Pular para o conteúdo principal

ESTRESSE, ANSIEDADE COMO LIDAR: PREVENÇÃO EM PSICOLOGIA


"O bem-estar e a saúde são uma obrigação; caso contrário, não poderíamos manter a nossa mente forte e clara".
-Buddha-

As doenças associadas ao estresse e a ansiedade continuam a aumentar em nossa sociedade. temos trazido este assunto com certa regularidade, mas importa não apenas denunciar, mas procurar apontar alguns caminhos. Ninguém gosta de se sentir estressado, os sintomas acompanhados são desagradáveis. Todavia, é importante lembrar que na perspectiva da psicologia, o estresse é saudável numa dose equilibrada porque nos sinaliza que nosso interior precisa de cuidados. Será que estamos atentos aos nossos "alarmes" internos? Deixamos pra lá? Será que sabemos identificá-los?
Em geral associamos o estresse a consequências prejudiciais à nossa saúde, mas como foi dito, não deixa de ter uma ação positiva se soubermos controlá-lo e utilizá-lo para nos beneficiar. É importante cuidarmos da nossa saúde emocional, independente de estarmos doentes ou não.

A psicologia pode ser preventiva e contribuir para a saúde integral do indivíduo no momento que haja uma disposição de se auto observar nos atos cotidianos. Somos muito mais capacitados a perceber as dores físicas,  mas não tanto as emocionais. De todas as grandes conquistas do ser humano, a alma continua sendo a última (e não menos importante) fronteira que ainda nos desafia.
Fazer este "caminho de volta" ao ser o que se é, é considerar que há aquilo que as pessoas disseram e aquilo que de fato cada um é​. Há um vasto número de possibilidades para aqueles que buscam: ter um diário, buscar o contato com a natureza através de caminhadas, trilhas, conhecer alimentos que influenciam o bem estar, meditação, leituras, as artes, as terapias especializadas, o cultivo da espiritualidade e tudo mais que seu coração sentir. Você merece este investimento. Investir em você. 
​Trago hoje também, ideias básicas da psicologia​ que podem ajudar a construir um novo olhar sobre as situações difíceis produzindo resultados mais positivos no seu dia a dia.

ESTRESSE, ALEGRIA, EMOÇÕES PARALELAS



1. Estresse e alegria, emoções paralelas
Com base em várias pesquisas científicas, os sintomas de bem estar e de estresse se assemelham. Nos dois casos, existe a dificuldade de respirar e o aumento dos batimentos cardíacos.​
​Sabendo deste dado, podemos ver a situação estressante como um aprendizado positivo que nos levará a ampliar nossas habilidades na solução de problemas, o que certamente nos fará mais preparados para desafios futuros. O desenvolvimento do autocontrole faz alcançar objetivos, como consequência, sentimos alegria e felicidade. É bom lembrar disso​ nos momentos estressantes quando há a perda de controle emocional. É um exercício, uma disposição para ir mudando aos poucos.

 COMO SE SENTIR SEGURO DE SI MESMO

Se sentir seguro e confiante é um dos elementos preciosos da nossa autoimagem que precisa de reforços com regularidade. Uma situação estressante é capaz de abalar nossa segurança, pois vêm à mente cenas dos momentos negativos que guardamos na memória porque não reservamos espaço para o que fizemos de bom.

​Também pode acontecer que a percepção que as pessoas ao nosso redor têm de nós  não ser apropriada. De fato, o amor pode interferir e com isso as pessoas, por outro lado, podem exagerar na avaliação da nossa capacidade. Este conjunto de forças que envolve o ambiente, leia-se pessoas do nosso relacionamento e a imagem que construímos de nós sempre será algo que, ao nos tornarmos adultos, teremos a liberdade de modificar para melhor, se assim desejarmos.​
O meu desejo é que seja qual modo que escolha, seja o tempo que for, coloque essa linda viagem no seu roteiro. O terreno pode ser repleto de pedras, mas sentir-se vencendo a si mesmo não tem preço. Você merece ser feliz!


Regina Bomfim






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GUARDA COMPARTILHADA

Terapeutas Comunitários, psicólogos e outros que trabalham no Tribunal de Justiça e/ou outro órgão Jurídico . . . Foi aprovado O projeto de Lei da Guarda Compartilhada. O motivo desta informação vir por aqui, é porque também trabalhamos com família e se faz importante que profissionais, assistentes sociais, advogados, PAIS E MÃES, tenham consciência do que representa esta lei e sobretudo, a importância da CONVIVÊNCIA dos filhos com ambos os Pais. Neste link http://fotojornalismo.fot.br/arquivo/details.php?image_id=2014&sessionid=e99a880ac6d8b09e41e0d77fc44a3b87 é possível baixar uma cartilha sobre o assunto. Para discussão detalhada sobre o assunto, sugiro as seguintes associações no Brasil: PAIS PARA SEMPRE: http://paisparasemprebrasil.org/ http://pais-para-sempre.blogspot.com/ PAI LEGAL http://www.pailegal.net Associação Pela Participação de Pais e Mães Separados na Vida dos Filhos: http://www.participais.com.br/ Associação de pais e Mães Separado...

UM DIA..

  QUE UM DIA... A vida que se apoia no futuro, nos ideiais, tira muito do alvo que é viver no presente. Nossa! Falar em viver o presente é quase como sair numa missão pelo mundo, tipo todos esses filmes fantásticos, em busca de um objeto valioso... Tanto se fala, pouco se sabe e experimenta. Mas a vida segue nos seus dias que ensinam para os atentos e desatentos (que somos). Cada vez mais creio que a maturidade é um estado de atenção capaz de permitir que cada um desfrute de sua existência de modo cada vez mais intuitivo, simples, leve, natural. E nesta trilha que seja possível um dia se divertir com o fato de ser alguém único. Quando ouço o canto dos pássaros, o barulho do vento balançando as folhas das árvores e tantas cores que chegam aos meus olhos, penso que os sons e imagens que vejo e ouço, falam da diversidade, da singularidade como uma Lei da Natureza... No caminhar da Humanidade parece ter sido uma das leis mais desrespeitadas, o que acaba por produzir muito sofrimento d...

PONTO FINAL?