Pular para o conteúdo principal

OUVIDORIA INTERNA E SUA IMPORTÂNCIA


Resultado de imagem para ouvidoria interna



Canal de comunicação é visto como importante ferramenta para estratégia de RH

Fonte: Boa Chance/ ABRRH-RJ=

Ouvir o que os funcionários têm a dizer pode evitar uma série de problemas para as organizações. Para entender o que faz um colaborador pedir demissão ou a razão da desmotivação de um determinado profissional, é necessário que se busque compreender e dar atenção ao que cada pessoa pensa. Na avaliação de gestores de RH, uma empresa que não considere a voz do colaborador dificilmente terá sucesso em estratégias de gestão de pessoas.


Por isso, empresas têm investido na figura da ouvidoria interna, um canal de comunicação que se propõe a estar aberto para ouvir o que os colaboradores pensam e que presta esclarecimentos sobre políticas e práticas de RH; realiza aconselhamentos; propõe soluções para questões profissionais e contribui para um melhor relacionamento entre gestores e subordinados.

Entretanto, o objetivo da ouvidoria fica prejudicado quando não há na empresa um claro entendimento sobre o papel da área. A diretora de RH da Chevron, Carla Uchoa, alerta que há casos onde os profissionais confundem a função com a de órgãos públicos para cidadãos ou empresas prestadoras de serviço para consumidores, levando colaboradores a usar este canal apenas para reclamações e reporte condutas não apropriadas.
- A ouvidoria pode, às vezes, ser pouco procurada para sua real função que é a de aconselhamento - observa.

Carla explica que a ouvidoria deve ser usada para esclarecimento de dúvidas sobre políticas e processos, e da forma como as mesmas foram aplicadas a um colaborador ou a um grupo especificamente. A área deve ser vista como um canal de comunicação complementar, que deve ser procurado quando outras ferramentas ou resolução de conflitos não consigam resolver a questão ou se o colaborador quer obter consultoria sobre como agir ou quais as ferramentas formais disponíveis na empresa para a resolução de uma determinada situação.
- O aconselhamento não elimina a busca por outras ferramentas oficiais da organização, como supervisor, o próprio RH, processos específicos para solução de conflitos disponíveis em várias empresas ou canais para reporte sobre suspeita de violação de leis - explica.

Ela revela que na Chevron há uma ouvidoria e outro canal chamado hotline - que é voltado para o reporte de violação de leis, fraudes políticas ou engajamento em ações que podem impactar negativamente a imagem da empresa ou a sua segurança e de seus colaboradores. Este segundo é um espaço de comunicação formal e pode conduzir a processos administrativos para investigar a veracidade das informações prestadas.

Quando um colaborador contata o ouvidor, nenhuma ação é formada sem a permissão do colaborador.
- No entanto incentivamos o uso de ferramentas comuns de gestão e disponíveis na empresa. Estimulamos a comunicação e a solução de conflitos entre os empregador e seus supervisores com o suporte de RH e ferramentas específicas antes de recorrerem - conta.

Entre as questões mais abordadas nas ouvidorias estão os conflitos com o supervisor, disputas relacionadas à avaliação de desempenho, promoção e pagamentos. É importante, ressalta a diretoria da Chevron, que o colaborador relate os fatos procurando fazer com que sejam compreendidas suas dúvidas e dificuldades para que a área possa realmente ajudar. Porém, é preciso que os funcionários tenham confiança no ouvidor. Para isso, é necessário que a empresa comunique constantemente o papel da ouvidoria e o que esperar deste serviço.
- Deve-se sempre reforçar as características mais importantes: ouvir, ser imparcial, manter a confidencialidade, não tolerar retaliação de espécie alguma e sugerir opções para a resolução de conflitos - completa Carla.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GUARDA COMPARTILHADA

Terapeutas Comunitários, psicólogos e outros que trabalham no Tribunal de Justiça e/ou outro órgão Jurídico . . . Foi aprovado O projeto de Lei da Guarda Compartilhada. O motivo desta informação vir por aqui, é porque também trabalhamos com família e se faz importante que profissionais, assistentes sociais, advogados, PAIS E MÃES, tenham consciência do que representa esta lei e sobretudo, a importância da CONVIVÊNCIA dos filhos com ambos os Pais. Neste link http://fotojornalismo.fot.br/arquivo/details.php?image_id=2014&sessionid=e99a880ac6d8b09e41e0d77fc44a3b87 é possível baixar uma cartilha sobre o assunto. Para discussão detalhada sobre o assunto, sugiro as seguintes associações no Brasil: PAIS PARA SEMPRE: http://paisparasemprebrasil.org/ http://pais-para-sempre.blogspot.com/ PAI LEGAL http://www.pailegal.net Associação Pela Participação de Pais e Mães Separados na Vida dos Filhos: http://www.participais.com.br/ Associação de pais e Mães Separado...

UM DIA..

  QUE UM DIA... A vida que se apoia no futuro, nos ideiais, tira muito do alvo que é viver no presente. Nossa! Falar em viver o presente é quase como sair numa missão pelo mundo, tipo todos esses filmes fantásticos, em busca de um objeto valioso... Tanto se fala, pouco se sabe e experimenta. Mas a vida segue nos seus dias que ensinam para os atentos e desatentos (que somos). Cada vez mais creio que a maturidade é um estado de atenção capaz de permitir que cada um desfrute de sua existência de modo cada vez mais intuitivo, simples, leve, natural. E nesta trilha que seja possível um dia se divertir com o fato de ser alguém único. Quando ouço o canto dos pássaros, o barulho do vento balançando as folhas das árvores e tantas cores que chegam aos meus olhos, penso que os sons e imagens que vejo e ouço, falam da diversidade, da singularidade como uma Lei da Natureza... No caminhar da Humanidade parece ter sido uma das leis mais desrespeitadas, o que acaba por produzir muito sofrimento d...

PONTO FINAL?