Geralmente, os cursos são desenvolvidos e aplicados internamente, o que permite uma proximidade maior com a realidade da equipe - diz.
PALESTRAS
Um dos modelos mais usados em treinamentos, as palestras focadas na venda e em técnicas de varejo, é a estratégia do Via Parque Shopping para preparar melhor os lojistas. O trienamento tornou-se parte importante do planejamento de gestão de pessoas do shopping.
- temos plena consciência da importância de instruir nossa equipe sobre como fazer um bom atendimento. Os resultaods são positivos tanto para as lojas, quanto para o shopping - ressalta Daniele Homos, superintendente do Via Parque Shopping..
Já empresas com funcionários espalhados por várias cidades, optam por treinamentos à distância. É o caso da Ortobom, que desenvolveu recentemente um novo programa por meio de dois ambientes virtuais de aprendizagem. Os conteúdos são disponibilizados em vídeos de fácil compreensão e com experiências que todos já tiveram ou terão durante os atendimentos.
O programa permite ainda uma padronização das informações em todas as fábricas e franquias.
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