Pular para o conteúdo principal

COM TODO RESPEITO: SOBRE M... E MARAVILHAS

Photo by Amaury Salas on Unsplash

Neste caminho de andar por aí, ver coisas, ouvir mais um tanto e me olhar também, neste movimento de denúncias, li no jornal uma matéria sobre qual deve ser a conduta do admirador do trabalho de um artista que descobre coisas ruins que ele (ela) fez (faz). Deve--se renegar o seu legado por sua atitude condenável ou continuar admirando sua produção compreendendo a sua humanidade?

Em tempos de pensamentos e discussões tão polarizadas, do quanto tem sido um desafio apresentar uma tese, suportar a antítese e elaborar ou não a síntese sem que isso não cause desgastes, polêmicas decaindo em ofensas pessoais. Debater, conversar com equilíbrio e lucidez, encontrar um meio tom entre o preto e o branco (e todas as cores) é um exercício árduo. Porque consideramos muitas vezes que defendaer uma ideia é defender a integridade de si mesmo. Isso pode acontecer com qualquer um de nós. Respirar fundo antes de agir é uma arte, pois envolve autoconhecimento para perceber que uma ideia é apenas uma ideia.

As redes trouxeram a possibilidade de vozes surgirem mais democraticamente do que nunca na história. Antes estes lugares de fala era dos especialistas, antes muitas irregularidades ficavam seguras e felizes de que assim permaneceriam e que a impunidade era tendência natural. Hoje muita coisa vem à tona, isso é caótico, mas no fundo também é lindo!

A frase do escritor e biógrafo Rui Castro diz:

“Com todo respeito, é possível, sim, fazer merda e fazer grandes maravilhas”


Regina Bomfim

Gratidão pela visita. Comente, compartilhe. Se desejar, inscreva-se no Feed de notícias para receber no e-mail os posts na página inicial acima.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PONTO FINAL?

COMEÇAR DE NOVO

COMEÇAR DE NOVO...

Um novo amor, se dar um tempo para organizar a alma antes de procurar alguém, começar de novo a luta por um sonho que fracassou, começar de novo a aprender algo novo, começar de novo mais segura (o) de si para experimentar e criar mais no mundo. Começar de novo sempre que a Vida, soberana Vida convidar...

DIA INTERNACIONAL DA MULHER: UM TEXTO FORTE

Quando o médico na sala de parto diz: é menina! Naquele instante se inicia todo um processo complexo do que é biológico, psicológico e socialmente do que é SER MULHER. Inegáveis conquistas obtivemos, mas é para pensar que além das disparidades salariais ainda presentes, a mulher também ainda é julgada pelo modo como se veste e se tem uma sexualidade mais livre. Para o homem ter muitas mulheres é ser "pegador, espada"; todos os palavrões, de alguma forma, colocam como inferior aquele "que recebe" o sexo do homem, condição original da mulher, como se isso fosse uma humilhação; o homem de cabelo grisalho é vinho - "quanto mais velho, melhor". O envelhecer na mulher ainda é algo que deve ser escondido, o corpo que precisa ser perfeito...

Que todas as mulheres tenham a liberdade de forjarem a si mesmas e não por seus pais ou seus homens. Feliz Dia Internacional da Mulher!! Por um dia em que não haja necessidade de comemorar o dia da mulher.
Regina Bomfim___…