Pular para o conteúdo principal

DEPRESSÃO E ANSIEDADE NO BRASIL




Os transtornos mentais já estão entre as principais causas de incapacitação no Brasil e no mundo

Regina Bomfim

No Brasil, assim como no mundo, houve um aumento da expectativa de vida, mas não significa viver bem. É o que mostra um conjunto de estudos da série "Fundo Global das Doenças" publicada na prestigiada revista médica "The Lancer". Segundo levantamento, transtornos mentais como depressão e ansiedade estão entre as principais condições de saúde não fatais que levam os brasileiros a conviverem com algum tipo de incapacitação. Estas doenças quase  não fazem distinção de faixa etária, com depressão e ansiedade já aparecendo, pasmem,  entre as crianças e jovens entre cinco e 14 anos como quarta e oitava cauSa de alguma impossibilidade, respectivamente, e se mantendo entre as dez mais até os 69 anos quando a ansiedade cai para 13ª posição nas pessoas com mais de 70.


Há uma redução na perda de saúde devido a doenças comunicáveis, como HIV Aids, malária, diarréia, pneumonia e sarampo mas também um grave aumento das doenças não comunicáveis especialmente diabetes, degeneração das articulações, uso de drogas e depressão. É o que diz Nicholas Kassebaum, professor de Métricas e Avaliação em Saúde (IHME) da Universidade de Washington, EUA, onde foi desenvolvida uma metologia para fazer cálculos e estimativas sobre diversos aspectos da saúde global. Estas tendências têm implicações maciças para os sistemas de saúde. Sem a prevenção e os tratamentos devidos, essas doenças não comunicáveis vão criar cada vez mais problemas nos próximos anos em vários países pela sua posição no ranking do índice de desenvolvimento sociodemográfico.

VIDA TOTAL VERSUS VIDA SAUDÁVEL

E nisso verifica-se um choque entre indicadores.  O IHME que mede a expectativa de vida  saudável de cada país num contraponto ao indicador comumente usado pelos institutos de estatística nacionais para medir a expectativa de vida total. Para medir a expectativa de vida para as mulheres nascidas em 2015 no Brasil é de 67,38 anos, mas de uma década inferior à expectativa de vida total calculada para elas, 78,21 anos. Para os homens nascidos no mesmo ano, a expectativa de vida saudável fica em 62,35 anos, cerca de oito anos a menos que a expectativa de vida total de 70,72 anos.

Ainda com base nas estimativas feitas pelo IHME em colaboração com mais de 1,8mil cientistas em aproximadamente 130 países, o Brasil teve quase 1,35 milhões de mortes em 2015 cujas causas foram doenças coronarianas, derrames, diabetes numa classificação bem parecida com a estatística global. Com isso é possível perceber que tanto no Brasil como no mundo, o investimento dos governos em termos de política pública em prevenção não tem sido eficiente e por consequência da população mundial, na prevenção e combate a fatores de risco que podem ser administrados e modificados, pois os estudos indicam que 70% das mortes continuam sendo relacionadas a eles. Segundo este levantamento, os brasileiros lideram na hipertensão, no nível de glicose de jejum alta, tabagismo, situação pré-diabética, sobrepeso ou obesidade, colesterol alto, excesso de consumo de sódio (sal) e álcool assim como dieta pobre em grãos integrais, sedentarismo e pouca atividade física.

Também a violência interpessoal tem um grande peso nas estatísticas nacionais. No ano passado, foram mais de 61 mil vítimas no Brasil, o maior número absoluto de mortes por ato violento por aproximação, excluindo países em guerra. Quando é calculado com base no número de habitantes (a cada 100 mil), há uma melhora nos números, mas nem tanto: ficou em 29,46 em 2015, o suficiente para colocar o país na 10ª posição, atrás de nações como Afeganistão (29,76), Colômbia (35,57), África do Sul (38,14), Venezuela (45,83) e o líder el Salvador com 60,29.

Em nível global os estudos apontam para um aumento na expectativa de vida média de homens e mulheres entre 1980 e 2015, período que passou de cerca de de 62 anos para quase 72 anos. Para os pesquisadores,  houve desigualdade nesta evolução entre os 195 países avaliados assim como em alguns indicadores que têm grande influência nestes resultados. A mortalidade de crianças com menos de cinco anos caiu mais da metade no mundo todo desde de 1990 resultado de esforços  principalmente me países como a África Subsaariana e do sul da Ásia onde é maior o problema. Por outro lado, os EUA vem tendo resultados piores no nível de desenvolvimento socioeconômico e mesmo regredindo em alguns pontos.


"O desenvolvimento guia, mas sozinho não determina a saúde" 
Christopher Murray, diretor do IHME


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UM DIA..

  QUE UM DIA... A vida que se apoia no futuro, nos ideiais, tira muito do alvo que é viver no presente. Nossa! Falar em viver o presente é quase como sair numa missão pelo mundo, tipo todos esses filmes fantásticos, em busca de um objeto valioso... Tanto se fala, pouco se sabe e experimenta. Mas a vida segue nos seus dias que ensinam para os atentos e desatentos (que somos). Cada vez mais creio que a maturidade é um estado de atenção capaz de permitir que cada um desfrute de sua existência de modo cada vez mais intuitivo, simples, leve, natural. E nesta trilha que seja possível um dia se divertir com o fato de ser alguém único. Quando ouço o canto dos pássaros, o barulho do vento balançando as folhas das árvores e tantas cores que chegam aos meus olhos, penso que os sons e imagens que vejo e ouço, falam da diversidade, da singularidade como uma Lei da Natureza... No caminhar da Humanidade parece ter sido uma das leis mais desrespeitadas, o que acaba por produzir muito sofrimento de to

GUARDA COMPARTILHADA

Terapeutas Comunitários, psicólogos e outros que trabalham no Tribunal de Justiça e/ou outro órgão Jurídico . . . Foi aprovado O projeto de Lei da Guarda Compartilhada. O motivo desta informação vir por aqui, é porque também trabalhamos com família e se faz importante que profissionais, assistentes sociais, advogados, PAIS E MÃES, tenham consciência do que representa esta lei e sobretudo, a importância da CONVIVÊNCIA dos filhos com ambos os Pais. Neste link http://fotojornalismo.fot.br/arquivo/details.php?image_id=2014&sessionid=e99a880ac6d8b09e41e0d77fc44a3b87 é possível baixar uma cartilha sobre o assunto. Para discussão detalhada sobre o assunto, sugiro as seguintes associações no Brasil: PAIS PARA SEMPRE: http://paisparasemprebrasil.org/ http://pais-para-sempre.blogspot.com/ PAI LEGAL http://www.pailegal.net Associação Pela Participação de Pais e Mães Separados na Vida dos Filhos: http://www.participais.com.br/ Associação de pais e Mães Separado

ERRAR E HUMANO, PERSISTIR NO ERRO É BURRICE!

  ERRAR E HUMANO, PERSISTIR NO ERRO É BURRICE ! Errar é humano e não tem quantidade, tem o momento que a pessoa compreende algo. Um processo de aprendizagem pode ter várias camadas, até mesmo a camada do pensar ter entendido o que ainda de fato não entendeu. Uma experiência pode ter muitos aspectos que vão sendo revelados na sua execução e talvez leve um tempo para compreender e executar com excelência. Uma criança que aprende a andar experimenta sem a "pressão de ser vista como" incompetente.  "Quebrar a cara" quantas vezes for necessário é uma liberdade desde sempre em posse de cada um. E é um exercício se permitir a liberdade de experimentar. Um exercício. Isto também se aplica no desenvolvimento de competências emocionais. O perfeccionismo é diferente de dar o seu melhor. Dar o seu melhor é diferente de perseguir de modo obsessivo o "controle pleno" da situação. Quase sempre a resposta a isso é frustração e desgaste. Sempre vai ter alguém pra botar def