Pular para o conteúdo principal

BURN OUT: QUANDO O CORPO PEDE SOCORRO!




Resultado de imagem para burnout


Você fez um bom trabalho! Geralmente esta é uma das senhas para começar a estabelecer para si mesmo metas mais audaciosas em nome da superação pessoal. Perceber-se valorizado no trabalho pode gerar no indivíduo um sentimento de obrigação de corresponder sempre às expectativas, um modo de ganhar cada vez mais a confiança do chefe e da equipe.

Acontece que neste movimento, aliado a jornadas de trabalho muito pesadas, somado a pressões e cobranças externas e internas, a mente começa a falhar. Dores crônicas, taquicardia e até apagões mentais passam a acontecer e neste momento o indivíduo começa a desenvolver a chamada síndrome de burn out.

É uma roda viva que o indivíduo entra pela busca incessante de resultados, cumprimento de metas etc. Os prêmios e o respeito da equipe fazem que não se perceba os sinais de alerta do organismo reduzindo a rotina, procurando ajuda, e sim, vendo nestes sinais algo sem muita importância. O sujeito vende as férias ou tira apenas poucos dias, mas quando se ausenta não consegue "desligar" e nestes casos pode ocorrer depressão, ataques de ansiedade.

Diminuir o ritmo, admitir que algo está "errado", buscar tratamento é um desafio a ser vencido, Uma pesquisa feita pela sede brasileira da International Stress Manager com mil profissionais identificou que 72% dos entrevistados sofriam com estresse, sendo que 30% deles apresentavam burnout. Em primeiro lugar está o Japão e o Brasil vem em seguida. 

Tarefas corriqueiras como ler um e-mail vão ficando comprometidas pois é como  se houvesse a perda das funções cognitivas com lapsos de memória, dificuldade de compreensão, o que acaba gerando baixa produtividade. O tratamento envolve medicamentos contra a ansiedade (ansiolíticos) e antidepressivos.

A pessoa que se sente injustiçada e sem reconhecimento no trabalho também faz parte do grupo de risco que favorece o surgimento da síndrome.. A sobrecarga pela falta de equipamentos e  equipe reduzida levando à execução de tarefas além das responsabilidades do funcionário, também contribuem para o seu desenvolvimento. Sem falar no conflito de valores entre funcionário e empresa como um forte motivador - É o caso daquela pessoa que sabe  que o produto é ruim, mas precisa vendê-lo para garantir o salário.

Profissionais que possuem a tarefa de cuidadores como médicos e professores também têm sido afetados. São pessoas que tem como tarefa ajudar os outras, mas não conseguem cuidar de si mesmos . Jovens na faixa de 25 a 30 anos também já começam a apresentar alto nível de estresse crônico. Geralmente sofrem com muita cobrança e o desejo de abraçar o mundo..


Quem é responsável?

Resultado de imagem para burnoutUm trabalho de conscientização é importante para perceber a complexidade da síndrome que se não tratada pode levar a resultados irreversíveis causando forte impacto na produtividade e outros encargos relativos ao abandono do trabalho. Reconhecer os sinais e trabalhar rapidamente para evitá-los e uma iniciativa essencial. Equilibrar a vida pessoal com a profissional continua sendo a medida de prevenção mais importante. Boa alimentação, atividade física, bom sono, lazer se somam aos cuidados a serem tomados..

Afinal, de quem é a culpa? É pensar numa corresponsabilidade. Ter atenção com o perfeccionismo e as críticas internas. Fazer tudo correndo sem perguntar os prazos também precisa ser repensado. Não há também como não questionar a cultura das empresas.  É preciso questionar se vale à pena levar o funcionário à exaustão com horas extras pois pode custar muito caro substituí-lo

Embora o estresse já ganhou espaço de algum  modo  nas agendas das empresas há tempos a síndrome do burnout ainda não é tão conhecida e as áreas de RH devem disseminar estas informações, orientando sobre sintomas e tratamento.

Programas de qualidade de vida podem ser uma boa inciativa. Os profissionais devem pedir ajuda, negociando sua ausência do trabalho por uns dias, antecipando férias quando possível. É vital tratar este assunto com naturalidade, oferecendo auxílio necessário sem discriminar o profissional. Trabalhadores estressados gastam muito mais em saúde, o que causa prejuízo às empresas.

O burnout é um alerta de AVC, é o corpo  pedindo socorro. A atenção com os limites do corpo é um aprendizado que vai além das relações de trabalho.

Regina Bomfim

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UM DIA..

  QUE UM DIA... A vida que se apoia no futuro, nos ideiais, tira muito do alvo que é viver no presente. Nossa! Falar em viver o presente é quase como sair numa missão pelo mundo, tipo todos esses filmes fantásticos, em busca de um objeto valioso... Tanto se fala, pouco se sabe e experimenta. Mas a vida segue nos seus dias que ensinam para os atentos e desatentos (que somos). Cada vez mais creio que a maturidade é um estado de atenção capaz de permitir que cada um desfrute de sua existência de modo cada vez mais intuitivo, simples, leve, natural. E nesta trilha que seja possível um dia se divertir com o fato de ser alguém único. Quando ouço o canto dos pássaros, o barulho do vento balançando as folhas das árvores e tantas cores que chegam aos meus olhos, penso que os sons e imagens que vejo e ouço, falam da diversidade, da singularidade como uma Lei da Natureza... No caminhar da Humanidade parece ter sido uma das leis mais desrespeitadas, o que acaba por produzir muito sofrimento de to

GUARDA COMPARTILHADA

Terapeutas Comunitários, psicólogos e outros que trabalham no Tribunal de Justiça e/ou outro órgão Jurídico . . . Foi aprovado O projeto de Lei da Guarda Compartilhada. O motivo desta informação vir por aqui, é porque também trabalhamos com família e se faz importante que profissionais, assistentes sociais, advogados, PAIS E MÃES, tenham consciência do que representa esta lei e sobretudo, a importância da CONVIVÊNCIA dos filhos com ambos os Pais. Neste link http://fotojornalismo.fot.br/arquivo/details.php?image_id=2014&sessionid=e99a880ac6d8b09e41e0d77fc44a3b87 é possível baixar uma cartilha sobre o assunto. Para discussão detalhada sobre o assunto, sugiro as seguintes associações no Brasil: PAIS PARA SEMPRE: http://paisparasemprebrasil.org/ http://pais-para-sempre.blogspot.com/ PAI LEGAL http://www.pailegal.net Associação Pela Participação de Pais e Mães Separados na Vida dos Filhos: http://www.participais.com.br/ Associação de pais e Mães Separado

ERRAR E HUMANO, PERSISTIR NO ERRO É BURRICE!

  ERRAR E HUMANO, PERSISTIR NO ERRO É BURRICE ! Errar é humano e não tem quantidade, tem o momento que a pessoa compreende algo. Um processo de aprendizagem pode ter várias camadas, até mesmo a camada do pensar ter entendido o que ainda de fato não entendeu. Uma experiência pode ter muitos aspectos que vão sendo revelados na sua execução e talvez leve um tempo para compreender e executar com excelência. Uma criança que aprende a andar experimenta sem a "pressão de ser vista como" incompetente.  "Quebrar a cara" quantas vezes for necessário é uma liberdade desde sempre em posse de cada um. E é um exercício se permitir a liberdade de experimentar. Um exercício. Isto também se aplica no desenvolvimento de competências emocionais. O perfeccionismo é diferente de dar o seu melhor. Dar o seu melhor é diferente de perseguir de modo obsessivo o "controle pleno" da situação. Quase sempre a resposta a isso é frustração e desgaste. Sempre vai ter alguém pra botar def