JANEIRO BRANCO: MÊS DA SAÚDE MENTAL, SAÚDE MENTAL SEMPRE

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Falar de saúde mental é compreender que esta é, sem medo de ser audaciosa em minha posição, o território, o recurso natural, a tecnologia mais valiosa da existência que cabe ao ser humano explorar. Como ainda somos estrangeiros dentro de nós mesmos, apesar dos  importantes avanços que somos capazes de criar. 

As perspectivas de crescimento dos transtornos mentais e seus inegáveis danos à saúde e à produtividade por cada vez mais incapacitarem ao trabalho e ao desfrutar da vida, torna-se cada vez mais algo que não mais pode ser ignorado, daí a iniciativa de transformar o mês de Janeiro no mês da Saúde Mental -  JANEIRO BRANCO.

Em muitas ocasiões o PSICOLOGIA EM FOCO falou sobre o quanto se tornou insustentável manter a separação corpo e alma - O penso, logo existo de Descartes, somado a todos os pensadores que forjaram a estrutura e o funcionamento do Ocidente, tem se mostrado ineficaz ao longo dos anos para dar conta da comp…

DIFICULDADE DE MEMORIZAÇÃO: IH!






Faz parte do nosso tempo o excesso de informação​. Vivemos num mundo que pela diversidade de estímulos facilitam que nossa atenção se disperse e com isso, esquecer a matéria de estudo, a chave do carro ou, o que é mortal (rsrs), o celular em casa é algo que pode acontecer com qualquer um de nós, na juventude ou na vida adulta.

Segundo estudos em neurociênca, existem pessoas que já nascem com dificuldades de memorização, mas é possível criar estratégias para se lembrar do necessário nas tarefas de cada dia. A falta de atenção pode provocar a falta de memória, inclusive nos jovens por haver muitas distrações. Nossa memória se expande, é um fato atual, mas é preciso saber o que estamos guardando neste espaço. Saber reter dados, mas também saber esquecer aquilo que não é importante é um cuidado a ser observado.

Uma boa noite de sono é fundamental para uma boa memorização.

A Atividade Física que para ser eficiente precisa envolver força, como uma caminhada mais vigorosa ou muscculação. Estudos comprovam que apenas exercícios que utilizam força promovem o nascimento de novos neurônios. 

O cuidado com a alimentação também deve merecer atenção, pois tudo que é bom para o coração beneficia o cérebro. Alimentos ricos em vitaminas do complexo B como peixes, ovos, castanhas, sementes de linhaça, atum, salmão, nozes ajudam no processo de memorização. É bom evitar açúcar e gorduras ruins. 

Exercitar a mente é fundamental como prevenção de danos mais graves no futuro. Palavras cruzadas é muito bom, mas apenas exercitam a lógica. É preciso desafiar a mente a partir do pensamento, das percepções visuais e auditivas. Viajar, aprender um idioma, um instrumento musical, ler etc podem ver grandes estimulantes cerebrais. Se permitir aprender sempre algo novo é um modo de manter-se saudável e com boa memória. 

Para os estudos, quem precisa memorizar grandes conteúdos, a redundância é uma boa maneira de exercitar a memória. Faça com que a informação entre na memória de diversas maneiras. Para memorizar uma palavra podemos escrevê-la de tamanhos distintos, cores diferentes, utilizar o tato e a audição. Usar a criatividade nas estratégias de memória pode ser interessante.

Vamos voltar a este assunto numa próxima postagem.

Regina Bomfim

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