Pular para o conteúdo principal

DIFICULDADE DE MEMORIZAÇÃO: SABENDO UM POUCO MAIS QUANDO PODE SER GRAVE



Todos nós em algum momento, esquecemos algo importante como um aniversário, compromisso, o lugar que colocamos um objeto etc. Estes esquecimentos em jovens adultos são considerados naturais e não pedem maiores atenções. No processo de envelhecimento percebemos a diminuição gradativa de várias funções em todo nosso organismo, com uma dificuldade progressiva de armazenar informações. A este estado chamamos de PMAI - Prejuízo de Memória Associado a Idade, uma alteração que vamos perceber com o avançar dos anos, mas que não interfere nas atividades diárias e nem pode ser entendido como deficiência mental.
Problema contornável através de exercícios inseridos na rotina que estimulem a atenção, lista de afazeres, jogo de memória com associação de fatos, objetos, nomes e fotos, auxiliando no melhoramento progressivo da memória.

A memória envolve um conjunto de funções e regiões cerebrais. Para memorizar algo, há três etapas distintas:

  1.  A codificação da informação: não adianta decorar, é preciso compreender.
  2. Aramazenamento e codificação da informação. Nesta etapa, crenças podem ser prejudiciais, por exemplo, "física é chato", o que aumenta a dificuldade.
  3. Recuperação da informação, associando o cohecimento ao usa no dia a dia.

Tipos de memória:

Episódica: Registra momentos em nossa vida;

Processual: Aprendemos a dirigir e jamais esquecemos;

Visual: Marca lugares, rostos;

Topocinética: Resgistra a posição do corpo no espaço e guarda movimentos;

Semântica: Guarda palavras, raciocínios e o sentidos das coisas.


Alguns exercìcios que podem ser úteis para melhorar a memória


Habilidades Espacial: Orientar-se através de mapas em viagens. Tente formar imagens em sua mente ao ler livros ou ao ouvir uma música.

Habilidade numérica: Fazer contas de cabeça (!), conversão de valores em moeda de outro país nos itens do cotidiano. Tenha frase ou nomes de pessoas conhecidas para ajudar a gravar senhas e números de telefones. 

Habilidade Verbal: Escrever poemas ou pequenas histórias. Use o dicionário para consultar o significado das palavras. Leia livros clássicos e se dê a oportunidade de relacionar-se de um modo novo com o seu idioma.

Como as facilidades do nosso dia a dia através das tecnologias podem contribuir para diminuir o uso de certas memórias ao mesmo tempo que ao usar as mesmas também exige de nós o desenvolvimento de novas memórias. É uma questão interessante do nosso tempo...

Muitas causas podem provocar problemas de memória, o mais frequente é o estresse, pela produção de hormônios como cortisol e adrenalina - hormônios inimigos da memória., traumas psicológicos, depressão, ansiedade, uso excessivo de drogas e álcool, uso indevido de calmantes ou hipnóticos, problemas de ordem nutricional ou orgânicos. Bom saber que problemas de memória estão relacionados à alterações na visão e audição.

É uma condição progressiva e sua intensidade dependo do dano na região afetada. Os sintomas de perda de memória podem variar entre:
  • Se perder em lugares onde se está familiarizado;
  • Perguntar a mesma coisa muitas vezes;
  • Confusão sobre lugares, pessoas e tempos;
  • Incapacidade de lembrar de compromissos;
  • Dificuldade de encontrar a palavra certa para se comunicar;
  • Perder objetos importantes com muita regularidade tais como: celulares, carteira de documentos, chaves etc.
Os casos acima, acontecendo com frequência, exigindo a ajuda de terceiros, pedem uma maior preocupação, pois altera em muito a qualidade de vida da pessoa com o transtorno e aqueles que o rodeiam. Uma avaliação clínica e neuropsicológica são de grande importância para deteccção e condutas necessárias.

Regina Bomfim







Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PROBLEMAS RESOLVIDOS

Pode entrar e explorar à vontade!

A PRINCESA DA ÁGUA DA VIDA: UMA HISTÓRIA DA TRADIÇÃO SUFI

Homenageando todas as culturas de transmissão oral de conhecimento, que possamos desenvolver nossa imaginação, reencenando dentro de nós aqueles tempos longíquos ao redor da fogueira sob o céu estrelado ouvindo histórias. O encanto de ler ou ouvir uma história, suponho que atravessa todas as culturas. Para todos nós Príncipes e Princesas da Água da Vida que possamos não nos impressionar com as calamidades que nos acontecem e seguirmos os caminhos que nos competem. O blog PSICOLOGIA EM FOCO deseja um Natal de muita Paz e um 2017 que sejamos vigorosos e incansáveis frente ao que o novo ano nos traz e assim colhermos as alegrias do caminhho que certamente nos estão reservadas! Espero que gostem...

ENSINAR EXIGE HUMILDADE, TOLERÂNCIA E LUTA EM DEFESA DOS DIREITOS DOS EDUCADORES

  Por Paulo Freire Fonte: FREIRE, Paulo - Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa, Editora Paz e Terra, 1996.   S e há algo que os educandos brasileiros precisam saber, desde a mais tenra idade, é que a luta em favor do respeito aos educadores e à educação inclui que a briga por salários menos imorais é um dever irrecusável e não só um direito deles. A luta dos professores em defesa de seus direitos e de sua dignidade dev ser entendida como um momento importante de sua prática docente, enquanto prática ética. Não é algo que vem de fora da atividade  docente, mas algo que dela faz parte. O combate em favor da dignidade da prática docente é tão parte dela mesma quanto dela faz parte o respeito que o professor deve ter à identidade do educando, à sua pessoa, a seu direito de ser. Um dos piores males que o poder público vem fazendo a nós, no Brasil, historicamente, desde que a sociedade brasileira foi criada, é o de fazer muito...