Já passou pela sua cabeça a quantidade de palavras-chave que
existem no seu currículo? Com as novas tecnologias empregadas, isto acaba sendo
determinante para a sua entrada num processo de seleção. Os recrutadores,
através de uma combinação de expressões, fazem buscas em um banco de talentos e
chegam ao candidato desejado.
Ao expor em sua página inicial os termos em alta, o site
americano Career Builder deixa isso bem claro e quem está em busca de uma vaga
ao acessar o site logo vê em sua página inicial as palavras que, digamos, estão
em evidência num certo período.
No Brasil, este recurso já é usado por várias empresas nos
processos seletivos. Este tipo de busca não leva em conta quem se define como
aquele que “gosta de trabalhar em equipe”, “bom comunicador”ou “resiliente” etc. A
procura se dá com base nos termos ligados ao setor envolvido. Cuidar da
ortografia é sempre recomendado, ainda
mais nestes casos, pois uma digitação errada pode fazer com que o cadastro não
fique visível distanciando o candidato da chance de participar de seleções.
Os erros de digitação são muito frequentes assim como não
expor de forma clara os conhecimentos anteriores, podem do mesmo modo distanciar
o indivíduo de um possível processo seletivo. As experiências devem ser
comprovadas e expressas em detalhes. Não é mais usado apenas mencionar a
empresa e o cargo anterior.
As especificações por nicho são critérios sempre presentes,
mas as demandas do mercado podem fazer com que certos termos fiquem mais em destaque.
Estudar seus ramos para conhecer os “chavões” e saber o que
está em alta, faz parte agora, do “dever de casa” do profissional contemporâneo
frente às novas tecnologias. Ao procurar vagas, ter esta atenção com os termos
que se repetem pode ser útil.
A consultora de carreira da Lee Hecht Harrison, Cristina
Fortes em entrevista para o Boa Chance,
por sua vez, lembra que para algumas atribuições há expressões similares para
uma mesma função. É o caso da área de recursos humanos, em que “talento” e
“capital humano” podem ser usados para o mesmo fim.
-Quando isso acontece, o ideial é que a pessoa tente
encaixar estes diferentes termos ao longo do currículo para aumentar ainda mais
as chances de ser capturado em uma busca por palavras-chave - avisa ela.
Empresas também utilizam as buscas por palavras-chave para
saber mais sobre um conhecimento ou uma competência específica. Usar os termos
específicos de sua área e também suas variantes é importante. Ao usar siglas,
colocar seu significado, o que demonstra ao recrutador que o candidato está
seguro de sua experiência.
Estar visível nos mecanismos de pesquisa e participar de
mais processos seletivos, como consequência é uma observação a mais ao fazer um
currículo hoje em dia com a tecnologia, mas nada substitui a sinceridade, mãe
da coerência. Usar palavras-chaves como um “jogo” para alcançar seus objetivos
pode ser algo não positivo para a imagem do candidato, pois as informações sempre são checadas pelo recrutador.
Regina Bomfim
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