Pular para o conteúdo principal

SOBRE MOMENTOS


Fiquei procurando, mas será que ouvir Miles Davis precisa de desculpa? Ter uma música para servir de moldura a um tema. Sempre foi o modo como a música esteve presente no blog. Sinto que isso é bom por acreditar que a música joga o psiquismo em dimensões que o verbal talvez não alcance. Há muitos estudos sobre a capacidade da música em produzir bem estar. Existem músicos que na minha opinião conseguem ir além da execução com excelência  e produzem experiências sensoriais múltiplas. Isto é fantástico, provando que há diálogo mesmo não existindo palavras.

 Falar sobre Miles Davis é evocar a genialidade, esta força humana de "onde tudo era contra" e floresceu, a capacidade de renascer e se abrir ao novo sendo inventivo apesar de saber que não mais tinha o fôlego de outrora. Há tantos exemplos assim no mundo entre os famosos, anônimos e se lembrarmos, vamos encontrar tais exemplos em nós mesmos em alguma ocorrência da vida. 

Algo que nos faz lembrar, pelos exemplos notáveis que nada mais são do que lembretes das potências que já dormem em nós e apenas contam com a nossa vontade e sensibilidade para desabrochar. E algumas vezes para desabrochar é preciso atravessar desertos, pisar em espinhos que deixam marcas às vezes dolorosas, cometer erros, ousar ser ridículo, gozar, se divertir, rir muito, cair mil vezes e levantar o quanto precisar. 

Sei lá, ouvir Miles Davis é apenas se deixar envolver por um momento... E o que não é a vida senão momentos? Aprendo. 

Regina Bomfim

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PROBLEMAS RESOLVIDOS

Pode entrar e explorar à vontade!

A PRINCESA DA ÁGUA DA VIDA: UMA HISTÓRIA DA TRADIÇÃO SUFI

Homenageando todas as culturas de transmissão oral de conhecimento, que possamos desenvolver nossa imaginação, reencenando dentro de nós aqueles tempos longíquos ao redor da fogueira sob o céu estrelado ouvindo histórias. O encanto de ler ou ouvir uma história, suponho que atravessa todas as culturas. Para todos nós Príncipes e Princesas da Água da Vida que possamos não nos impressionar com as calamidades que nos acontecem e seguirmos os caminhos que nos competem. O blog PSICOLOGIA EM FOCO deseja um Natal de muita Paz e um 2017 que sejamos vigorosos e incansáveis frente ao que o novo ano nos traz e assim colhermos as alegrias do caminhho que certamente nos estão reservadas! Espero que gostem...

ENSINAR EXIGE HUMILDADE, TOLERÂNCIA E LUTA EM DEFESA DOS DIREITOS DOS EDUCADORES

  Por Paulo Freire Fonte: FREIRE, Paulo - Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa, Editora Paz e Terra, 1996.   S e há algo que os educandos brasileiros precisam saber, desde a mais tenra idade, é que a luta em favor do respeito aos educadores e à educação inclui que a briga por salários menos imorais é um dever irrecusável e não só um direito deles. A luta dos professores em defesa de seus direitos e de sua dignidade dev ser entendida como um momento importante de sua prática docente, enquanto prática ética. Não é algo que vem de fora da atividade  docente, mas algo que dela faz parte. O combate em favor da dignidade da prática docente é tão parte dela mesma quanto dela faz parte o respeito que o professor deve ter à identidade do educando, à sua pessoa, a seu direito de ser. Um dos piores males que o poder público vem fazendo a nós, no Brasil, historicamente, desde que a sociedade brasileira foi criada, é o de fazer muito...