Pular para o conteúdo principal

SOBRE O QUE NOS ESCAPA NO COTIDIANO: DA ARTE E O LOUVOR À VIDA



Recentemente tenho deixado os temas para o blog "me escolherem", que as ocorrências diárias me apontem o caminho. O exercício (árduo) de estar de olhos mais abertos, tem me ensinado sobre a importância de viver o presente.

É comum a pressa e ser atropelado pelas tarefas diárias. Assim também nascem os hábitos. Não é o caso de dar dicas, nem tampouco fazer listas de hábitos ruins que devem ser eliminados. Procurar ser consciente dos hábitos e das intenções que o alimentam é uma prática que não envolve fórmulas. E isso vai do que cada um acha importante para si. 

Ter água na torneira, poder contar com esta certeza no dia a dia é um tipo de hábito.  Nisso vai tudo aquilo que fazemos na nossa rotina que precisa de água e estas ações dão corpo a tudo de concreto que precisamos organizar, preparar para dar início às nossas atividades.

Há alguns dias faltou água em casa. Mais ou menos sabia da necessidade de atenção ao fato, pois no noticiário foi falado de uma manutenção preventiva do sistema de abastecimento água na minha cidade, mas não  ouvi meu bairro ser mencionado, então relaxei. Só que aconteceu no meu bairro e o prédio estabeleceu um racionamento cujos horários determinados não puderam ser cumpridos, pois a reserva estava mais baixa do que o esperado, o que alterou muito a rotina das tarefas em geral.

Foram 24h complicadas, se é que você leitor (a) que também desfruta da certeza diária de água na torneira pode me entender, imagine em regiões da cidade, estados e países em que muitas pessoas não têm água?

Um hábito se rompe por questionarmos a sua utilidade ou se algo com que contávamos sempre deixa de acontecer. Quando a água chegou, silenciosamente agradeci ao Universo a lição de pelo menos nas quase 24h ter podido prestar atenção ao que automaticamente faço no meu dia a dia.

 Fica o apelo do cuidado com a Água, Água presente em 70% de nossa configuração física total, em boa parte do planeta, Água com seus fluxos, ciclos e mutações - como nós somos, fluxo, ciclos e mutações.  Água de tantas lições como a paciência, a perseverança, a flexibilidade...

Por mais amor à Mestra Água e à Mestra Natureza, pois somos parte dela e mais dependentes do que pensamos, mesmo do "alto" de toda nossa civilização.

Dentro da mitologia africana, quando todos os Orixás (forças da natureza) masculinos se reuniram para a criação do mundo, não convidaram Oxum, a deusa mãe das águas doces. Oxum riu. Vaidosa, sábia e consciente do seu valor, retirou da Terra toda a água deixando um rastro de ruína e tristeza. Daí os Orixás masculinos viram que sem Água não há vida. e assim, Oxum foi a única mulher que participou da criação do mundo.

Deixe o seu comentário aqui no blog se gostou de texto! Compartilhe!
Regina Bomfim 

Comentários

  1. Que texto!!!!! De um ponto do cotidiano à mitologia africana. Tudo ligado.
    Infelizmente somos -ainda- muito arrogantes do "alto" da nossa civilização...
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por sua visita! A água, a natureza e o feminino são arquétipos importantes e poderosos que precisam se admitidos na mentalidade do Ocidente.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

UM DIA..

  QUE UM DIA... A vida que se apoia no futuro, nos ideiais, tira muito do alvo que é viver no presente. Nossa! Falar em viver o presente é quase como sair numa missão pelo mundo, tipo todos esses filmes fantásticos, em busca de um objeto valioso... Tanto se fala, pouco se sabe e experimenta. Mas a vida segue nos seus dias que ensinam para os atentos e desatentos (que somos). Cada vez mais creio que a maturidade é um estado de atenção capaz de permitir que cada um desfrute de sua existência de modo cada vez mais intuitivo, simples, leve, natural. E nesta trilha que seja possível um dia se divertir com o fato de ser alguém único. Quando ouço o canto dos pássaros, o barulho do vento balançando as folhas das árvores e tantas cores que chegam aos meus olhos, penso que os sons e imagens que vejo e ouço, falam da diversidade, da singularidade como uma Lei da Natureza... No caminhar da Humanidade parece ter sido uma das leis mais desrespeitadas, o que acaba por produzir muito sofrimento de to

GUARDA COMPARTILHADA

Terapeutas Comunitários, psicólogos e outros que trabalham no Tribunal de Justiça e/ou outro órgão Jurídico . . . Foi aprovado O projeto de Lei da Guarda Compartilhada. O motivo desta informação vir por aqui, é porque também trabalhamos com família e se faz importante que profissionais, assistentes sociais, advogados, PAIS E MÃES, tenham consciência do que representa esta lei e sobretudo, a importância da CONVIVÊNCIA dos filhos com ambos os Pais. Neste link http://fotojornalismo.fot.br/arquivo/details.php?image_id=2014&sessionid=e99a880ac6d8b09e41e0d77fc44a3b87 é possível baixar uma cartilha sobre o assunto. Para discussão detalhada sobre o assunto, sugiro as seguintes associações no Brasil: PAIS PARA SEMPRE: http://paisparasemprebrasil.org/ http://pais-para-sempre.blogspot.com/ PAI LEGAL http://www.pailegal.net Associação Pela Participação de Pais e Mães Separados na Vida dos Filhos: http://www.participais.com.br/ Associação de pais e Mães Separado

ERRAR E HUMANO, PERSISTIR NO ERRO É BURRICE!

  ERRAR E HUMANO, PERSISTIR NO ERRO É BURRICE ! Errar é humano e não tem quantidade, tem o momento que a pessoa compreende algo. Um processo de aprendizagem pode ter várias camadas, até mesmo a camada do pensar ter entendido o que ainda de fato não entendeu. Uma experiência pode ter muitos aspectos que vão sendo revelados na sua execução e talvez leve um tempo para compreender e executar com excelência. Uma criança que aprende a andar experimenta sem a "pressão de ser vista como" incompetente.  "Quebrar a cara" quantas vezes for necessário é uma liberdade desde sempre em posse de cada um. E é um exercício se permitir a liberdade de experimentar. Um exercício. Isto também se aplica no desenvolvimento de competências emocionais. O perfeccionismo é diferente de dar o seu melhor. Dar o seu melhor é diferente de perseguir de modo obsessivo o "controle pleno" da situação. Quase sempre a resposta a isso é frustração e desgaste. Sempre vai ter alguém pra botar def